A final do Barrel Racing Brasil precisou ser adiada para o começo de 2020
O BRB, que sempre teve sua final em novembro, precisou mudar essa logística para o campeonato 2019. “Alguns imprevistos com as provas parceiras, mas que não tirou o brilho da grande decisão”, revela Débora Castilho, idealizadora e organizadora do circuito,
Portanto, a final do Barrel Racing Brasil 2019 aconteceu de 6 a 8 de fevereiro de 2020 no Centro Hípico de Sapucaia, Rio de Janeiro. O local, que é uma das estruturas mais elogiadas do meio, foi palco mais uma vez da grande final do BRB.
Foram sete etapas em que as competidoras somaram pontos. Para a decisão, apenas as 15 melhores do BRB Adulto e as cinco no BRB Mirim chegaram à disputa do título. A fim de deixar tudo mais acirrado, conforme regulamento, a cada noite as finalistas foram sendo pontuadas de acordo com os tempos.
“Era uma final por noite, praticamente. Já que tanto na quinta, sexta e no sábado as meninas receberam pontos de acordo com a classificação por tempo. Dessa forma, uma chance a mais para todas subirem na sua colocação”, reforça Débora.
Disputa
De tal forma que só nessa final foram realizadas 55 passadas. E o melhor, a cada dia o ranking sofria uma reviravolta. Por exemplo, a primeira colocada do BRB Mirim, Luciana Motta, precisava ser constante para conquistar o prêmio.
Lulu conseguiu colocar uma boa distância para as demais concorrentes. Do mesmo modo que fez em toda a temporada. Durante a final, ela marcou o menor tempo de quinta, 17s728. Na sexta, Duda Marques fez o melhor tempo, 17s916.
Com a tranqulidade que conquistou pela consistência, Luciana Motta voltou para casa como o título da Mirim. Acabou a temporada 2019 com 960 pontos no ranking. Enquanto Maria Eduarda Vaz sagrou-se vice-campeã, 720 pontos. Em seguida, Maria Eduarda Marques, 620 pontos, Manuela Cotrim, 550 pontos, e Gabriela Crespo, 520 pontos.
Com efeito, a disputa da categoria Adulta passou pela adrenalina de ninguém saber o resultado até a última passada. No topo do ranking as competidoras Raphaela Moutinho e Fernanda Ventura. As duas disputavam ponto a ponto, tendo chegado à final com 600 e 570 pontos, respectivamente.
Conforme informações de Débora, logo na abertura da prova o melhor tempo foi da campeã 2018 Priscila Castro, 17s960. Novamente na segunda passada, volta da vitória para ela, 17s882. Pela performance, Priscila entrou em sexto e encerrou a temporada em terceiro.
Enquanto a disputa para saber quem seria a campeã animava a plateia. Raphaela derrubou um tambor na primeira noite, deixando aberto para Fernanda ultrapassá-la no ranking. Raphaela liderou praticamente todo o ano de 2019 e queria muito o título.
Contudo, a penalidade acabou atrapalhando o andamento da prova para ela, terminando o campeonato em segundo lugar, 830 pontos. Fernanda porém se manteve constante nos três dias e acabou ficando com o título ao somar 970 pontos.
Diferencial
Desde que nasceu o BRB tem como meta valorizar cada competidora. “Queremos que todas se sintam especiais”. Então, entre as ações para acolher as finalistas, Débora preparou uma sala do Centro Hípico com água e biscoitinhos. “Por volta de 17h a sala estava pronta para receber as finalistas”.
Além disso, cada competidora que chegou à final ganhou camisas e o brinde personalizado, que já de praxe do BRB. Esse ano docinhos em uma caixa e a caricatura de cada finalista. Uma mensagem de apoio dos patrocinadores estava estampada nas etiquetas das camisas das competidoras.
“Esse ano também fizemos uma homenagem aos patrocinadores com um brinde personalizado agradecendo a parceria. São parceiros do circuito há alguns anos: Organnact (Jorge Bacila e André Coelho), Guabi (Pedro Cleiton), e BRK (Bruno Carvalho). Com esses mimos, entendemos que conseguimos demonstrar a gratidão pelo fortalecimento do BRB”, fala a organizadora.
Sobretudo, cada detalhe foi pensado para que essa final fosse inesquecível para as competidoras. Débora preparou ainda: brindes do fotógrafo, um quadro com nome e fotos de cada competidora; capa para galope da vitória cheia de brilho e bordados; book de fotos para calendário do próximo ano; arte de rede social com fotos personalizadas.
Acima de tudo, quem esteve por lá acompanhando a final, pôde ver banner de seis metros na parte central da pista, com a foto das cinco primeiras do ranking; vídeo pós-prova com fotos das finalistas; troféus; troféu itinerante para a campeã; fichinhas de cerveja e refrigerante para as finalistas comemorarem com os amigos na festa de entrega de premiação da RJQM.
Tudo feito com o maior carinho pela organizadora do BRB, sem dúvida.
Balanço
Em nome do BRB, Débora Castilho, diretora do Circuito, agradece imensamente a cada competidora presente.
Em especial todos que apoiaram e acreditaram no sucesso dessa final, ajudando de alguma forma para a sua realização: Guabi, Organnact, BRB Collection, Haras Ferrari, RJQM, Rancho 3D, Haras Falcão, CT Ventura, Haras Eternal PeppdyDun, Ycambi Ranch, Haras do Lay e Haras Imperial.
“Sem vocês não conseguiríamos proporcionar esse sonho para as competidoras! Muito Obrigada.”
Resultados completos no SGP Sistema. Fique por dentro que a temporada 2020 começa em breve: www.circuitobrb.com.br | Instagram: @barrel_racing_brasil | Fanpage: Barrel Racing Brasil.
Por Luciana Omena
Fotos: Bruno Carvalho
Veja mais notícias da modalidade Três Tambores no portal Cavalus