Edson Carlos foi destaque absoluto da 16ª Prova de Tambor FNSL

Em uma das mais tradicionais e bem respeitadas provas de Três Tambores do Brasil, o treinador fez oito dos dez melhores tempos do evento

O casal Thomas e Roberta realizou a 16ª edição da sua tradicional Prova da Fazenda Nossa Senhora de Lourdes, de 15 a 18 de novembro, em Jaguariúna/SP. A cada ano, eles buscam trazer novidades aos participantes.

E não foi diferente nessa edição: um carro ‘zero’ km para melhor média do Tira Teima somada a outra categoria. E aumento de um dia na programação para desafogar os testes horses durante o evento.

Edson Carlos conquistou oito primeiro lugares. Nessa foto, com Order A Victory LW, campeão GP Victory Fly

Segundo os organizadores, foram registradas 1900 inscrições, com 450 animais em pista. A distribuição de premiação chegou a R$ 230 mil em dinheiro mais o carro da melhor média e uma moto ‘zero’ km para campeão na Amador.

“Ficamos muito felizes com o resultado dessa edição, mesmo com o calendário apertado e a grande quantidade de provas inclusive na mesma data. Conseguimos aumentar o número de passadas em categorias oficiais e diminuir as de test horse. Isso melhorou o mix de inscritos na prova e a deixou mais competitiva. Tivemos competidores de diversos estados, que chegaram uma semana antes para prestigiar nosso evento. Foi tudo muito bom”, comentam os organizadores.

A Prova contou com disputas acirradas em pista e dez marcas na casa dos 16 segundos. Sendo que oito delas foram marcadas pelo menos competidor, Edson Carlos da Rosa Santos. E não foi só isso! O treinador foi o grande destaque, subindo ao pódio em todas as categorias que participou.

Um verdadeiro fenômeno! Ao todo foram oito títulos de campeão, cinco de reservado campeão, três de terceiro lugar e dois em quarto, na sela de treze animais diferentes.

Edson Carlos
Edson Carlos com WV Crown To Red – Aberta Junior

“A prova de novembro da FNSL e uma das maiores e mais tradicionais que temos. Preparei-me muito para correr essa prova, ainda mais sendo em casa, sempre quero ir bem. A minha tropa já tinha corrido muito bem na última prova que fomos, na ABQM em Londrina. Então estava com muita confiança. E deu tudo certo, em especial com a WV Crown que é uma potra diferente”, expôs Edson, que já está sendo chamado de ‘Rei’.

Sua maior premiação na 16ª Prova da FNSL foi a conquista do carro zero pela melhor média – 16s866 – somando o tempo do GP Victory FLY – 16s870 e da Aberta Junior- 16s933 com WV Crown To Red. O conjunto ainda foi campeão do Potro do Futuro, 16s902 e também levou para casa a premiação extra do Future Cash, programa de incentivo da Associação do Cavalo de Baliza e Tambor – ACBT.

Um dos grandes incentivos da prova foi na categoria Amador, que contou com a participação de 61 inscrições. O conjunto campeão foi Renata Lauck e B2B Lovergirl Rolls, 17s242, faturando a moto zero de premiação. As duas vêm há algumas provas em uma constância e esse é mais um resultado de sucesso.

Edson Carlos
A maior premiação da prova, o carro ‘zero’, conquistado por Edson Carlos

“Essa prova foi muito mais que a gente esperava! Eu e a Lover estamos correndo juntas há um ano e meio. Todos sabem a minha dificuldade, até hoje eu nunca treinei a Lover, apenas monto nas provas. Ela, como qualquer animal de alta performance, tem seu jeito todo singular de tocar e vejo que a cada prova vamos no encaixando mais”, comentou Renata.

Ela ainda está extasiada por ter ganho em meio a tantos conjuntos que considera bons. “São tantos competidores que eu admiro, então é inexplicável! Eu queria muito, sabia que era possível, mas realmente eu não esperava. Fiquei muito feliz em finalizar o ano dessa forma. E muito agradecida também a toda minha equipe maravilhosa que me acompanha o ano todo, Carlinhos, Gabriel e toda equipe FNSL, Dr. Alfredo, Organnact e ao Sandro, que vive e acredita nesse sonho comigo, sem eles isso não seria possível”.

Na Feminino, que valeu para etapa bônus da ANTT, 90 amazonas entraram em pista na busca do título de campeã. E quem subiu o degrau mais alto do pódio foi o conjunto Louise Rugolo e Roseanna Seis, 17s081. Pela ANTT, Ana Carolina Laurini Cardozo e Cromo Down Jet WA, 17s161 pontuaram em primeiro.

Edson Carlos
Louise Rugolo e Roseanna Seis

“Gostaria de agradecer primeiramente a Deus e a Nossa Senhora, a minha família, meu namorado Ricardo, toda a Equipe HR e a minha companheira Roseanna Seis! O resultado positivo é consequência de muito treinamento, dedicação, amor aos cavalos e aos Três Tambores. Foi uma prova muito disputada, com 90 competidoras de alto nível, fico muito feliz por conquistar mais este grande título em minha carreira”, declarou Louise Rugolo.

A Prova também contou com classificatória para o The American, o rodeio milionário de um dia só que acontece todos os anos em Arlington nos Estados Unidos. Quem se junta aos já classificados da equipe brasileira é Viviane Gratão.

Um dos momentos marcantes dessa edição, sem dúvida, foi a homenagem que Thomas e Roberta fizeram ao Dr. Marcio Tolentino, do Haras ST. Por tudo que ele representar e por ser a primeira vez que o criador esteve em visita à casa do Victory Fly VM.

Em algumas palavras nas redes sociais, Roberta escreveu: “a FNSL tem a honra de homenagear um dos maiores nomes dentro da raça Quarto de Milha e do cavalo de Três Tambores, Márcio Matheus Tolentino. Ou como é chamado entre os membros da família do cavalo, Dr. Márcio. Ícone do Haras ST, um dos mais importantes criatórios do país, que ultrapassa os 15 mil pontos de RMT pela ABQM”.

Os treinadores André Coelho (foto) e Zé Carlos Mendes usaram capacete durante a prova

E ela ainda completa: “uma referência no quesito ‘CRIAR CAMPEÕES’, entre eles ST Tapioca. Simplesmente, o animal mais pontuado de todos os tempos com 1443 pontos em campanha. E produtora do animal mais pontuado em atividade. Ganhador do ABQM Awards, multipremiado, multipontuado, um verdadeiro patrimônio cultural e técnico do esporte. Obrigada Dr. Márcio, pelos ensinamentos e pela inspiração. A família FNSL presta aqui seu respeito e admiração com esta singela homenagem”.

Para agradecer a presença de todos, Thomas Mello finaliza falando da alegria pela conclusão desses cinco dias de prova, em que a família do Tambor esteve junta competindo. “O mais importante, reunidos com muita alegria e harmonia na FNSL! Todos fizeram desta uma grande competição, onde tempos baixos e muita disputa, coroaram grandes campeões! Parabéns a todos!!”.

Ele agradece também aos seus colaboradores por mais um grande evento dos Três Tambores e ainda à ANTT e ao The American, por só somarem ao sucesso já esperado. “Obrigado também Assessoria Pontes pela ótima organização e gestão do evento! Até a 17ª Prova FNSL, de 13 a 17 de novembro de 2019! Confira os resultados completos no www.seqm.com.br.

Por Verônica Formigoni
Fotos: Beto Negrão

Deixe um comentário