Três Tambores & Seis Balizas

Da pecuária aos Três Tambores: conheça a história do Rancho Palomita

Lucimar Luizari Vieira Bueno e Ciro Alfredo Vieira de Camargo Bueno transformaram o amor e o pique da filha caçula, Maria Fernanda, em uma propriedade localizada em Presidente Prudente/SP

Oriundos de famílias pecuaristas, os cavalos sempre fizeram parte da vida do casal Lucimar Luizari Bueno e Ciro Bueno. Porém, somente depois do nascimento da filha caçula, Maria Fernanda, que o amor e o interesse pelos cavalos ficou maior e se transformou no Rancho Palomita.

“Ela sempre foi uma criança agitada e só tínhamos tranquilidade quando ela tinha seus cavalos para cansar”, brinca a mãe. Assim, a família realizou um antigo sonho e montamos o Rancho Palomita, uma pequena propriedade localizada em Presidente Prudente/SP.

Atualmente, o rancho passa por reformas nos piquetes e na plantação. Mesmo assim, já possui uma estrutura de ponta. Com 20 baias, escritório, farmácia, almoxarifado, dependências dos funcionários, etc, o rancho foi montado, a princípio, para abrigar os animais de competição de Maria.

Inicialmente, a menina competia no hipismo. Mas, por achar a modalidade muito “parada” – haja vista o elevado pique de Maria, brinca a mãe -, ela se iniciou nos Três Tambores e se apaixonou pela adrenalina que o esporte proporciona aos seus praticantes.

Aquisição de TheGoodFather

Assim, para acompanhar as feras que se destacam pelas pistas do país e, consequentemente, Maria conquistar títulos, seus pais fizeram uma aquisição importante. Foi o cavalo tordilho TheGoodFather, filho de Victory Fly VM e Brasita Moon ZO.

Maria Fernanda e TheGoodFather

Além da genética de ponta, o cavalo possuía outro atributo que o fez ser escolhido para integrar o plantel do Rancho Palomita. Afinal, Maria sonhava em ter um filho de Victory Fly, que foi um divisor de águas do tambor nacional, quebrou recordes e é o garanhão mais pontuado da ABQM com 402.5 pontos

“Na época que ele morreu, ela ficou muito mal e chorava bastante. Daí quando fui ver o TheGoodFather pela primeira vez, no Haras WV, era o dia do aniversário dela e me deparei com um animal belíssimo. E ainda filho da Brasita, outro ícone dos Três Tambores, foi impossível não ficar com ele. O Sr. Wilson Dosso, sempre muito querido, fez questão que ele chegasse em Prudente no mesmo dia, para que ela visse seu presente no dia do aniversário”, lembra Lucimar.

Garanhão do Rancho Palomita

Mais que um animal de prova, TheGoodFather virou garanhão. A proprietária do rancho faz questão de frisar que não foi uma escolha deles essa transição, mas do próprio animal, que passou a despertar o interesse de outras pessoas.

“Levamos ele na Semana do Cavalo que acontece aqui na nossa cidade para sentir a sua aceitação no mercado e para a nossa surpresa foi um sucesso. Então, chegou a hora de ver com a Maria Fernanda se ela abriria mão de competir com ele para podermos trabalhar na ideia dele ser uma garanhão”.

Genética de ponto do TheGoodFather era um sonho de Maria Fernanda

Dessa forma, TheGoodFather foi apresentado oficialmente como reprodutor depois de ser preparado por um período na Central LUB de Reprodução. Em 2016, nasceram seus primeiros produtos, com um grande percentual de fêmeas e com 100% trazendo uma pelagem diferenciada, fazendo jus a sua bela cor tordilha.

“Nós iniciamos um projeto desafiador e ousado quando lançamos nosso garanhão no mercado, pois confiamos que ele teria um futuro promissor como reprodutor. Foi um sonho que se transformou e ficou maior a cada dia”.

Produção em pista

No ano de 2019, os proprietários do Rancho Palomita começaram a ver esse sonho tomar formas e tempos. Afinal, a primeira geração do TheGoodFather começou a sair para as pistas e obter resultados maiores que os sonhados.

Maria Fernanda acompanhou de perto o nascimento dos primeiros filhos do TheGoodFather

Inegavelmente, é o caso da Thegod’s Pandora LVB, filha com Top Serena (Top Firewather). A égua vem obtendo resultados melhores a cada dia, marcando um expressivo tempo de 17s 372 na sela de Anderson Bezerra.

Além disso, há muita expectativa sobre os seus irmãos Thegod’s Power LVB com Henna Cash RCH (A Streak of Cash), na sela de Sidnei Jr; Thegod’s Aurora LVB com Anyta Fishers (ST Fishers Leo) na sela de Salomão Mariano; Emily Fly com Top Serena (Top Firewalter), na sela de Marcos Monzinho; Thegod’s Bolt, com Dash de Miracle (Dean Miracle) com Lauri Goulart e Thegod’s Ciro com Jully Gamay LKB (Servulo Gamay) com Vaguinho para esse início de temporada.

“Criamos então o circuito TheGoodFather, serão 12 provas pré definidas em 12 meses, e o potro com maior pontuação vai levar para casa uma premiação extra”, explica Lucimar.

Equipe do rancho

Para cuidar de todo esse material genético de ponta, o Rancho Palomita conta com uma equipe preparada e especializada: Cristiano, que é braço direito dos proprietários e que cuida de casa tudo na propriedade; Valmir, que é o ajudante geral; Dra. Aline Secani, médica veterinária responsável pela reprodução e atendimentos gerais; Rafael Fioravante na parte esportiva, além de outros profissionais que ajudam esporadicamente.

Fonte: Natália de Oliveira
Crédito das fotos: Arquivo Pessoal/Rancho Palomita

Veja mais notícias sobre a modalidade de Três Tambores no portal Cavalus