Natural de Pernambuco, Sebastião Neto herdou da família seu amor pelos cavalos. Aos 10 anos hoje, disputa provas por todo o Nordeste na categoria Jovem A e Jovem A Principiante. Desde que ele se entende por gente, sua família cria cavalos da raça Quarto de Milha.
Seu pai, Oscar Barbosa Coutinho Neto, inclusive, já foi competidor da modalidade Vaquejada. E quem nos conta sobre o começo do jovem nos Três Tambores é sua mãe, Luciana Silva de Lucena.
“Tudo começou com um convite de Dirceu Cordeiro. Ele viu Sebastião Neto fazendo uma apresentação montando uma mula, na Exposição de Animais de Recife/PE. Logo depois, nos encontramos novamente em uma cavalgada em Gravatá/PE. E ele finalmente nos convenceu a levá-lo para um treino em seu haras”.
De acordo com a mãe orgulhosa, Sebastião Neto treinou dois dias e de cara foi para uma competição no Parque Rufina Borba, em Bezerros/PE, em abril de 2017.
“Ele tinha seis anos e ficou em sétimo lugar na categoria Kids. No mês seguinte, o levamos para competir no Parque Luiz Inácio, Gravata/PE. Sua segunda prova e ele terminou em primeiro lugar, também na Kids. Daí pra frente só alegria e emoção”, relembra.
Desde o início, e nas provas por todo o Nordeste, Sebastião Neto faz conjunto com WV Mariápolis Dash (Niko Dash SA x CurlysTazmahal). E treina em seu próprio haras, Jardim São Paulo. Tudo sob as orientações do seu treinador, seu pai.
Títulos e sonhos
O pequeno voador tem uma bagagem recheada de títulos. Em 2018, foi 14 vezes campeão e quatro vezes reservado, nas categorias Kids, Jovem, Junior. Em seguida, temporada 2019, foi 37 vezes campeão e dez vezes reservado, nas mesmas categorias Kids e ainda Tira Teima 1D.
A temporada 2020 foi prejudicada pela pandemia, poucas provas aconteceram. De acordo com o SEQM, foram quatro provas e quatro pódios para ele, todos em primeiro lugar, na categoria Jovem.
Sebastião Neto participa das principais provas do Nordeste: Copa dos Estados Nordestina, Circuito ALQM, Congresso Nordeste ABQM de Três Tambores, Copa Potiguar Três Tambores RN, entre outros.
O pequeno atleta que voar alto nos Três Tambores: “Meu sonho como atleta é competir no Estado de São Paulo!”, fala ele mesmo com entusiasmo. Famoso por suas passadas, ele também é um exímio declamador de versos. Toda vez que ele ganha uma prova, proclama um verso.
Por fim, o competidor agradece: “Agradeço minha família pelo apoio e aos meus patrocinadores.”
Por Verônica Formigoni
Crédito da foto: Reprodução/Instagram
Veja mais notícias da modalidade Três Tambores no portal Cavalus