Três Tambores & Seis Balizas

O treinamento de um cavalo pronto para competição com Vagner Simionato

Publicado

⠀em

O passo a passo desde o preparo físico à competição, sempre respeitando o limite do animal, mantendo-o em pista até se tornar um grande professor!

 O treinador Vagner Simionato é o cavaleiro mais pontuado da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha – ABQM, com participação em mais de seis mil provas oficiais e oficializadas pela instituição. Com mais de 37 anos de experiência no mercado do cavalo nas modalidades de Três Tambores e Seis Balizas, Vaguinho, como é chamado no meio, tem um grande talento no preparo e manutenção de animais em competição, extraindo com respeito do animal do seu potencial e aproveitando o máximo a sua vida útil em competição.

Mas para isso ele toma alguns cuidados e faz um bom condicionamento do animal atleta, frisando sempre a importância do respeito ao limite do cavalo e ressalta. “A partir do momento que o cavalo está bem treinado, bem condicionado eu não tenho a necessidade de ficar batendo na mesma tecla, ele só vai ver o tambor na competição.”

Hoje Vaguinho tem sob seus cuidados 100 animais em treinamento, além dos Haras que dá assessoria em Bauru, onde cada um tem uma equipe montada que trabalha de acordo com suas instruções e todo dia ele passa nos lugares e monta apenas os animais que tem que ser feita alguma correção.

Nesta reportagem vamos mostrar a você qual o trabalho realizado por Vaguinho nos animais em que ele monta e estão em competição, como é o treinamento desses cavalos e éguas, muitos grandes campeões, quais os equipamentos que ele utiliza no condicionamento e nas provas, e como apresenta seus animais em pista.

 Treinamento e condicionamento

A parte de treinamento e condicionamento físico do animal realizado pelo treinador Vagner Simionato parte do pressuposto que ele já sabe o que tem fazer em pista, então nesse momento é só preparo físico no animal. “São raros os treinadores que conseguem chegar com um cavalo na prova sem estar estressado e sem dor, se ele tiver assim, aí ele vai colher resultados. A gente parte desse princípio, o cavalo está treinado, está condicionado, mas ele tem que estar sem estresse e sem dor” fala de primeira Vaguinho.

Ele completa. “E se você chegou com o cavalo numa prova para correr, e teve que dar uma “arrumadinha” nele, então, não vai dar certo, se ele chegou estressado, nervoso, não vai dar certo, se você teve que aumentar o treinamento na semana da prova para ele poder chegar lá bem, o cavalo vai chegar à prova dolorido, porque fez exercício demais, ele não vai render mais a mesma coisa”

Vaguinho fala que a partir daí ele vai medir o animal e que o dia a dia é simples. “A gente escova, sela, trabalha bem alternado, eu não sou aficionado em eu montar e ter que moer esse cavalo todo dia. Um exemplo, aqui no ST, eu tenho as parelhas, em todos os lugares eu trabalho assim, cada preparador físico vai trabalhando de dois em dois animais. Nessa demonstração vamos trabalhar com a ST Tapioca e a ST Sugarobby, aí funciona assim, na segunda eu monto na Tapioca e trabalho no cabresto puxando só no preparo físico a Sugarobby, aí na terça eu inverto” explica. Então a gente trabalha muito essa parte de condicionar o animal, eu sou da seguinte opinião, a partir do momento que o cavalo esteja pronto e treinado eu não tenho aquela obrigação, como a ST Tapioca a Sugarobby vai em bastante prova, esses animais só vêem o tambor na competição, a gente trabalha só preparo físico”

A pista que o treinador utilizou para a demonstração no Haras ST estava completamente livre com os tambores fora dela, e ali foi feito o preparo físico das duas. E uma coisa interessante da confiança entre o animal e do gosto do cavalo em fazer aquilo, é que ele fez este condicionamento montando a ST Tapioca e a Sugarobby solta sem cabresto acompanhou do lado fazendo exatamente o que a outra fazia, sem sair da pista, mesmo ela sendo toda aberta sem cercas.

O treinador continua explicando. “Se eu ficar treinando demais, passando demais esse cavalo no tambor todo dia, eu vou dar um desgaste nas articulações, ele vai começar a dar sobre osso, a ter estresse. Você pode ver, eu vou pra prova os meus animais correm bem comigo, com Juninho, com a Silvia, ele vai e passa bem, independente de quem monte-os. Isso é porque a partir do momento que o seu cavalo está treinado e pronto, não tem essa necessidade de todo dia ficar ali esforçando ele, a gente tem confiança no trabalho que faz, você tem que confiar no treinamento feito e deixar ele fazer o melhor em pista”

No preparo físico dos animais, Vaguinho tem o auxilio da sua equipe, como o Netinho que vai sela os animais, trota e depois leva para o treinador que vai trabalhar neles a parte do pré-primário do cavalo. “Vou trabalhar a parte da doma, vou conferir se o animal está mole para virar do lado direito e esquerdo, se está arqueando bem, fazendo o arco reverso dos dois lados, se está parando na hora certa e como eu disse enquanto isso o Netinho faz a preparação física deles que é trotar”

O treinador enfatiza que trabalhar muito os animais a trote, e que no caso aqui do ST a pista dá quase duas da oficial, então ele dá 30 voltas a trote para cada lado e cinco no galope para cada lado. “Esse é o treinamento básico de um animal pronto, não tem a necessidade estar passando no tambor” Na semana em que tem da prova Vaguinho conta que em vez de aumentar o treinamento ele diminui, e se tiver que aumentar isso é feito em uma semana que não tenha competição.

Nos Haras que ele dá assistência como o ST, Haras Viamon, Lagoa Real, e o próprio VS Treinamentos que é dele e aloja animais de clientes de vários lugares do Brasil, ele tem uma equipe montada para poder dar conta de todo o trabalho, então ele delega funções. Todo dia de manhã Vaguinho tem a rotina de passar nos Haras que dá assistência no ST junto com o Netinho trabalha os animais que monta, no Haras Viamon  tem o Anderson Bueno que é quem lidera a equipe , no Haras Lagoa Real quem mexe com os animais sob sua supervisão é o Anselmo Marcelino.

“Com esse esquema que consegui fazer, eu vou montar animais direcionados, os que estão com problemas, o que está bom vai para a prova é só manter o condicionamento do animal, o qual eles vão fazer da forma que eu quero que treinem e cada equipe treina de um jeito, de acordo com a tropa.  Os que estão com problema, por exemplo, esse animal está virando mas não está dando marca , olha esse aqui está derrubando o tambor, é nesses animais que eu vou montar para corrigir” explica.

No VS ele conta com o apoio e trabalho da Silvia que comanda os treinamentos sob sua orientação. Que fora os de clientes tem de sua propriedade 70 animais. “A maioria dos animais em casa são de outros proprietários que eu monto, hoje eu tenho por opinião de não montar animais meus. Você nunca vai me ver montando um cavalo meu.”

Ao todo hoje ele trabalha com 100 animais em treinamento que vão para as competições e cada animal tem um treinamento diferente e com a ajuda das equipes ele consegue mexer em todos os animais. “Por conta disso sempre tem muitos animais meus em pista, na NBQM levei 50 cavalos porque é pertinho, no Raphaela foram 30” conta Vaguinho.

 Competição

Dos animais treinados por Vaguinho há uma programação para saber em quais provas eles irão se apresentar, havendo um revezamento de finais de semana nas competições.

“Acabei formando duas tropas e viajo dependendo da prova com uma tropa, tem prova que a tropa vai duas semanas seguidas e depois ela folga duas, aí eu vou com a outra tropa com outro tudo, geralmente eu levo de 23 a 26 animais, que é carga máxima do caminhão, nas provas por final de semana. E dependendo da competição a gente muda toda a prova, se foi essa semana, não vai à semana que vem, no caso se for duas provas distintas” explica a programação Vaguinho.

Quando mandam um cavalo para o Vaguinho montar, a pessoa quer que o cavalo vá para prova, antes ele conseguia fazer com que uma boa parte dos animais entrassem em pista, pois era opcional pontuar ou não para a ABQM, mas com a nova regra tudo mudo. “Eu tenho que treinar e competir, então tenho que dosar os animais que vão para prova, ainda mais com essa nova regra da ABQM de ter que pontuar todas provas, os cavalos que  a gente colocaria não pontar eu levava mais, hoje tenho o limite de três cavalos para eu montar por categoria. Isso me estreitou bastante, apesar de ter muitas categorias , tinha animal que eu passava na exibição, aberta e potro do futuro, hoje eu tive que direcionar os cavalos cada um na sua categoria, então, ele vai na prova para dar uma passada, porque eu não tenho mais espaço para correr tudo. Pra mim estreitou muito, ficou difícil” expõe.

Nas provas geralmente ele chega um dia antes com a tropa , para poder fazer o reconhecimento do solo da pista, para o cavalo saber onde tem uma faixa a mesa de som, assim ele não terá surpresas na hora da competição. “Então para isso passo todos os animais no trotinho no tambor, você nunca me vai ver lá moendo, passando desesperado, duas horas da manha em pista, isso porque eu tenho confiança no meu trabalho” Se precisar fazer tudo isso na prova com o cavalo eu não preciso levar ele, vou arrumar em casa e acertar com calma, para não ter esse desespero que muitos tem. O cara levanta duas da manhã e vai montar o cavalo dele na pista, tira o animal da rotina, é a mesma coisa, eu tenho uma rotina de dormir às 9 horas da noite se você me ligar 9h01 o meu celular vai estar desligado, se eu for dormir às duas da manhã no caso quando tem de leilão, no outro dia já amanheço baqueado numa ressaca de sono. É a mesma coisa com o cavalo, se acha que o cara vai treinar às duas da manhã em casa? Aí chega à prova, ele monta às oito da manhã, duas da tarde, as oito da noite e vai dar mais uma pegadinha as duas da manha , ele tirou totalmente o cavalo da rotina dele. Quando chega à competição, quer que o cavalo trabalhe bem. Ele não vai trabalhar, ele está estressado, cansado” expõe.

Ele ainda completa. “Costumo dizer que de 60 a70% da prova a gente ganha na própria prova, porque enquanto está todo mundo desesperado naquelas passadas que levanta a galera na arquibancada no treino, a gente está só trotando e na hora da competição pra valer eu toco, se ele não for bem, não virar, na segunda feira vou conversar com ele. Por que você não trabalhou, o que aconteceu? Do contrário, eu vou confiar no meu cavalo que ele vai chegar lá e vai fazer o melhor”

Manejo

Os animais trabalhados por Vaguinho tem um manejo muito simples, todos são criados, mesmo estando em competição soltos em piquetes e ficam completamente ao léu, como ele mesmo conta.

“Costumo dizer que cavalo não é bicho de pelúcia, cavalo tem que ser tratado como cavalo, ele nasceu para comer capim, solto, é assim que os cavalos que trabalho ficam. Como exemplo, aqui no ST, as éguas tomam chuva, sol, geada.  Aí você vai para prova toma uma chuva e não acontece nada com animal, não pega uma gripe e nem fica com baixa resistência. Na outra semana  ligo para  os companheiros de prova e  pergunto: você vai na prova ? E te respondem que não porque a tropa gripou. A minha não tem nada disso, porque está climatizada, é um manejo diferenciado,tanto que elas estão em todas as provas, não faltam, tanto que, hoje a ST Tapioca  ultrapassou a Cromita MA 10 como a mais pontuada” elucida.

Esse processo de manejo é aplicado em todos os Haras que tem a assessoria de Vaguinho, inclusive na casa dele. Na VS Treinamentos ele tem 90 animais e 12 cocheiras, sendo que até os garanhões ficam em piquete, segundo o treinador com esse tipo de manejo eles adquirem resistência e rusticidade. “Minha tropa não é bonita de se ver, mas é funcional, a prova disso é que dificilmente volto das competições sem alguma coisa no bolso”

Equipamentos

Em relação a parte de equipamentos, Vaguinho mostrou tudo que utiliza, tanto nos treinamentos como nas competições, e diz ser bem radical e algumas coisas antigo neste requisito.

Sela de couro com aba quadrada

Selas

A sela indicada por Vaguinho é a de couro e de formato quadrado porque traz benefícios ao animal, tem um jeito particular de colocar nos animais por lhe dar algumas vantagens na hora da competição.

“Sou bem radical nessa parte eu só monto em sela de couro, eu não consigo montar em sela de neoprene, as minhas selas são de aba quadrada, não sou de equipamento bonito, quero uma sela que eu esteja acostumado no dia a dia. Tenho cinco selas de competição que são as velhas, quando elas chegam nova, os meninos montam para sovar e depois é só minha” explica.

Para o treinador o competidor e o animal têm que ficar confortável para poderem acertar a passada, ele o usa como exemplo, pois só você nunca o vê de bota texana só de botina, isso porque é mais confortável e ele pode fazer o que quiser, pois está dentro da rotina dele já que usa sempre botina, e com animal é a mesma coisa, se colocar nele um equipamento que não está acostumado e que não tenha formato adequado vai incomodá-lo.

Posição correta da sela em cima
da cernelha

“Uso a sela quadrada, porque a aba redonda é mais curtinha, e as que são de aba redonda acabam pegando em cima do rim do cavalo, você usa um dia, dois dias, quando vai passar a escova no cavalo ele só falta deitar de dor, aí você precisa ligar pro veterinário vir fazer uma acupuntura ou uma infiltração, sendo que o problema está na sela, a aba redonda não dá um apoio certo no lombo e quanto maior o cavaleiro, maior o problema, e aquela dor lombar que incomoda o animal. A sela de aba quadrada o apoio é maior e o peso fica mais dividido” explica a escolha da sela.

A maneira de selar o cavalo também influencia em alguns pontos na hora de montar o treinador também expõe como ele faz. “Coloco a sela bem pra frente, a manta no meio da paleta e sobrando dois dedos de manta na frente da sela. A sela tem que ficar em cima da cernelha, para poder trabalhar o peso na hora da virada do tambor em cima do posterior do cavalo, para frente ficar mais leve e ele mais dirigido na hora de fazer a virada. Eu costumo dizer que, as provas que eu ganho, são na virada, porque todos os meus animais são de trabalho, então na virada eu ganho o tempo, eles viram demais, apoiando bem o posterior e impulsionando bem na saída, e isso é um detalhe para a vitória.”

Na baliza é a mesma coisa, só que no meio das balizas dou uma adiantada no corpo para ficar um pouco mais rápido, fica mais unido com o animal durante o percurso e isso vai de cavalo para cavalo.

Freio e bridão

Vaguinho separa os que são de treinamento e o que é de competição. No caso do freio cada animal tem o seu para a competição e o bridão ele utiliza sempre nos treinamentos e o modelo do argolão.

O bridão de argolão

“O condicionamento de bridão é preciso para dar  uma amolecidinha no animal. Fui um dos primeiros a trabalhar com o bridão de argolão, porque o animal te dá uma resposta mais rápida , você puxa de um lado e o outro apóia na cabeça do cavalo e ele vem mais fácil. Esse tipo de bridão não entra na boca do cavalo, assim ele reage menos, porque toda ação tem uma reação, e com o bridão de argolão o animal faz o que estou pedindo, reagindo menos e agindo mais.Todos os animais são habilidosos, inteligentes eu só tenho que conseguir que ele entenda um pouco mais fácil o que eu estou pedindo para que ele reaja um pouco menos” explica o treinador.

Em relação ao freio ele enfatiza o que foi dito. “Na prova, coloco o freio de cada um, cada um é de um jeito, o resto é manejo, simplicidade, se você complica o manejo, complica o equipamento, complica a sua vida”

Já a parte da rédea do freio usa no treinamento a aberta e nas competições a rédea fechada.

Estribo

Ele é quem dá o apoio para o cavaleiro montar o animal, e na hora da competição ele tem que estar bem posicionado no pé para não se soltar e atrapalhar a passada do animal.

Para os competidores mais novos ou principiantes Vagner Simionato dá uma dica para que não haja problema na hora da prova. “O vetrape no estribo dá uma aderência a mais, geralmente o jovem joga a perna para trás e acaba perdendo o pé dele, então coloca o vetrpe do meio para baixo e nas laterais do estribo, ficando assim com mais aderência e ele não é proibido pela ABQM”

Gamarra

Gamarra

O treinador dá uma definição simples da importância da gamarra nas competições e declara ser um equipamento importante para que o animal não perca o foco na prova.

“Eu não abro mão da gamarra, você nunca me vai ver montado em um cavalo sem gamarra. Os três tambores e as seis balizas são provas de velocidade com obstáculo, e o papel da gamarra é um limitador, para que o cavalo nunca perca a visão do obstáculo,” expõe.

Para exemplificar, digamos que o bridão pegou em lugar da boca do cavalo que está sensível, isso vai causar uma reação nele, e nisso ele levanta demais a cabeça e perde a visão do obstáculo. Toda vez que isso acontece ele vai ter que abaixar se localizar, posicionar e calcular o tambor para fazer o giro rápido, nesse tempo o competidor já perdeu a prova.

“Nos EUA usam-se muito pouco a gamarra, mas eu aprendi com isso, sou das antigas ainda, tive várias oportunidades, mas fiz bem poucos cursos com americanos. Prefiro montar com treinadores mais das antigas aqui no Brasil mesmo, que resolveram  e fizeram história com o cavalo aqui, como Marcos Toledo, Joel de Oliveira, Benedito Moreira , Valdeci Osti . Prefiro montar com essas pessoas que sabem a realidade dos nossos animais, dos nossos equipamentos, as nossas pistas do que eu fazer um curso com americano que vem com uma realidade totalmente diferente da nossa e vem passar as regras. Então para mim cavalo sem gamarra é como se fosse um homem sem cueca!” simplifica Vaguinho.

Espora, Levantador de Corrente e Gag Bit

A espora, o levantador de corrente e o gag bit para Vaguinho são equipamentos corretivos, que devem ser utilizados de maneira correta para não coibir o animal e acertar no que ele está errando, mas em uso moderado.

“Você precisa usar na hora certa e saber tirar, porque colocar todo mundo coloca e sai usando. Como são equipamentos corretivos, eles podem ajudar como também podem te atrapalhar. Tem cavalo que precisa e tem o que não precisa, por isso você tem que saber à hora de usar, mas não em um grau de 100%, repito, são corretivos eu vou precisar usar  eu vou, mas a partir do momento que eu mostrei para o meu cavalo o que quero já posso tirar. Tem que dar chance para o seu cavalo mostrar que ele entendeu, uma oportunidade dele interagir com você. Passou uma, duas semanas o cavalo voltou a ter problema,coloca o equipamento de novo, dá corretivo nele e tira. Podemos comparar a como educar uma criança, você educa  mostrando os limites e empurrando ele para frente, aqui pode e aqui não pode, o cavalo também é assim”

Dica

Finalizamos a nossa reportagem com uma dica de Vagner Simionato aos jovens treinadores e com algumas observações que ele vem fazendo ao longo de sua carreira como treinador.

“A gente que está de fora e tem mais experiência acaba medindo os jovens e treinadores, eu costumo medir o treinador pela idade dos animais e os ano que ele é aproveitado em pista. Hoje muitos montam o cavalo com dois anos, faz sucesso com três e com quatro ele já desapareceu das pistas. Isso não está certo, o cavalo tem que correr o quanto viver, ele tem que servir para eu correr Potro do Futuro, Aberta, Nacional, dali vai para jovem, amador, principiante e vai acabar ensinando os novos competidores da categoria kids” ressalta o treinador.

Ele cita como exemplo a ST Tapioca que está correndo aberta, mas já está também já está participando da classe amadora e feminina, e diz que daqui a pouco ela vai para a principiante e vai acabar a carreira com kids, servindo para os netos do Dr. Marcos Tolentino. “Ela tem de 9 para 10 anos e não tem nada,nenhuma lesão, porque a gente dosa o limite dela, sem esforçar , a gente cuida, prepara e não explora o limite da égua, tem um programa de prova todo começo de julho o que ela vai correr. Tudo isso  porque a cima de tudo ela é de carne e osso, ela tem estresse, tem dor , tem TPM, e a partir do momento que você respeita o limite de qualquer animal, você vai tê-lo não para um ou dois anos de prova, mas para 10, 15 , 20 e até 30 anos, como é o caso do Taco Mestiço que já foi meu diversas vezes e ele ainda está em pista. Agora tem outro,  o Shady By Creek , que está com a mesma família do Taco.  Isto é resultado de trabalho programado e não explorado, é um cavalo bem planejado como é o caso deles, tem que ser sempre craque para no final, ser um professor para os mais novos” finaliza.

Texto e Fotos: Verônica Formigoni

Três Tambores & Seis Balizas

‘Future Cash Stallions’ é o programa de incentivo pioneiro nos Três Tambores e Seis Balizas

Com mais de R$ 1.170.000,00 distribuídos em premiações o programa da ACBT se destaca como uma força impulsionadora no cenário nacional

Publicado

⠀em

‘Future Cash Stallions’ é o programa de incentivo pioneiro nos Três Tambores e Seis Balizas

A Associação do Cavalo de Baliza e Tambor (ACBT) está na vanguarda da indústria equina brasileira, com o seu pioneiro programa de incentivo, denominado ‘Future Cash Stallions’. São mais de R$ 1.170.000,00 distribuídos em prêmios e cerca de 150 potros premiados.

Future Cash Stallions

O ‘Future Cash Stallions’, foi lançado em 2017 com base nos modelos bem-sucedidos realizados nos Estados Unidos. O programa tem como propósito premiar em dinheiro os potros participantes, filhos dos garanhões registrados na Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) e inscritos no programa, nas modalidades de Seis Balizas e Três Tambores.

As premiações são concedidas exclusivamente durante os eventos oficiais da ABQM, incluindo o Congresso Brasileiro, Campeonato Nacional e Potro do Futuro, elevando ainda mais o prestígio e a competitividade do programa.

“Nosso compromisso é com a promoção dos produtos nacionais, valorizando os filhos dos Garanhões inscritos no programa e ainda incentivar o futuro e crescimento das modalidades de Seis Balizas e Três Tambores no Brasil”, destaca Filipe Fedozzi.

Acesse o site (www.acbt.com.br) e confira o regulamento dos projetos da entidade, também aproveite para conhecer os Garanhões inscritos no ‘Future Cash’. Caso tenha um filho dos reprodutores entre em contato e se inscreva.

Por Giovanna Catanho/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/ACBT

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Três Tambores & Seis Balizas

Wesley Safadão e Xand Avião marcam presença no 15º Grand Prix Haras Raphaela

Considerada uma das maiores competições de Três Tambores da América Latina, 15º Grand Prix, que começou no dia 02, segue até o domingo (10), prometendo fortes emoções em pista

Publicado

⠀em

Wesley Safadão e Xandy Avião marcam presença no 15º Grand Prix Haras Raphaela

A 15ª edição do Grand Prix Haras Raphaela segue agitada em Tietê (SP). A competição que começou no último sábado (02) e segue até o domingo (10), é considerada uma das maiores dos Três Tambores na América Latina, neste ano, distribuindo mais de R$ 1 milhão em prêmios.

Além dos grandes nomes dos Três Tambores em pista, na quarta-feira (06), o evento contou com a presença dos cantores Wesley Safadão e Xand Avião. Vale destacar que desde fevereiro deste ano, o proprietário do Haras WS e Xand Avião, se tornaram sócios na propriedade de Love Of Fling IMP‎, uma‎ filha‎ direta‎ do‎‎ Streak‎ Of‎ Fling‎ na‎ Perhaps‎ Love‎ (‎Holland‎ Ease‎),‎ Campeã‎ e‎ produtora‎ em‎ Vaquejada.

Wesley Safadão no Haras Raphaela

“Quando entrei no mundo do cavalo, mesmo morando no Nordeste, já havia conhecido o Haras Raphaela, sempre muito bem recebido pelo Dirley Rugolo. Agora morando mais perto, fiz questão de vir prestigiar essa prova, hoje com um pouco mais de tempo, acompanhado a prova e sentindo a adrenalina”, destacou Wesley Safadão.

Para o cantor, o cavalo conecta pessoas e família, independente da modalidade. No último ano, o cantor fechou uma parceria com a Betvip, uma casa de apostas, que vem contribuindo para o fomento na Vaquejada, e que, recentemente, adentrou o universo dos Três Tambores, que buscando competidores de destaque no mundo da modalidade, fechando parceria com Sidney Junior, Thaisa Ribeiro, Vinicius Morais e Carol Rugolo, atleta do Haras Raphaela.

Por fim, vale lembrar que que o evento, que acontece no Complexo Haras Raphaela, em Tietê (SP), é aberto ao público e conta também com transmissão ao vivo através do YouTube no canal do Haras Raphaela.

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus
Fotos: Divulgação/Dodô

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Três Tambores & Seis Balizas

Circuito RAM ANTT realiza Etapa na 48ª Festa do Peão de Colorado

O Circuito RAM ANTT deve contar com cerca de 20 etapas nesta temporada, marcando presença nas maiores Festas do Peão e Provas Equestres do país

Publicado

⠀em

Circuito Ram ANTT realiza Etapa na 48ª Festa do Peão de Colorado

O Circuito RAM ANTT marca presença na 48ª Festa do Peão de Colorado onde realiza a terceira etapa da Temporada 2024 entre os dias 21 e 24 de março. A etapa é a mais tradicional do calendário da Associação Nacional dos Três Tambores e todos os anos bate recorde de participação.

Esta será a 19ª vez em toda a sua história que a ANTT realiza uma etapa no evento, que é considerado o Maior Rodeio do Sul do Brasil. Organizado pela Sociedade Rural de Colorado o evento sediou a histórica primeira etapa da ANTT em 2004 e desde então recebeu as Estrelas da ANTT em todos os anos em que foi realizado, exceto nos dois anos de pandemia.

“Colorado é um marco na história da ANTT e é sempre um privilégio para nós estarmos nesta arena tão especial. A cada ano superamos a marca do ano anterior e este ano novamente temos grandes expectativas, pois sabemos que será mais uma edição que vai fazer história. Agradecemos ao presidente José Américo Sichieri, ao Diretor de Rodeio Marcelo Sichieri e toda a sua diretoria pela confiança e por esta parceria tão importante,” declarou Graziella Agnes, presidente da ANTT.

Na edição deste ano as provas se iniciam na quinta-feira (21/03) com o Test Horse. As competições válidas pelo ranking do Circuito RAM ANTT nas categorias Feminino e Mirim tem início na sexta-feira (22/03). Também serão realizadas as categorias GP ABQM na sexta-feira e Jovem – 13 a 18 anos no sábado (23/03).

As inscrições já estão disponíveis através do www.sgpsistema.com e podem ser feitas com desconto até um dia antes da competição, voltando ao valor normal durante o evento. Também já estão disponíveis através do SGP Sistema a reserva de baias que pode ser feita até o dia 15/03 e custam R$ 320,00 cada uma.

É importante ressaltar que as competidoras filiadas a ANTT tem desconto nas inscrições Feminino e Mirim, porém a prova é aberta a todas as competidoras e não é necessário estar filiada a ANTT para competir na etapa, sendo permitido também a participação de qualquer raça equina.

O valor das inscrições antecipadas na Categoria Feminino é de R$ 350,00 (pacote para filiadas), R$ 450,00 (pacote para não filiadas) e R$ 250,00 (cavalo extra). Para a Categoria Mirim, exclusiva para competidoras de até 11 anos, as inscrições custam R$ 300,00 (pacote para filiadas), R$ 350,00 (pacote para não filiadas) e R$ 200,00 (cavalo extra). Em ambas as categorias haverá acréscimo no valor das inscrições a partir de 20/03. O pagamento das inscrições deve ser feito por transferência bancária ou pix e o comprovante enviado através dos contatos da diretoria da ANTT.

A etapa na Festa do Peão de Colorado seguirá o padrão previsto no regulamento para as competições em Rodeios, contando com classificatórias e semifinais na sexta-feira e sábado, e a Final na noite de domingo. Na Categoria Feminino todas as inscritas correm uma classificatória na sexta-feira pela manhã e os 15 melhores tempos fazem a semifinal à noite, de onde saem as cinco primeiras finalistas baseadas na somatória de tempos.

No sábado acontece mais uma classificatória e as 15 melhores se classificam para a semifinal à noite, com as cinco melhores na somatória garantem as vagas restantes na Final. As 10 finalistas disputam o título na noite de domingo durante o Rodeio. A categoria tem uma premiação total garantida de R$ 20 mil caso tenha mais de 40 competidoras e R$ 16 mil com 40 competidoras ou menos, ambas divididas proporcionalmente entre as 10 melhores.

Pela Categoria Mirim acontece uma classificatória na sexta-feira e as cinco melhores fazem a semifinal a noite, com as três melhores na somatória indo direto para a Final. No sábado acontece a segunda classificatória, as cinco melhores fazem a semifinal a noite e as duas melhores na somatória garantem as vagas restantes na Final, que acontece na noite de domingo. A premiação total da categoria será o rateio de 80% das inscrições.

Na Categoria GP ABQM que ocorre na sexta-feira de manhã logo antes das classificatórias da etapa, as inscrições custam R$ 100,00 e a premiação será o rateio de 50% do total arrecadado (25% – 15% – 10%). Pela Categoria Jovem podem se inscrever competidores de 13 a 18 anos e as inscrições custam R$ 200,00. A prova será realizada na manhã de sábado e a premiação será o rateio de 70% das inscrições, pagando de 1° ao 3° até 15 inscritos e de 1° ao 5° lugar com mais de 15 inscritos.

PROGRAMAÇÃO GERAL

Quinta-feira – a partir das 13h

Test Horse

Sexta-feira – a partir das 9h

Test Horse

GP ABQM

Classificatória Mirim

Classificatória Feminino

Semifinais Mirim e Feminino (Rodeio a noite)

Sábado – a partir das 9h

Test Horse

Classificatória Mirim

Classificatória Feminino

Jovem 13 a 18 anos

Semifinais Mirim e Feminino (Rodeio a noite)

Domingo – horário a confirmar

Finais Mirim e Feminino

Entrada no Camping: a partir de quarta-feira – 20/03

Horário de Entrada: Quarta – 13h as 18h – Quinta em diante 07h as 18h

Próximas Etapas Circuito RAM ANTT

Ainda no mês de março o Circuito RAM ANTT realiza uma Etapa Bônus no GRAND PRIX HARAS RAPHAELA (03 a 10 de março). As inscrições já estão disponíveis e para participar da Etapa Bônus é necessário assinalar a opção “PONTUAR PELA ANTT” na Categoria Feminino ou Mirim, que incluí todas as categorias Jovens até 11 anos. Em abril a ANTT realiza uma Etapa Especial durante o 33° Congresso Brasileiro ABQM, e as inscrições e maiores informações estarão disponíveis em breve nas redes sociais da ANTT ou através dos contatos.

Por Divulgação/Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Rodolfo Lesse

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Três Tambores & Seis Balizas

Foi dada a largada para o 15º Grand Prix Haras Rapahela

Considerada uma das maiores competições dos Três Tambores, evento começou no último sábado (02) e segue até domingo (10)

Publicado

⠀em

Foi dada a largada para o 15º Grand Prix Haras Rapahela

Começou, no último sábado (02), a 15ª edição do Grand Prix Haras Raphaela, um dos eventos mais aguardados e prestigiados do cenário equestre nacional. O evento, que é considerado um dos maiores dos Três Tambores na América Latina, irá distribuir mais de R$ 1 milhão em prêmios.

O segundo dia do evento, domingo (03), foi marcado pela abertura oficial do evento. Estiveram presentes nomes de peso do meio do cavalo, como a presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha – ABQM, Mônica Ribeiro e o vice-presidente Loly, além do presidente do Jockey Club de Sorocaba, Jonatas Dantas. Dentre as autoridades civis locais, o evento contou com a presença do prefeito municipal Vlamir Sandei e o presidente Câmara dos Vereadores, Adriano Aronchi.

Programação Grand Prix Haras Raphaela

Além das disputas em pista, o Grand Prix contará ainda com o 12º Leilão Haras Raphaela Show de Estrelas & Convidados, onde serão oferecidos animais de altíssima qualidade para venda. E também como parte da programação do evento, ocorrerá a entrega da premiação na Calçada da Fama Vetnil, momento onde os vencedores serão eternizados no prestigioso hall de campeões do Grand Prix Haras Raphaela.

Com disputas em 23 categorias, nesta terça-feira (05), começam as categorias oficiais do 15º Grand Prix do Haras Raphaela. Vale destacar que o evento, que acontece no Complexo Haras Raphaela, em Tietê (SP), é aberto ao público e conta também com transmissão ao vivo através do YouTube no canal do Haras Raphaela.

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus
Fotos: Divulgação/Batata Bueno

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Três Tambores & Seis Balizas

Inicia neste sábado (02/03) a 15ª edição do Grand Prix Haras Raphaela, com a maior premiação da história

Evento de Três Tambores promete agitar o cenário equestre nacional com mais de R$ 1 milhão em prêmios e a presença de mais de 1.500 animais competindo

Publicado

⠀em

Inicia neste sábado (0203) a 15ª edição do Grand Prix Haras Raphaela, com a maior premiação da história

Começa neste sábado (02), a 15ª edição do Grand Prix Haras Raphaela, um dos eventos mais aguardados e prestigiados do cenário equestre nacional. Promovido no Complexo Haras Raphaela, em Tietê (SP), este torneio de Três Tambores é considerado um dos maiores da América Latina e atrai competidores de todo o Brasil, além de participantes internacionais.

Grand Prix Haras Raphaela

A grande novidade deste ano é a histórica premiação de R$1.150.000,00, que será distribuída entre os destaques de 23 categorias distintas. Entre as premiações especiais, destacam-se o Tira Teima, com R$ 230 mil em 15 divisões, e a Premiação de 15 anos do Grand Prix Haras Raphaela, que contemplará os vencedores com R$ 28.500 em sorteios exclusivos, além de um carro para o campeão da melhor média Vetnil e outro para o campeão Star HR.

Durante os nove dias de competição – que se encerra no dia 10 de março -, mais de 1.500 animais estarão disputando os prêmios e a glória nas pistas do Haras Raphaela.

Para aqueles que não puderem comparecer pessoalmente, as emoções do Grand Prix serão transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube do Haras Raphaela, garantindo que os fãs do esporte possam acompanhar cada volta no tambor e cada vitória de onde estiverem.

Infraestrutura completa e programação diversificada

Além das competições, o Complexo Haras Raphaela oferece uma infraestrutura completa para o conforto e entretenimento do público. Com uma área totalmente coberta, praça de alimentação variada, restaurante Raphaela’s Gourmet, café HR, food trucks e stands com diversos produtos, o evento promete uma experiência única para os presentes.

E como uma cereja no topo do bolo, o Grand Prix contará ainda com o 12º Leilão Haras Raphaela Show de Estrelas & Convidados, onde serão oferecidos animais de altíssima qualidade para venda.

Ainda como parte da programação do evento, ocorrerá a entrega da premiação na Calçada da Fama Vetnil, momento onde os vencedores serão eternizados no prestigioso hall de campeões do Grand Prix Haras Raphaela. Este é um evento imperdível para os apaixonados por cavalos e competições equestres, que promete reunir o que há de melhor no mundo do Três Tambores.

Fique ligado nas redes sociais do @harasraphaela para acompanhar todos os detalhes deste grande evento.

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Foto de chamada: Divulgação/Haras Raphaela

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Três Tambores & Seis Balizas

15º Grand Prix Haras Raphaela promete agitar o cenário equestre nacional com premiação milionária

Competição, que acontece de 02 a 07 de março em Tietê (SP), distribuirá mais de R$ 1 milhão em prêmios entre os destaques de 23 categorias diferentes

Publicado

⠀em

15º Grand Prix Haras Raphaela promete agitar o cenário equestre nacional com premiação milionária

O Complexo do Haras Raphaela, localizado em Tietê (SP), será palco da 15ª edição do Grand Prix Haras Raphaela, um dos eventos mais aguardados pelos amantes dos Três Tambores. Com uma premiação total de R$1.150.000,00, distribuídos entre os destaques de 23 categorias distintas, a competição promete movimentar o cenário equestre nacional.

Segundo Rose e Dirley Rugolo, proprietários do Haras Raphaela, o Grand Prix já se consolidou como um marco no calendário esportivo do país. Nas 14 edições anteriores, foram contabilizadas cerca de 45 mil inscrições e distribuídos mais de R$ 8.826 milhões em premiações. “Se já contarmos com a 15ª, o valor chega a quase R$ 10 milhões”.

Ainda segundo o casal, desde que se consolidou no mercado, a competição trouxe muitas novidades ao setor, sendo o pontapé inicial oficial da temporada. “O Grand Prix Haras Raphaela é mais do que uma competição, é um evento que reúne apaixonados pelo mundo equestre de todas as regiões do Brasil. É o pontapé inicial oficial da temporada das grandes provas de Três tambores, e muitas vezes define o rumo do esporte para o ano”, destacam Rose e Dirley Rugolo.

Divulgação/Batata Bueno

História do Grand Prix

O evento tem suas raízes na paixão da família Rugolo pelos cavalos. Desde as cavalgadas com as filhas Carol e Louise, até a descoberta da modalidade dos três tambores, o amor pelos equinos sempre esteve presente na vida de Rose e Dirley Rugolo. Em 2007, buscando um local adequado para criar e treinar seus animais, a família adquiriu o Haras Raphaela, batizado em homenagem à primogênita do casal, que faleceu precocemente.

Como parte da inauguração do Haras, surgiu o Grand Prix Haras Raphaela, que se tornou uma referência no esporte de Três Tambores no Brasil. Com premiações atrativas e uma estrutura impecável, o evento não apenas atende aos competidores, mas também preza pelo bem-estar dos cavalos, uma prioridade para a família Rugolo.

“Para esta edição, estamos preparando uma estrutura ainda melhor, com praça de alimentação completa, premiações especiais e ampliação das instalações. Teremos também um leilão especial com o que há de melhor em nosso criatório”, finaliza o casal de proprietários do Haras Raphaela.

Inscrições ainda estão abertas

Os interessados em participar, ainda podem se inscrever pelo site www.sgpsistema.com. A prova, homologada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), também receberá uma etapa do Circuito ANCAF do Cavalo Árabe, proporcionando uma experiência completa aos amantes do Três Tambores.

Para mais informações, basta entrar em contato com: Flávia Cajé pelo telefone (15) 99696-8822 ou demais informações sobre evento com Roberto Ulhoa no (15) 998448822.

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Foto de chamada: Divulgação/Haras Raphaela

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Três Tambores & Seis Balizas

Analu de Geus e Helena Zerbinato vencem Etapa Bônus da ANTT na Prova ZD&EK

Em setembro de 2023 a ANTT deu início a sua 21ª temporada consecutiva, um marco nas arenas e pistas brasileiras, sendo o campeonato mais antigo em atividade e mais duradouro da história dos Rodeios no Brasil

Publicado

⠀em

Analu de Geus e Helena Zerbinato vencem Etapa Bônus da ANTT na Prova ZD&EK

No último fim de semana a ANTT – Associação Nacional dos Três Tambores, mais uma vez marcou presença no Show de Três Tambores ZD & EK onde realizou uma Etapa Bônus do Circuito RAM ANTT. A prova que foi realizada na Pista Coberta do Parque Ney Braga em Londrina (PR) é uma das maiores e mais tradicionais do calendário equestre nacional.

Este foi o quarto ano consecutivo em que a ANTT realizou uma Etapa Bônus no evento, marcando mais um capítulo desta parceria de sucesso. Comemorando sua 16ª edição com grande sucesso, a prova é a união de duas das marcas mais famosas do mercado equestre nacional, a ZD de Marília (SP) e a EK de Umuarama (PR).

“Por mais um ano estivemos presentes no Show de Três Tambores ZD & EK, o que é sempre motivo de muita honra para a ANTT. Em nome da nossa diretoria quero agradecer a todas as competidoras que fizeram parte da Etapa Bônus, seus treinadores e familiares, e um agradecimento especial também ao Sr. Paulo Dedemo, ao Eduardo Kucinski, toda a equipe do ZD e do EK, e a Letícia do Valle pela parceria e confiança em receber a ANTT mais uma vez no evento,” disse a presidente da ANTT, Graziella Agnes.

A Etapa Bônus foi mais uma oportunidade das competidoras pontuarem no Circuito RAM ANTT nas categorias Feminino e Mirim e devido ao nível geral das competições do evento a etapa mais uma vez superou as expectativas, reunindo os principais conjuntos da atualidade em ambas as categorias, o que resultou em uma disputa acirrada do início ao fim.

Pela Categoria Feminino o título da Etapa Bônus foi de Analu de Geus, que conquistou sua primeira vitória pela ANTT. Em conjunto com Trinity Gray a competidora concluiu a prova em 17,189 segundos para assegurar o primeiro lugar e escrever seu nome na galeria de campeãs do Circuito RAM ANTT.

O segundo lugar ficou com Leila Marisa de Oliveira, que fez conjunto com Queen N Dash HSJR para marcar o tempo de 17,276 segundos. Ela foi seguida por Rafaela Slaviero que garantiu a terceira colocação com Django Red Agae e Kelly Caroline que foi a quarta colocada montando Shes Famous Bug KLF, enquanto Simone Zamora Cunha completou o pódio da Categoria Feminino na quinta colocação com Luna Easy Fame.

Na Categoria Mirim, a pequena estrela Helena Zerbinato venceu pela segunda semana consecutiva, depois de também ter conquistado o título no ANTT Barrel Show dias antes. Marcando o tempo de 17,701 segundos em conjunto com MJS Blonde Ta Fame, a jovem estrela da ANTT conquistou sua terceira fivela na temporada e se mantém como uma das principais candidatas ao título nacional da categoria.

A segunda colocada da categoria exclusiva para competidoras de até 11 anos foi Luísa Gonçalves que fez conjunto com Poco More e concluiu a prova em 17,957 segundos. Completaram o pódio da Categoria Mirim, Alice Cruz Camargo com Vivi Zorrero, em terceiro lugar, Bianca Tessi com Calana Líder ID na quarta colocação e Maria Luiza Blásio com Sheza Olena Question que terminou na quinta colocação.

Circuito RAM ANTT – Etapa Bônus Prova ZD&EK

Classificação Final – Categoria Feminino

1 – Analu de Geus – Trinity Gray – 17s189

2 – Leila Marisa de Oliveira – Queen N Dash HSJR – 17s276

3 – Rafaela Slaviero – Django Red Agae – 17s293

4 – Kelly Caroline – Shes Famous Bug KLF – 17s373

5 – Simone Zamora Cunha – Luna Easy Fame – 17s396

6 – Ana Vitória Benis – Chick Bullion Bryan – 17s440

7 – Bárbara Menezes Moura – Frenchmans Cartel – 17s452

8 – Mayana Muniz – Ivis Ta Fame HR – 17s624

9 – Letícia do Valle – Memes Fame EK – 17s875

10 – Livia Alves – Hot N Victory – 18s267

 

Circuito RAM ANTT – Etapa Bônus Prova ZD&EK

Classificação Final – Categoria Mirim

1 – Helena Zerbinato – MJS Blonde Ta Fame – 17s701

2 – Luísa Gonçalves – Poco More – 17s957

3 – Alice Cruz Camargo – Vivi Zorrero – 18s201

4 – Bianca Tessi – Calana Líder ID – 18s331

5 – Maria Luiza Blásio – Sheza Olena Question – 18s412

PRÓXIMAS ETAPAS

Dando continuidade a Temporada 2024 o Circuito RAM ANTT realiza mais uma Etapa Bônus no BAURU TAMBOR FEST em Bauru (SP), que acontece de 22 a 24 de fevereiro. As inscrições e reservas de baias já estão disponíveis no SGP Sistema, e todas as informações estão no site oficial e nas redes sociais da ANTT. Em seguida serão realizadas etapas no GRAND PRIX HARAS RAPHAELA (Etapa Bônus) de 03 a 10 de março e na FESTA DO PEÃO DE COLORADO em Colorado (PR) de 22 a 24 de março. As informações de todas as etapas estão disponíveis nas redes sociais da ANTT ou através dos contatos.

Por Divulgação/Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Hugo Lemes

Leia mais notícias aqui.

 

Continue lendo

Três Tambores & Seis Balizas

Competidora de Três Tambores fecha parceria com plataforma de apostas e vislumbra novo horizonte

Carol Rugolo, do Haras Raphaela, se associa à Bet VIP para explorar novas oportunidades no mundo do Três Tambores

Publicado

⠀em

Competidora de Três Tambores fecha parceria com plataforma de apostas e vislumbra novo horizonte

A competidora Caroline Rugolo, do renomado Haras Raphaela, está pronta para desbravar novos horizontes a partir da parceria estratégica com a Bet VIP, uma plataforma de apostas que já é amplamente utilizada na Vaquejada e agora está ingressando no universo dos Três Tambores. A empresa está direcionando seus esforços para selecionar alguns competidores de destaque do mundo do tambor, sendo Carol uma das escolhidas.

“Fiquei muito lisonjeada pelo convite. A Bet VIP chega para somar em nosso esporte. Sem dúvidas, essa parceria levará o esporte a outro patamar. Estou muito empolgada”, comemorou a competidora, conhecida carinhosamente como Carol Rugolo.

Carol Rugolo – Competidora Haras Raphaela

A atleta do Haras Raphaela, que fica localizado em Tietê (SP), enfatiza que a Bet VIP é uma plataforma versátil que abrange diversas modalidades esportivas. “Nos Três Tambores, não será diferente. A plataforma está preparando uma série de possibilidades. Embora haja uma seleção de provas, muitas novidades estão por vir”.

Com essa parceria promissora, a Bet VIP entra com força no mundo dos Três Tambores, trazendo consigo novas perspectivas e oportunidades para os competidores e aficionados pelo esporte. “Fazer parte desse time me deixa muito empolgada. Eu testemunhei o crescimento que as plataformas de apostas trouxeram para outros esportes. O verdadeiro legado será o crescimento e desenvolvimento contínuo do esporte”, conclui Carol.

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Rodrigo Monteiro

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Três Tambores & Seis Balizas

ANTT Barrel Show: Edição especial de cinco anos teve grande sucesso

Considerado o evento destaque da temporada, o ANTT Barrel Show recebeu a elite dos Três Tambores durante três dias de disputas emocionantes no Haras Raphaela

Publicado

⠀em

ANTT Barrel Show Edição especial de cinco anos teve grande sucesso

Comemorando cinco anos de história, de 08 a 10 de fevereiro aconteceu mais uma edição do ANTT Barrel Show, o evento conceito da ANTT – Associação Nacional dos Três Tambores. A quinta edição da prova foi realizada novamente no Haras Raphaela, o maior complexo de competições equestres das América Latina e reuniu a elite da modalidade Três Tambores no fim de semana do carnaval.

“O ANTT Barrel Show é o nosso evento de destaque na temporada e por isso trabalhamos durante meses para realiza-lo da melhor maneira possível. Estamos muito felizes que depois de tanto esforço e dedicação conseguimos realizar mais uma edição com grande sucesso para comemorar os cinco anos da prova. Em nome de toda a diretoria da ANTT, agradeço a todos que participaram e ajudaram de alguma forma a realizar o ANTT Barrel Show 2024,” declarou a presidente da ANTT, Graziella Agnes.

Mais uma vez o ANTT Barrel Show ultrapassou a marca de R$ 150 mil em premiação e superou o total de 1500 inscrições nas 22 categorias realizadas, que envolveram as mais diversas idades e graduações da modalidade. As competições de todas as categorias foram transmitidas ao vivo e na integra pelo Canal Estrelas da ANTT no YouTube, mais uma vez registrando recorde de visualizações.

A presidente da ANTT agradece aos competidores, treinadores, proprietários de animais e familiares que mais uma vez foram parte fundamental do ANTT Barrel Show, em especial aos patrocinadores, parceiros, equipe de trabalho, fãs e demais colaboradores que tornaram possível o sucesso do evento. Ela também agradece a Graziela Mendonça, Paula de Camargo, Letícia do Valle, Rafaela Slaviero e toda a diretoria da ANTT pelo empenho na realização da quinta edição do evento.

Complementando ela agradece especialmente a família Rugolo, ao Filipe Fedozzi e toda a equipe do Haras Raphaela pelo suporte e parceria em mais uma edição do ANTT Barrel Show e a todo staff que ajudou a realizar o evento, incluindo a apresentadora Aline Lima, o médico veterinário Dr. César Fabiano Vilela, o juiz oficial Miguel Alves, o locutor Daniel Netto e sua equipe, a videomaker Ana Carolina Simonato, o fotografo Marcos Stevanelli, ao Zóio e Agmar Cunha responsável pelo preparo de pista, a equipe de manejo, as Agências PrimeComm e Farol Lab, a JK Produções (sistema de imagens e transmissão) e aos patrocinadores e expositores que prestigiaram o ANTT Barrel Show.

Keila Mendonça e Helena Zerbinato vencem etapa do Circuito RAM ANTT

Como nas outras quatro edições anteriores, o ANTT Barrel Show 2024 se destacou pelo alto nível das competições em todas as categorias. Além das categorias oficiais com animais e competidores das mais variadas idades, o evento contou com uma etapa do Circuito RAM ANTT, valendo pontos para o ranking Feminino e Mirim.

As duas categorias tiveram uma classificatória na sexta-feira, com as cinco melhores competidoras da Categoria Mirim e as 10 melhores da Categoria Feminino se classificando para a Final no sábado. As Finais são o momento mais esperado do ANTT Barrel Show e traz um conceito implementado desde a primeira edição, com apresentação e locução no estilo Rodeio, levando toda a emoção das arenas para a pista.

Marcando o melhor tempo da Final, Keila Mendonça conquistou o título da Categoria Feminino em conjunto com Coldy Miracle MAV, saindo da terceira colocação para vencer mais uma vez nesta temporada. A competidora que também venceu a abertura da temporada no Jaguariúna Rodeo Festival totalizou 33,447 segundos nas duas apresentações no ANTT Barrel Show e se mantém entre as primeiras colocadas do ranking do Circuito RAM ANTT.

A segunda colocação na categoria foi de Caroline Nogueira em conjunto com EF Zuma Brown, após totalizar 33,728 segundos na prova. Ela foi seguida por Maiara Oliveira Alves com JJ King Tux B2B, na terceira colocação, Mayana Muniz com Ivis Ta Fame HR, na quarta colocação e Caroline Rugolo com Daslu Show, que completou o pódio na quinta colocação.

Entre as pequenas estrelas da Categoria Mirim a vitória foi de Helena Zerbinato, que também conquistou sua segunda fivela na temporada depois de manter a regularidade na prova. Em conjunto com MJS Blonde Ta Fame a pequena estrela da ANTT completou a passada final com o tempo de 17,063 segundos para sair da quarta colocação e terminar no lugar mais alto do pódio.

Completando o Top 5 da Categoria Mirim, Maria Eduarda Simões garantiu o segundo lugar com Prime Holland Fly, enquanto Natália Ribeiro Freire foi a terceira colocada com Little Potato Red. A quarta colocada da categoria foi Lívia Alves em conjunto com Hot N Victory, seguida de Alice Camargo que ficou em quinto lugar com Muchacho Corona.

O resultado completo está disponível em www.sgpsistema.com

Por Divulgação/Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Marcos Stevanelli

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Três Tambores & Seis Balizas

ANTT Barrel Show começa na quinta-feira (08) no Haras Rapahela

Associação se tornou uma referência no mercado equestre, estando presente nas principais festas e provas do segmento no Brasil

Publicado

⠀em

ANTT Barrel Show começa na quinta-feira (08) no Haras Rapahela

Comemorando cinco anos de história a edição 2024 do ANTT Barrel Show tem início nesta quinta-feira (08) no Complexo Haras Raphaela, em Tietê (SP). A prova conhecida como o “Evento Conceito da ANTT” é realizado pela Associação Nacional dos Três Tambores e reunirá alguns dos principais competidores e animais da modalidade nos dias 08, 09 e 10 de fevereiro.

ANTT Barrel Show

Esta será a quinta edição do evento que foi lançado em 2020 e colocou em prática um antigo sonho da diretoria da ANTT, de realizar uma prova própria para compor seu calendário anual. Ao longo de sua história o ANTT Barrel Show se tornou conhecido não somente pela qualidade da competição em pista, mas também por apresentar novidades e ideias que hoje podem ser vistas também em diversas outras provas.

“É muito especial para a ANTT chegar a esta marca de cinco anos do nosso evento. É apenas o início de uma história, mas é gratificante saber que mesmo em tão pouco tempo o ANTT Barrel Show já superou desafios, teve grandes conquistas, lançou conceitos e se tornou uma referência no mercado equestre. Estamos com grandes expectativas e não temos dúvidas que esta será a nossa maior edição”, afirmou Graziella Agnes, presidente da ANTT.

Com a proposta de levar uma experiência única para os competidores e demais participantes que estiverem presentes na prova, assim como também para o público que assiste através da transmissão ao vivo na internet, o ANTT Barrel Show traz a cada ano novos diferenciais. Além do conceito implantando pela competição ao logo em sua primeira edição, de levar toda a emoção das provas nas arenas de Rodeio para as pistas, o evento tem como diferencial uma locução mais vibrante, maior interação entre os apresentadores e o público, show musical, entre outras diversas atrações.

A edição deste ano terá transmissão ao vivo de todas as categorias através do canal Estrelas da ANTT no YouTube, com a apresentação de Aline Lima, que vai levar ao público todos os detalhes das competições e bastidores da prova. O evento também contará com um show exclusivo com a dupla Leandro & Rafael que se apresenta após a prova na sexta-feira, dia 09.

“Um dos diferenciais do ANTT Barrel Show sempre foi relacionado a mídia e este ano além de todo o planejamento na divulgação antes, durante e após o evento, lançamos em nossas redes sociais o Hall da Fama do evento, onde apresentamos os campeões das categorias nas quatro primeiras edições da prova. Além de valorizar os competidores e animais que passaram por nossa pista nestes anos, buscamos eternizar o nome dos conjuntos campeões que estão ajudando a escrever a nossa história”, completou a presidente da ANTT.

Em pista, o ANTT Barrel Show contará com 24 categorias que incluem as mais diversas idades e graduações, com uma premiação garantida de mais de R$ 150 mil. As inscrições para todas as categorias ainda estão disponíveis através do www.sgpsistema.com e podem ser realizadas até o dia da competição.

Todas as categorias correrão em pista oficial e são oficializadas pela ABQM. Entre os principais destaques do evento estão a categoria Tira-Teima, com uma premiação garantida de R$ 25 mil, e um bônus especial de R$ 25 mil oferecidos pela ANTT e Haras Raphaela em caso de quebra de recorde da pista, em qualquer uma das categorias.

As categorias Feminino e Mirim valem pontos para o ranking do Circuito RAM ANTT, o principal da modalidade no país. Nas duas categorias haverá Classificatórias e Finais, valendo a somatória dos dois tempos. As competidoras filiadas a ANTT têm desconto nas inscrições Feminino e Mirim, mas as duas categorias também estão abertas a não filiadas.

Próximas Etapas

Na sequência o Circuito RAM ANTT realiza etapas na Prova ZD&EK em Londrina (PR) (15 a 18 de fevereiro), Bauru Tambor Fest em Bauru (SP) (22 a 24 de fevereiro), Grand Prix Haras Raphaela em Tietê (SP) (03 a 10 de março) e Festa do Peão de Colorado em Colorado (PR) (22 a 24 de março). As informações de todas as etapas estão disponíveis nas redes sociais da ANTT.

Por Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Liliane Toledo

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo