16s109. Com essa marca incrível, o conjunto Order A Victory LW (Victory Fly X Slostartfastfinish) e Edson Carlos da Rosa Santos bateram o recorde mundial dos Três Tambores, ontem (23), no 2º Top Show Rancho 2020, evento promovido pelo Rancho 2020, no Rancho Mariana.
O conjunto competia na categoria Senior, oficializada pela ABQM, com mais 88 conjuntos que brigavam para cumprir o desafio proposto por Fabio Vieira da Silva, do Rancho 2020: “quem quebrar o recorde mundial nesse evento vai ganhar um prêmio extra de R$ 100.000,00!”, desafiou Silva.
E o desafio foi cumprido com maestria! Com mais de 100 passadas na casa dos 16s, e mais de R$ 375 mil em ganhos segundo o SGP Sistema, Order A Victory LW, de criação e propriedade da FNSL, e montada por Edson Carlos da Rosa Santos, não só aceitaram o desafio, como baixaram muito esse tempo.
O conjunto tem no seu currículo entre os diversos títulos dois de campeãoes consecutivos no Congresso Brasileiro da ABQM, na categoria GP ABQM Castrado.
Fabio Vieira da Silva, do Rancho 2020, promoveu o desafio com o intuito de fomentar as provas de Três Tambores e conseguiu o resultado. Mas, este número ainda pode baixar, visto que o campeonato vai até domingo e o desafio é válido para todas as categorias.
A Arena Coberta do Rancho Mariana é considerada pelos conjuntos como uma das pistas mais rápidas e seguras do Brasil. Trabalhada por Rogério Souza, profissional que é aluno e seguidor do norte-americano Jim Kiser, maior especialista em pistas do mundo.
Top Show Rancho 2020, uma realização do Rancho 2020, organizado pela N eventos Equestres e MAX Assessoria em Eventos e tem como Juizes Oficias da ABQM os experientes Eugenio Scatena e Marcos Clapis.
Quem sabe até domingo vem mais surpresas por ai! Vamos ficar na torcida!
Histórico do recorde mundial
Décio Talon e IN Love Fame HR (El Shady Zorrero x Cheyenne Fame I AM), animal de criação do HR, detinham o recorde mundial dos Três Tambores com o tempo de 16’213, conquistado na categoria Tira Teima, durante o Grand Prix, realizado em março último.
Anteriormente, o recorde pertencia a outro conjunto brasileiro Sidnei Pereira da Silva Júnior e Prime Fishers MCM (Fishers Dash x Prime Henryetta), detinham o tempo de 16’313, conquistado na categoria Tira Teima, durante a 4ª Etapa da III Copa Haras Turato, em Nova Independência/SP, realizado em janeiro último.
Essa não foi a primeira vez que Sidnei Júnior bateu o recorde mundial. Em 2019, na pista de Maringá/PR, montando Game Boy EK, ele bateu o recorde mundial com o tempo de 16’374.
Em 2021, Evelino Rocha e Rollin IN The Fame tomaram o posto de Sidnei, com a marca de 16’369.
Estamos cada vez mais próximos da casa dos 15s. Será que os conjuntos atingem essa marca ainda esse ano? Vamos aguardar!
Por: Camila Pedroso
Vídeo: Beto Negrão
Mais notícias no portal Cavalus