Três Tambores & Seis Balizas

Garanhão ST Zé Pereira é destaque no campeonato da ATBPA

Atleta de propriedade do Haras São Francisco, de Acará/PA, reúne em seu currículo recordes de pista, vários títulos de primeiros lugares e, ainda, o tricampeonato no tão concorrido Campeonato Paraense

Equilíbrio morfológico, genética de extrema referência em pista e uma índole inquestionável. Tais características resumem bem o garanhão tortilho e atleta de Três Tambores ST Zé Pereira (Fishers Fly x ST Analeo), que é destaque absoluto no Campeonato da Associação de Tambor e Baliza do Pará (ATBPA).

No entanto, o que vale frisar é que os bons resultados do cavalo antecedem o seu protagonismo nas pistas da modalidade no Norte e Nordeste do país. Afinal, quando foi adquirido por Thiago Pereira, do Haras São Francisco, de Acará/PA, Zé – como é carinhosamente chamado – já possuía uma campanha de vitórias em pista na sela do treinador André Coelho.

Mas, sem dúvidas, foi nas pistas do Norte e Nordeste que ele fez seu nome no esporte. “Inúmeras foram as alegrias com ele em pista formando conjunto com nosso treinador Danny Márcio. Atualmente, temos a alegria de saber que é o garanhão de Três Tambores mais pontuado da região. Assim como o que detém maior cifra em ganhos monetários somando os sistemas SGP e Pégasus.”

Em seus primeiros anos de campanha, Zé quebrou vários recordes de pista. Além disso, conquistou vários primeiros lugares nas categorias mais disputadas e, de quebra, se tornou tricampeão do tão concorrido Campeonato da ATBPA, na categoria Aberta.

De acordo com Thiago Pereira, essa carreira de grandes conquistas se deu porque, desde o início, eles mantiveram um projeto extremamente sério para o Zé. “Definimos que ele seria um cavalo que correria somente as categorias Aberta. E que seria de apenas um competidor, o que ajudou demais na manutenção de sua frequência em alto desempenho. Além de que sempre demos o suporte nutricional e veterinário necessário para mantê-lo dessa forma”.

Características marcantes

Um individuo que fosse cria de um criatório referência no país, como o Haras ST, de Márcio Toletino, sempre foi um sonho para Thiago Pereira. Paralelo a isso, ele também buscava um animal que fosse se tornar a identidade do Haras São Francisco.

Sendo assim, Zé desde de potro já se encaixava em todos estes requisitos. “Era, apesar de jovem, muito equilibrado morfologicamente, tinha tanto na linha alta como na linha baixa pais com extrema referência em desempenho de pista. E, como cereja do bolo, encontrávamos nele uma índole inquestionável”.

Tanto que Zé é detentor de uma docilidade ímpar, que realmente sempre chamou atenção de seu proprietário. Sendo assim, Thiago não teve dúvidas que o cavalo viria a se tornar o futuro garanhão do Haras São Francisco.

“Por vezes esquecemos de tomar certos cuidados pelo fato de ser inteiro, mas seu temperamento sempre contribui demais. Literalmente qualquer criança pode montar nele sem nenhuma preocupação”, garante o proprietário do animal.

Produção de ST Zé Pereira

Garanhão ST Zé Pereira

No quesito reprodução, Zé também não decepciona. Logo em sua primeira geração, surpreendeu muito Thiago Pereira, não somente pela qualidade de sua produção como indivíduos, mas, principalmente, como atletas.

“Destaque absoluto para Anabella Failas LBP que se configura como uma das éguas mais rápidas do estado do Pará hoje, já tendo corrido alguns tempos na casa de 17.100”.

Para o futuro, o proprietário garante que tem alguns projetos audaciosos para Zé. A começar pelo investimento forte no banco de matrizes do Haras São Francisco, que o servirá muito em breve. Ademais, ainda estão pensando em uma premiação especial para ser disputada entre sua produção.

“Acredito demais nesse cavalo, pois o considero um animal completo. Com genética, morfologia, índole e, por fim, ainda tem uma pelagem extremamente comercial, que passa para cerca de 70% dos seus filhos”, finaliza Thiago Pereira.

Fonte: ATBPA 
Crédito das fotos: Divulgação/ATBPA

Veja mais notícias da modalidade Três Tambores e Seis Balizas no portal Cavalus

X