“O que torna um treinador campeão, sem dúvidas, é a dedicação”

Conheça a história do treinador Acelmo Roberto Marcelino

Como competidor de Três Tambores, Acelmo Roberto Marcelino conquistou diversos títulos. “Mas foi como treinador de amadores que me destaquei. Conquistando os melhores títulos nacionais”, faz questão de enfatizar o profissional.

O seu envolvimento com o mundo dos cavalos surgiu muito cedo, através do seu pai, que trabalhava em fazenda. Contudo, antes de se envolver com os Três Tambores, ele conta que chegou a treinar cavalos Crioulos. “Foi na cidade de Avaí, onde cheguei a correr por três anos o Freio de Ouro”.

Mas, a partir de 1991, o Quarto de Milha entrou na sua vida e para ficar. “Na época, fui trabalhar no Haras 4 Irmãos, em Bauru/SP, com o Loly. Mas só fui começar nos Três Tambores 10 anos depois, em 2001, no Haras Fantom. Lá eu trabalhei até 2003, onde tive a oportunidade de montar bons cavalos e me destacar na modalidade”, lembra Acelmo.

Dia a dia do trabalho de treinador

“O que torna um treinador campeão, sem dúvidas, é a dedicação”, cita Acelmo. Por isso, ele busca se dedicar ao máximo nos treinamentos, se preparando para as provas, mas sempre respeitando cada cavalo. “Me preocupo muito com a alimentação e saúde dos animais. Pois o animal estando saudável e tendo preparamento físico, ele consegue se entregar e com o treinamento certo chegar no resultado que desejamos”.

No dia a dia da atividade, Acelmo busca entender o animail e o cavaleiro amador que treina, procurando ajudá-los a evoluir e trabalhar nas dificuldades de cada indivíduo, para que possam evoluir e chegar ao êxito. “Eu busco também sempre me atualizar e estar aberto as novas oportunidades de aprender”, acrescenta.

Bons cavalos e o futuro

Nesses 10 anos envolvido com os Três Tambores, Acelmo montou muitos animais bons. Por isso, para ele é até difícil escolher alguns em todos esses anos. Mas, mesmo assim, ele se arrisca. “Os animais que mais marcaram e me ajudaram a chegar onde cheguei foram: EF SHADY BROWN, SHAKIRA SKY, CASHANOVA WEST, ST GABIROBA, POLIANA ZORRERO, OMAHA DASH, LITTLE FRENCH KIS, AIM KING FAME EK e SPIRE SPIRIT”.

Para o futuro, ele deseja continuar mantendo a constância dos seus animais, trabalhando nos potros para que se tornam grandes cavalos. Por fim, ainda compartilha um sonho: “Meu maior objetivo é fazer meu filho Brenno se tornar um grande profissional na modalidade”, finaliza.

Por Natália de Oliveira/Cavalus Comunicação Equestre
Crédito da foto: Divulgação

Mais notícias no portal Cavalus