No começo de junho o Governo de São Paulo liberou, com a publicação de Decreto, a solicitação para autorização de eventos com concentração de animais
Pouco a pouco, com responsabilidade, o meio equestre caminha para voltar à sua normalidade. Dessa forma, a Prova Encontro dos Amigos aconteceu no dia 13 de junho, no Haras WS, em São José do Rio Preto/SP. A primeira a ser aprovada com bases na portaria da Coordenadoria de Defesa Agropecuária-09, publicada no Diário Oficial da União em 6 de junho.
De acordo com o SGP Sistema, foram 215 inscrições, com a participação de 99 animais e 70 competidores, e uma premiação distribuída de R$ 10.199,00. “A primeira prova com a liberação do GTA sob as normas do novo Decreto do Estado de São Paulo foi um show”, avalia Luciano Delarco. “O desafio para casa não era somente os Três Tambores. Com as provas voltando a um ‘novo normal’ todos tiveram que se adaptar as regras”.
Então, seguindo protocolos rígidos de segurança para salvaguardar a saúde de todos em face da pandemia do novo coronavírus, conforme instruções dos órgãos de saúde mundial, nacional, estadual e municipal, competidores e treinadores puderam matar um pouco da saudade das competições
“Tivemos uma equipe bastante reduzida para tocar a prova, seguranças o tempo todo alertando para o cumprimento das regras. Portanto, conseguimos realizar esse evento com toda a tranquilidade. A pista estava show e as marcas alcançadas falam por si. Nosso agradecimento a todos que compareceram”, reforça Wagner Silva, do Haras WS.
Alguns resultados
Tatiele Carolina da Silva, com Famous Leo, marcou o menor tempo, 17s440, vencendo a Feminina. O segundo menor tempo dia ficou para Juan Luiz de Chico, e Famosa Shady FHG, 17s470 no Tira-Teima. Em seguida, com a terceira menor marca, Isabella Borsio Salim, EF Fame By Brahma, 17s481, segundo lugar na Feminina.
Juan Luiz de Chico voltou a vencer e colocou mais dois tempos no Top 5 geral da Prova Encontro dos Amigos. Com Makena Toro Leo VN marcou 17s485 para ficar com o título da Aberta Junior; e com Estrela Seis AD seu tempo foi 17s504 e o título da Aberta Sênior. Entre as categorias uma prova em Pista Reduzida, que teve Maria Fernanda Correa Cunha e Yellow Deck vencedores, 14s341. Resultados completos, clique aqui.
Acima de tudo, é importante reforçar que a Prova Encontro dos Amigos foi um ponta pé inicial importante para a retomada gradual dos eventos de cavalo e provas equestres, mas os especialistas com quem o portal Cavalus mantém contato ponderam que não significa que as provas irão voltar ao normal em pouco tempo.
Associações de raça e modalidade, assim como promotores de provas estão criando cartilhas de protocolos sanitários para apresentar os projetos às prefeituras de cada cidade e assim conseguir a liberação. É preciso cautela e responsabilidade nessa retomada.
Por Luciana Omena
Crédito da Foto: Divulgação/Haras WS
Veja mais notícias da modalidade Três Tambores no portal Cavalus