Uma égua campeã nos três tambores e o amor de sua proprietária por ela

Leticia Valle, 34 anos, natural e moradora de Presidente Prudente/SP, tem cavalos no Pegos Ranch, em Martinópolis/SP e também na Sociedade Hípica da cidade. Formada em Administração de Empresas na Faap, em São Paulo, ela hoje atua na pecuária e com administração financeira. Dividindo seu tempo entre o trabalho e as competições de três tambores pelo Brasil.

Quando tinha seis anos, entrou para a escola de equitação da Hípica em Prudente. “Fiz hipismo durante 16 anos, depois parei quando arrumei estágio na época da faculdade. Como morava em São Paulo, naquela loucura, fiquei sem tempo para montar. Mas depois de oito anos me mudei novamente para Prudente e comecei a montar de novo”, conta ela que fez sai primeira prova de salto aos sete anos.

Foto: Hugo Lemes

Na sua carreira como competidora de três tambores a égua Miss Bestsurprise foi – e ainda é – uma parte muito importante. “Meu cavalo, White Wars Agae, machucou, era abril de 2015, e eu comecei a procurar outro animal para correr, já que ele ia ficar parado por mais de oito meses. Certo dia, estava conversando com a Simone Zamora e ela lembrou da Best. Lembro bem das palavras dela: ‘é a égua certa para você’. Acabei ligando na hora para a Regiane, a dona dela na época, e combinei de experimentá-la. Logo na primeira prova demos um 17s132, foi inexplicável nossa conexão”.

As duas passaram a ser um conjunto super querido nas provas de três tambores. Mas do que isso, conquistaram muitos títulos juntas. Com Miss Bestsurprise, Leticia foi reservada campeã Nacional ABQM 2016 Amador Light, campeã Copa dos Campeões ABQM 2016 Amador, reservada campeã do Grand Prix Haras Raphaela 2016 Feminino, campeãs Super Semana do Tambor 2017 Feminino, campeã Paranaense 2015/2016 Amador e Feminino, campeãs NBHA-Maringá 2015/2016 Amador e Feminino, com quatro tempos na casa dos 16 segundos.

Há dois anos, Leticia perdeu Miss Bestsurprise após a égua contrair uma infecção que desencadeou uma laminite. “Foi o animal que mais marcou a minha vida, era única. Para mim, ela é a ‘The Best’. Sabe aquele cavalo especial que passa uma vez só na sua vida? Então, na minha foi a Miss Bestsurprise!!”, conta a amazona.

Nesse tempo em que as duas não estão mais perto fisicamente, Leticia ficou com as boas recordações. “Só tenho lembranças maravilhosas dela, eu fiz tudo para que ela não fosse embora. E ela sabia disso, por isso lutou muito até o fim pela vida. Infelizmente, perdemos essa batalha. A Best me deixou essa lição também. Sei que ela vai me acompanhar para sempre, sinto ela muitas vezes, mais ainda quando estou junto da única filha que ela me deixou, a Bestinha. Miss Bestsurprise foi a minha melhor surpresa, e me deixou meu melhor presente, Miss Best Seis”, finalizou.

Por Luciana Omena
Foto de chamada: Hugo Lemes

Escreva um comentário