Com sangue de campeões correndo em suas veias, a égua é uma distinta atleta e uma promessa como matriz
Filha de grandes nomes da raça Quarto de Milha, Esmeralda Tafame HRN traz em sua genética o DNA da velocidade, já que tem como pais Três Seis e Dashing Ta Fame (Dash Ta Fame). Camila Tavares Frizo conta que a égua chegou ao Rancho Tavares quando eles estavam procurando um PF 2017, pois não tinham nenhum de criação própria. “A encontramos por intermédio do Gilson Borges, nosso treinador na época. Foi ele quem nos apresentou ao Denilson de Andrade, criador da Esmeralda”, relata a Camila.
Ela diz que ao chegar no local, já teve certeza que a potra iria para o Rancho Tavares. “Nos apaixonamos por ela e vimos que Esmeralda é um animal que teria muito potencial como atleta e como matriz”. Entre as principais características de Esmeralda, Camila destaca que trata-se de “uma égua linda, extremamente dócil e habilidosa. Além disso, tem uma conformação ímpar que a faz muito ágil e veloz”.
Foto: Gabriel OliveiraNos Três Tambores, Esmeralda Tafame HRN se prova a cada competição. Ela já completou uma passada em 16s869, quando montada pelo treinador Gilson Borges, durante o Potro do Futuro – Final Ouro – disputado na VI Copa Brasil e III Potro Brasil em 2017. O feito, garantiu ao conjunto o segundo lugar do pódio. De acordo com o SGP, ela já conquistou quatro vezes a segunda colação em provas e por duas vezes, o terceiro lugar do pódio.
Esmeralda soma 51.5 pontos na ABQM e segundo o SGP, já faturou mais de 31 mil Reais em premiações. Seus principais títulos são: 2º lugar Futurity 2013 na 15ª Prova de Tambor FNSL; 2º lugar Potro do Futuro da 1ª Etapa da IX Copa Victory Fly; 2º lugar PF WV 2017 – Final – Future Cash Stallions, entre outros. Atualmente, competem em sua sela o treinador Miguel Mollo e a amazona Camila Tavares Frizo.
Esmeralda é uma promessa em sua vida como reprodutora. Em sua campanha, tem até o momento um filho nascido em 2017. Trata-se de um potro macho com o garanhão Barack Shady. “Esse potro já nos mostra a qualidade da Esmeralda TaFame HRN como matriz, pois é um potro lindo, forte e de uma estrutura invejável”, garante Camila
Para o futuro, há grandes planos para Esmeralda. Camila afirma que o desejo é que a égua continue sua carreira de atleta do Rancho Tavares, por se tratar de um animal já é comprovado em pistas. “Iremos continuar investindo a cada ano em garanhões que possam agregar ao seu potencial genético, para fazer da Esmeralda TaFame HRN uma das melhores matrizes dos Três Tambores”.
A proprietária comenta ainda que o Rancho Tavares também disponibilizará ao mercado a venda de ventres para livre acasalamento.
Por Juliana Antonangelo