Foram seis etapas, todas com alto índice de adesão dos competidores
O Campeonato Estadual da Associação Carioca do Cavalo Quarto de Milha – RJQM chegou ao fim em sua 32ª edição. O Rio é um dos importantes redutos do QM no Brasil, abrigando diversos criatórios de renome e uma infinidade de boas provas. Três Tambores e Seis Baliza são o forte nessa região, que também realiza prova de Rédeas, Team Penning, Ranch Sorting e Laço. A temporada foi forte, mais uma vez. Se contarmos somente as provas de Tambor e Baliza, mais de seis mil inscrições somando as seis etapas e distribuição de mais de R$ 600.000,00.
Centro Hípico Sapucaia. Foto: CedidaA última etapa aconteceu de 7 a 10 de junho, no Centro Hípico de Sapucaia, em Sapucaia/RJ. O Centro Hípico, em Sapucaia, tem sido nos últimos anos o grande local para receber as maiores provas da região. É o único com pista Coberta no Rio de Janeiro e o empreendimento integra um conjunto de atrações. Foi criado para divulgar, incentivar e aprimorar atividades rurais e tornar a região de Aparecida/Sapucaia um local para realização de grandes eventos. São realizadas competições que fazem parte do calendário oficial das mais importantes associações esportivas do segmento durante todo o ano.
Premiação de RédeasE foi nesse clima que os atletas e seus cavalos chegaram a etapa final da temporada. Para Tambor a Baliza, foram registrados 792 inscrições e uma premiação distribuída de R$ 73.606,00. No mesmo final de semana ainda aconteceram as finais de Rédeas e a quinta etapa do Barrel Racing Brasil. Entre os destaques da prova, Aleilton Silva Nascimento e B2B Killer Tux, que foram os mais rápidos. Pela categoria GP Angolano Beaver, marcaram 17s109, o menor tempo de todo final de semana.
Um dos momentos mais esperados, o GP Angolano Beaver contou com 133 conjuntos na disputa. Um dos favoritos ao título, Nivaldo Almeida da Silva, com seu Brisco Jaybee, acabaram com o segundo lugar, 17s180. E foi o segundo menor tempo de todo final de semana. Aliás, os competidores dessa categoria estavam inspirados. Os cinco menores tempos da prova foram marcados no GP. Na sequência, Rodrigo Fernandes de Oliveira e B2B Mont Blanc Rolls, 17s238; Nivaldo Almeida da Silva, dessa vez com Zirconita 2F, 17s302; e Luciano Silva De Souza com Famous Moon Star, 17s322.
A alegria das meninas do BRBUm conjunto que vem ‘papando’ tudo nos últimos meses levou mais uma. Ludimila Santiago levou sua Lana San Roper para mais um pódio ao vencer a etapa na categoria Feminina e marcar 17s653. A Administradora de 33 anos é natural de Montes Claros/MG e mora no Rio de Janeiro, onde mantém sua criação, o Capadócia Ranch. A carioca Fernanda Ventura foi a reservada campeã. Montando Extrem Lights marcou 17s741. Ludimila voltou ao pódio em terceiro lugar, com Loveyou Fortunes OFV, 17s751.
RJQM 2018Nas Seis Balizas, o destaque ficou para Gabriel de Paula Pinto e Angel Love 3D, que marcaram o menor tempo do final de semana. Correndo na categoria GP Angolano Beaver, cruzaram a fotocélula em 20s127. Uma das estrelas do BRB Mirim, atual líder desse campeonato, Maria Eduarda Barreiros Marques, com Agilita Doc, foi a responsável pelo segundo menor tempo na Baliza, 20s237, ao vencer a categoria Jovem A. O campeão da Aberta Junior, Roberto Souza Dos Santos Junior, com ST Caiana Fly, marcou o terceiro menor tempo da prova, 20s412.
Computados todos os pontos, a RJQM em breve divulgará os campeões da temporada e uma festa de entrega de prêmios e confraternização será marcada. As finais de Ranch Sorting, Team Penning e Laço aconteceram dias 16 e 17 de junho. Outras informações: www.rjqm.com.br.
Por Luciana Omena
Fotos: Miguel Oliveira