Campeonato Nacional ABQM recebeu em sua programação mais essa super competição internacional com a presença de 14 países
O primeiro Mundial de Três Tambores Jovem WBHA aconteceu no ano passado, durante a quarta edição da Super Semana do Tambor NBHA Brazil, sagrando-se campeões mundiais a dupla brasileira formada por Leonardo Lucca da Costa Lança e Paula Beatriz Ferreira. A segunda edição desse evento foi realizada semana passada, dias 17, 18 e 19 de julho, no Parque Governador Ney Braga em Londrina.
A cidade paranaense sediou o 41° Campeonato Nacional da raça Quarto de Milha de Trabalho e Conformação, inserindo na sua programação as competições válidas para o mundial. A parceria firmada pelos presidentes Marcelo Delchiaro (WBHA) e Abelardo Peixoto (NBHA Brazil), possibilitou o apoio da ABQM para essa realização. A NBHA Brazil é filiada à World Barrel Horse Association que tem mais de 22 países praticando Três Tambores no mundo todo.
A disputa contou com a presença das delegações de Argentina, Bolívia, China, Costa Rica, República Tcheca, França, Alemanha, Itália, México, Panamá, Paraguai, Estados Unidos, Uruguai e Brasil. Karolina Oliveira e Pedro Lorenzetti formaram o time brasileiro em busca do bi. Eles se classificaram em seletiva que aconteceu na terceira etapa da I Copa Avaré de Três Tambores mês passado.
Dupla da Argentina deu show!O evento é uma das ações para fomento do esporte no mundo e também para a valorização da categoria Jovem. As disputas foram realizadas em sistema mata-mata. Como assim? Os 14 países disputaram as classificatórias em chaveamentos. Por exemplo, o primeiro embate da dupla do Brasil foi contra a dupla da Bolívia. Os tempos das duas primeiras passadas de cada um dos conjuntos foi somado e a menor soma avançou para semifinal.
Outra coisa importante a comentar é que os cavalos que todos competiram são emprestados, do mesmo nível técnico, e foram sorteados alguns dias antes do evento. Esse formato é realizado em outras competições parecidas ao redor do mundo e serve para nivelar a disputa.
Abelardo Peixoto, Karol, Pedroe Tiago Camargo
“Foi muito legal esse formato de disputa. No formato antigo, não tinha essa questão de se classificar para uma final, não tinha muita emoção. E dessa forma, com os chaveamentos e as fases, ficou essa emoção de terem classificado para uma segunda fase, uma semifinal e para a final. Esse novo sistema nos foi apresentado pela Mirian Flores, presidente da NBHA México e vice-presidente da WBHA”, reforça Tiago Camargo, diretor de Esportes da NBHA Brazil.
A Argentina fez a melhor média da classificatória e ganhou lugar direto na semifinal. As outras três vagas foram decidas no Short-Go entre Alemanha, República Checa, Uruguai, Costa Rica, Argentina, China e Brasil. Novo sorteio para definir o chaveamento e de novo cada representante do seu país entrou em pista. Com os resultados, se juntaram à Argentina: China, Brasil e República Tcheca.
A China é apaixonada porTrês Tambores
A decisão do título foi emocionante. Brasil disputou contra República Checa e a China contra Argentina. Nesse momento, um cavaleiro de cada país formou uma chave. Novamente o resultado de cada dupla foi somado. A maior soma foi a de República Tcheca – Nikola Kratochvilova e Adela Stankova -, que acabou em quarto, com a China – Wei Huiyng e Chen Ruoxi – em terceiro.
Argentina e Brasil seguiram então para a decisão final. Novamente, um competidor de cada país disputou no mano a mano. Na primeira parcial, Agustin Romero marcou 17s965 e Karolina Oliveira marcou 29s031 (penalizada por derrubar tambor). Na segunda, Pedro Lorenzetti marcou 18s788 e Micaela Lopez, 24s084 (também penalizada). Na soma, deu Argentina, que veio marcando as melhores médias desde o começo da competição, com 42s049, e o Brasil terminou em segundo, 47s819.
Time Brasil com diretoria da NBHA e WBHADepois de todo o sucesso no formato desse evento, a partir de agora, sempre que houver uma disputa semelhante, entre países ou estados, a NBHA Brazil e a WBHA irão utilizá-lo.
Resultados completos e outras informações: www.nbhabrazil.com.br.
Por Luciana Omena
Fotos: NBHA TV
Foto de chamada: ABQM/Divulgação