Duas etapas do BRB Três Tambores em sequência

Campeonato do eixo RJ-ES-MG entra em sua reta final para a temporada 2019

Quando vai chegando perto do momento de serem definidas as finalistas, o Circuito Barrel Racing Brasil vai esquentando. Começo de setembro foi realizada a quinta etapa, junto com a segunda etapa da AMCT, no Haras do Lay, em Capim Branco/MG. E a mais recente, de 20 a 22 de setembro, aconteceu no Centro Hípico de Sapucaia, em Sapucaia/RJ.

“As duas últimas etapas foram indispensáveis para as competidoras que buscam melhorar sua pontuação no ranking geral. A classificação sofreu uma grande troca de colocações após os resultados da quinta e da sexta etapas”, conta Débora Castilho, idealizadora do campeonato e hoje única responsável por todas as negociações e organização.

Segundo balanço, foram 82 passadas, entre classificatórias e finais, nas duas provas. Na quinta etapa, a competidora de Betim/MG, Laiarla Aparecida, montando Magazine, foi destaque da primeira semifinal, marcando 18s228. No dia seguinte, o destaque foi Amanda Sales, com Designer Fedex, 17s664, fazendo com que ela despontasse na etapa.

A final da quinta etapa, segundo Débora, foi um show de tempos baixos. Marina Monteiro, que figurou sempre entre as cinco melhores em cada classificatória, acabou marcando o menor tempo da final, 17s178. A campeã da etapa de Capim Branco foi Amanda Sales, com soma total de 35s737.

Amanda Sales

Quem ficou em evidência no BRB Mirim em Minas Gerais foi a competidora Luciana Motta, das classificatórias à final. Ficou com o título da etapa, montando Víbora Speed JAS. Com a performance, manteve a liderança do ranking 2019. Depois de uns dias de descanso, as competidoras que seguem o BRB foram para o Rio de Janeiro. Cada ponto conta nessa reta final da temporada.

“No Centro Hípico de Sapucaia, as competidoras do Rio são maioria no ranking geral de classificação e buscam a cada prova melhorar suas pontuações”, reforça a organizadora. Fernanda Ventura, de Barra do Piraí/RJ, foi o nome absoluto da categoria Feminina na sexta etapa. Ela venceu as duas classificatórias montando Spirit Melodys, 17s797 e 17s729.

A fase de classificação do BRB Mirim foi marcada pelo número de inscritas.”Temos feito um trabalho para aumentar o número de competidoras dessa categoria, que vem em uma crescente ao longo do campeonato. E essa última etapa foi recorde de inscrição”, comemora Débora.

Disputando a liderança do ranking, Luciana Motta, dessa vez em B2B Lady Opera, estava afiada e marcou o menor tempo da semifinal de sexta, 17s837. Maria Eduarda Vaz, outro nome sempre presente nos pódios do BRB Mirim, montando Mistico Fly, anotou 18s479 vencendo a segunda semifinal.

Fernanda Ventura

Como de costume, a final do BRB abriu a programação do domingo em Sapucaia. Não tinha como ser diferente, já que valia pontos importantes. Ninguém aliviou e uma passada melhor do que a outra foi o que o público pode acompanhar.

Carimbando sua posição de líder do ranking mais uma vez, Luciana Motta marcou o melhor tempo do BRB Mirim na passada decisiva, garantindo a menor soma e o título consecutivo da categoria, 36s680. O segundo lugar foi de Rafaela Guimarães, 39s185, seguida de Manuela Cotrim, 39s224.

A pequena Luciana Motta vem ganhando notoriedade no campeonato 2019, tendo vencido quatro das seis etapas no Mirim. Soma 430 pontos no ranking, contra 280 da Duda Vaz. Passando para as adultas, voltamos com Fernanda Ventura inspirada. Com 18s134, novamente o melhor tempo, ela conseguiu a menor soma da Feminina, 35s863, mantendo-se na primeira colocação. Pulou para o segundo lugar do ranking.

O segundo lugar da sexta etapa foi de Raphaela Moutinho, atual líder do ranking 2019 na Feminina, com soma de 36s074, seguida por Elenir Forte, 36s735. A cada etapa, para efeito de classificação, as inscritas disputam as duas passadas classificatórias. Descartando o maior tempo, as dez melhores seguem para a final. O resultado se dá entre o tempo da classificatória e o tempo da final somados.

Luciana Motta

“A disputa segue acirrada pelo ranking 2019. Esse ano teremos um total de sete etapas, portanto, nos aproximamos da conclusão da temporada. Para definir quem fará a final, após a sétima etapa, cada competidora terá direito a descartar seu pior resultado. Ou seja, contarã os seis melhores resultados de cada competidora”, explica Débora.

Ainda segundo a organizadora, esse sistema de descarte de etapas visa uma disputa ainda mais apertada para a grande final. Decisão, aliás, que será em novembro, ainda sem data definida. “Além desse descarte, quem participar de 80% das etapas do campeonato 2019 terá 30 pontos de acréscimo no ranking geral”, lembra. O ranking muda a cada etapa e só fica a ansiedade para que o que vai acontecer na última etapa antes da final.

E a sétima etapa já tem data: entre os dias 1° e 3 de novembro, em Capim Branco/MG. “Convidamos todas as competidoras e admiradores a acompanhar o circuito BRB 2019 e a sua última etapa, que acontecerá junto com a terceira etapa da Copa AMCT de Três Tambores, no Haras Eternal Peppy Dun”, finaliza.

Resultados completos no SGP Sistema. Fique por dentro: www.circuitobrb.com.br | Instagram: @barrel_racing_brasil | Fanpage: Barrel Racing Brasil.

Por Luciana Omena
Fotos: Bruno Carvalho

Deixe um comentário