Ellen Sayuri é a Jovem mais rápida do Brasil nos Três Tambores

Competidora foi a sensação do Grande Show ZD & EK com seu tempo e a vitória na Jovem C

Em meio a mais de dois mil inscritos, Ellen Sayuri Oliveira Yamauchi, 16 anos, foi uma das sensações do Grande Show de Três Tambores ZD & EK 2021. Além de diversas conquistas, ostenta agora no currículo o título de competidora Jovem mais rápida do Brasil nos Três Tambores. Bateu o tempo anterior ao marcar 16s504 ao lado de Designer By Signed ao disputar a Jovem C no evento.

“Me sinto muito feliz por ter conquistado essa grande vitória na minha carreira. E mais feliz ainda por poder contar com pessoas que acreditam e confiam em mim”, conta a amazona à nossa reportagem. A marca anterior era de Letticia Pessim e Designer Buena 5T, 16s568, de 2019 em prova no Rancho Guadalupe.

Mas o que quer dizer ser a Jovem mais rápida do Brasil nos Três Tambores? Em resumo, o menor tempo marcado por um atleta dessa categoria em provas com pista de tamanho oficial. Como foi o caso do Grande Show de Três Tambores ZD & EK, que aconteceu de 17 a 21 de fevereiro, no Haras Terra, em Narandiba/SP.

Para organização, staff dos competidores e os demais competidores, foi uma comoção. Mas Ellen não imaginava, tão cedo no esporte, passar por momentos assim. “Tão de imediato, não! Mas sempre confiei em Deus que um dia pudesse acontecer. E trabalho muito para isso”.

Ela faz questão de agradecer: “não estou sozinha nessa vitória, pois tem muita gente envolvida. Como meu treinador Marinaldo e sua família, meus pais, profissionais (Pro-equus, Equibov) que cuidam da égua. Bem como todos que torcem por mim. Todos são importantes para que essa vitória acontecesse em minha vida”.

Curiosamente, as duas éguas – Designer Buena 5T e Designer By Signed – têm o mesmo pai, Designer Red, desaparecido em 2021.

Jovem mais rápida do Brasil nos Três Tambores, competidora foi a sensação do Grande Show ZD & EK com seu tempo e a vitória na Jovem C

Planos para essa temporada e carreira

Enquanto divide seu tempo entre a escola, treinos e provas, Ellen Sayuri faz planos para 2021. “Pretendo seguir firme campeonatos e provas Oficiais, com o objetivo de conquistar o bicampeonato do ABQM Awards de Fêmea mais pontuada para a Designer By Signed. E, sem dúvida, sempre tentar dar o melhor de mim”.

Campeã Nacional ANTT Mirim 2018, a amazona fez dessa uma temporada impecável pela Associação. Bateu inúmeros recordes de vitórias em etapas e chegou à final como favorita. A competidora de Bastos/SP fez uma decisão regular, em conjunto com Venas Bee Peppy na época. Mas foram os resultados das etapas anteriores que a ajudaram a terminar o ano na primeira colocação.

Logo depois de conquista esse título nacional, nos rodeios, Ellen Sayuri não disputa mais pela Mirim. Mas se engana que a amazona diminuiu o ritmo e ficou sem aparecer nos pódios. Em 2019, na Feminina, foi finalista da ANTT e sétimo lugar na classificação final.

Ela monta desde o cinco anos e aos seis fez sua primeira competição nos Três Tambores. Não parou mais até chegar a competições maiores. Desde 2016 segue o campeonato da ANTT, assim como as provas da ABQM e outras Oficiais.

Por Luciana Omena
Colaboração: Flavia Cajé e Agência PrimeComm
Crédito das fotos: Divulgação/Hugo Lemes

Veja mais notícias da modalidade Três Tambores e Seis Balizas no portal Cavalus