Três Tambores & Seis Balizas

Treinamento em família: da doma ao sucesso nas pistas

Publicado

⠀em

Dito Monzinho, Marcos e Gabriel Monzinho de Oliveira, da doma as pistas dos Três Tambores. Formando animais para Aberta, Jovens e Amadores!

 Essa família venceu inúmeros obstáculos, cada um trilhou seu caminho, mas mesmo assim o trabalho de um é a continuidade do outro. Estamos falando de Benedito Aparecido de Oliveira – Seu Dito, e seus filhos Marcos Monzinho de Oliveira e Gabriel Monzinho de Oliveira. O cavalo sempre fez parte da vida de Seu Dito, chegou a se afastar do meio, mas após um tempo voltou e foi trabalhar no Quarto de Milha na modalidade Rédeas, onde está a base dos animais por ele domados nos Três Tambores.

“Eu já fazia a doma de campo e quando eu voltei para o meio do cavalo fui para Rédeas, competindo e treinamento. Após um tempo fui para os Três Tambores e comecei treinar cavalos de Tambor, e os meus filhos Marcos e Renata competiam. Com passar tempo o Marcos saiu foi seguir o caminho dele, casou e o Gabriel era criança ainda na época, mas depois ele começou a competir, pois com dois anos e meio eu já o amarrava na sela para passar nas Seis Balizas”, conta Dito.

O treinador sempre foi apaixonado pela doma de animais e se especializou na doma direcionada para os Três Tambores. Os filhos Marcos e Gabriel seguiram sua profissão, mas no treinamento, e também construíram suas histórias. Seu Dito fez mais de 15 cursos com profissionais internacionais. “Sempre tive o meu espaço para trabalhar os cavalos dos clientes, comecei um lugar pequeno e hoje tenho minha propriedade e o meu sonho está sendo realizado com meus filhos em pista ganhando e agora minha neta. É a continuidade do meu trabalho, sou muito realizado.”

O maior desafio segundo domador/treinador é conseguir preparar um animal e ele ser campeão. “Eu consegui obter esse êxito com o Marcos, e agora com o Gabriel. É um grande avanço na minha carreira do cavalo e isso motiva a continuar!”

Gabriel Mozinho Oliveira, o filho mais novo de Seu Dito, tem o pai como referência na vida e na profissão, com ele aprendeu todos os passos, e dá sequência ao trabalho dele nas pistas e trabalhando dia a dia com ele. “Conviver com ele, pegar o seu conhecimento aprendendo cada dia mais, para mim é uma honra, ele é meu ídolo! Eu me espelho nele em tudo e dou sequencia ao que ele faz no cavalo. Meus sonhos se realizam dia a dia com a minha família junto, e com meu irmão me vendo ganhar uma prova tão importante, como foi a do Slot,” expõe Gabriel.

Ele conta que nos treinos sigue muito o jeito de trabalho do pai e do irmão. “Exercito os cavalos no tambor a passo, trote e galope e vou aumentando a velocidade de acordo com a passada. Trabalho em média de 30 a 40 minutos cada animal, de acordo com a necessidade deles, corrijo o que tem ser corrigido, passo ele no tambor exercitando”, comenta Gabriel.

Já Marcos Aparecido Monzinho de Oliveira, conhecido por todos como Marcos Monzinho, tem uma longa história no meio do cavalo. O treinador hoje tem 2.688 pontos na ABQM, mais de 200 vitórias e é um dos renomados treinadores de Três Tambores hoje no Brasil. Casado com Denise é pai, Leticia, que já participa de provas de Três Tambores, e Victor. O dom com os cavalos é genético. Na época em que Monzinho andava ao lado do vô e do tio que tinha a mesma idade, e juntos montavam, já os Três Tambores veio quando ele tinha 16 anos.

“A história nos Três Tambores foi quando meu pai entrou no Quarto de Milha. A gente sempre brincava nos cinco tambores nos rodeios, não tinha cavalo bom, mas sempre brincava. Até que meu pai fez um curso com Hamilton Bezerra, e deu sequencia buscando informação e se especializando e eu sempre junto com ele. Começamos a treinar e correr Três Tambores e com 17 anos, comecei a correr nas Abertas junto com ele. Depois de um tempo fui trabalhar em outro lugar e me tornei profissional.”

Correu um tempo com cavalos Paint Horse, e nessa época em 2004, conheceu o casal Thomas e Roberta e foi convidado a trabalhar com eles, na FNSL. “Eles estavam em transição do Paint para o Quarto de Milhae começaram a investir, tinham a Indiana, Chimbica, a Fofinha San, Paloma, essas quatro éguas e depois de um ano comprou o Victory. Como as éguas estavam dando resultado ele foi em busca de um garanhão isso em 2006. Comprou ele em maio, a 1ª prova que corri foi o Campeonato Nacional em julho, e em setembro bati o recorde nacional em pista com ele, sendo segundo cavalo e primeiro garanhão a dar um 16segundos no Brasil”, lembra Monzinho.

Com Victory Fly ele teve seu grande momento de glória e ficou conhecido formando conjunto com garanhão, e hoje, seus filhos os fazem continuar brilhando nas pistas. “Ele me ensinou o que é um cavalo, depois que montei nele é que realmente aprendi a montar a cavalo. Ele mostrava o caminho mais fácil, correto, parece que ele falava comigo. O que marca em minha história com, em especial com ele é meu 1º 16s, no Grand Prix, ser campão Potro do Futuro, com a filha do Victory, a Fofinha Fly, tem um valor imenso. Ganhar o Potro Brasil em 1º, 2º e 3º com filhos dele com três únicos tempos na casa dos 16, e ainda o Slot da Marli, que é um grande evento, que está na ponta, essas conquistas estão na história, ” lembra o treinador.

 Doma

Seu Dito tem todo um jeito especial de trabalhar os animais na hora de domar, e usa os conceitos básicos sempre primando pelo bem estar do animal.

“Para domar o potro trabalho ele no redondel, fico no meio e vou empurrando o animal a passo, trote, depois galope, de 5 a 10 minutos de cada lado. Depois coloco o cabo no burçal (cabresto) e começo a guiar ele bem perto de mim,” explica Seu Dito.

Ele ainda continua explicando os métodos de aproximação com o animal. “Trago pego o meio e a garupa dele empurrando e trazendo a paleta do animal bem pertinho de mim, para ele aprender a guiar. Tem potro que quer pular eu trago para perto, por isso a importância de trabalhar bem o animal no chão. Quando ele quer caminhar eu solto o cabo e ele pode caminhar, se ele quiser pular de novo eu trago de novo para perto de mim, ele fazendo o certo eu solto, agora se erra eu trago para perto, trazendo sempre a ponta do fucinho dele perto da paleta. Depois passo a corda por cima do pescoço e giro para direita e esquerda, o animal ficará com a distância de um braço de mim, com a paleta próxima,” expõe o domador.

O trabalho com o animal no redondel é realizado de 15 a 20 dias, em média 40 minutos por dia.

“Os equipamento que uso para trabalhar o potro, primeiro é com cabresto, depois o hackmore, que vai trabalhar a mandíbula do cavalo, e tem outro tipo de hackmore que trabalha o focinho do cavalo. Quando ele estiver bem guiado, vou agradando ele e monto, até ele estiver confiança em mim e selo-o. Após isso não está mais no redondel, então coloco o bridão,” detalha Seu Dito do trabalho realizado na doma.

Um dos grandes diferencias do Seu Dito, é que ele realiza a doma direcionada, ou seja, normalmente o treinador leva para o Tambor depois de 5 a 6 meses, já ele logo que tira no redondel e quando já está montando apresenta os tambores para o animal.

“Eu já faço junto, domo e vou passando no tambor, é uma doma direcionada, desde inicio já vou trilhando ele no caminho. Sempre deixo dois e três tambores em espaço curto um do outro e dou uma voltinha com potro e saio em linha reta, já para ele conhecer e tomar gosto. Tem treinador que leva para o tambor só depois de 5 ou 6 meses, eu assim que termino o trabalho de doma se estiver bem guiado já levo para Tambor,” comenta o domador.

Para ele o animal tem que ter uma boa base, ter ele nas mãos, e por isso coloca um pouco de rédeas nos seus cavalos de Tambor para ficar mais fácil os comandos de boca e para tocar.

Dito doma os potros que Marcos Monzinho irá treinar, ou de seus clientes, os quais aí quem irá treinar é Gabriel Monzinho.

Treinamento

Monzinho treina 1 hora por dia cada animal, e segundo ele monta por dia 10 cavalos, e tem uma boa equipe que o ajuda, sendo para ele essencial um trabalho bem tranquilo, sossegado para ter esse stress.

“Preocupo-me muito com o alinhamento do cavalo, e deixa-lo calmo, esses pontos são muito importantes para um jovem correr, facilita para o Aberta e quando cai na mão do Jovem é mais fácil ainda. Além de que tem que deixar o cavalo dócil, confiante, ele tem que ter confiança em quem o monta, treina, esses pontos foco muito também,” ressalta de cara em nosso entrevista Marcos Monzinho.

O treinador segue uma rotina de trabalho, com condicionamento dos animais, exercícios e correções quando necessário, e só passa com o cavalo no Tambor para ele relaxar.

“Monto no meu cavalo na pista, ando a passo, trote, dou um galopinho, e aí começo a fazer os exercícios. Levo no tambor para relaxar, tento fazer tudo fora do tambor, exercício, correção, ele vai brincar no tambor, tem que se sentir bem,” detalha Monzinho.

O treinador continua, “tem que trabalhar sem pressão, o exercício em si, não muda muito a cabeça o cavalo, mas a maneira com que você faz é que muda.Tem que trabalhar de modo suave, calmo, fazendo todos os exercícios, mas sem pressão, ele tem que gostar de estar ali, gostar de correr. Tem que mostrar para ele que é bom, não pode ser sacrificante. Está com dificuldade, eu detecto isso, tiro do tambor corrijo e quando ele estiver mais solto, confiante eu volto para o tambor.”

Exercícios

Marcos Monzinho expõe que usa vários exercícios no preparo de seus animais como: o círculo, o arco reverso e o ladeamento que para amolecer a costela.

Ele não usa nem um ponto de apoio para executar os exercícios, só usa o caso o pneu como ponto para ajudar o amador ou jovem quando preciso.

“Normalmente eu faço bastante o arco reverso, que é o que a gente usa bastante nas entradas do cavalo. No círculo trabalho o lado de dentro do cavalo, o arco reverso vai movimentar o lado contrario, ou seja, o lado de fora de animal, e no ladeamento vai amolecer a costela dele para as viradas,” explica Monzinho.

Ele ainda fala da importância desses exercícios e de como são feitos. “Os movimentos que faço é como se tivesse um tambor no meio e vou fazendo os exercícios, fecho o círculo como se estivesse virando perto do tambor, círculos maiores e menores, e costumo também treinar muito a parada do animal a cada exercício. Quero que o cavalo saiba reduzir sem que haja comando, porque a criança ela vai chegar com a mão no pito e ela só vai sentar na sela, e o cavalo tem que conduzir por conta, fazer o giro e sair reto.”

Monzinho diz que no caso de treinamento de potro passa correndo duas vezes na semana no Tambor, que é para ele saber que ali é para ele fazer força. Já o cavalo pronto, não passar nunca correndo em casa, só na prova.

O cavalo tem que trabalhar na prova, é fácil se o cavalo aceita o treinamento e é bem trabalhado. Tem cavalo que tem dificuldade e não aceita, e não quer fazer.

Parada

Outro exercício que o treinador trabalha bastante é a parada do cavalo. “Quando sento na sela o cavalo tem que parar, temos que usar sempre movimentos suaves, só com leve toque sem pressão, só com a ponta do dedo. O meu corpo dá pressão no cavalo para o que ele tem fazer, e temos sempre que exercitar as paradas, aqui a importância de um cavalo bem domado que fique na nossa mão,” elucida Monzinho.

Nos tambores

Neste ponto Monzinho dá dicas importantes do ponto de partida do partidor, das viradas e o caminho de um tambor a outro, explanando como ele faz em pista.

“O ponto do partidor é o meio entre o primeiro e o terceiro tambor, e toca nessa linha olhando para frente, sempre indo reto. Dou uma leve parada é onde vou entrar, e faço o cavalo enxergar o tambor e virar. O focinho dele passou um pouco o Tambor é onde eu vou virar. Tem que ter espaço para contornar o Tambor, estar alinhado e na minha mão, e quando vou sair sento na sela e fecho o círculo, em linha reta, e vou para o segundo. Da fotocélula ao primeiro tambor são 18 metros 30 cm, é a menor distância, só que eu saio a 40 metros lá de trás, então o tambor mais longo é o primeiro, por isso tenho que acertar o ponto de entrada. Acertou o primeiro, as chances são maiores de se fazer uma boa prova.” descreve o percurso do primeiro Tambor.

Segundo o treinador a entrada no Tambor o competidor sempre tem que estar equilibrado, bem alinhado, tem que reduzi reto, então gira mantendo as paletas do cavalo em pé. “Fazemos isso para ele não cair para dentro e nem sair para fora do tambor, tem que estar bem alinhando para não derrubar o tambor, ele estando bem equilibrado  não dá aquela caída, contorna o tambor e sai.”

Monzinho prossegue no passo a passo dos tambores. “Do segundo para terceiro tambor, a paleta tem que estar levantada, cavalo curvado, não muito perto do Tambor, bem equilibrado, sem mexer na rédea, vou sair sentar na sela e soltar a rédea para ele ir. Entra com mão levantada, circulando o tambor, a hora que for sair eu vou baixar minha mão, ele cai essa mão para dentro e segue para o terceiro tambor. Se estiver bem equilibrado e com impulsão vou em linha reta para finalizar a prova e contornar o terceiro tambor que será o mesmo processo do segundo.”

Para o treinador o Tambor ganhador é o primeiro, porque ele tem vários ângulos de partir. “À distância depende dos vários pontos de entrada, se acertar a entrada do primeiro, o segundo e o terceiro é praticamente um ponto só.”

Prova

Os animais que vão para competição do treinador normalmente descansa um dia antes e quando voltam ficam dois dias sem serem montados depois voltam devagar no trote, galope, condiciona bem e após vai para a parte técnica e de correções.

“Há um revezamento dos animais em cada prova, ainda mais hoje em dia, que todo fim de semana tem. Antes tínhamos prova a cada mês então nos preparávamos para isso, não podia se perder nenhuma,” lembra Monzinho.

O treinador leva sempre em conta as condições dos animais, respeitando o tempo de cada um, os cavalos prontos na prova mostram todo seu potencial.

Já Gabriel Monzinho tem outro modo de trabalhar quando tem prova. “Quando vou para a prova sempre passo um dia antes da competição ele em pista, e nunca corrijo na prova o animal.”

Diferencial

Acredito que o grande diferencial para se obter resultados é ter uma boa equipe e sempre respeitar o animal.

“Tem que ter uma equipe boa, sem isso você não consegue nem ir bem e nem conquistar um 16. Tem que ter uma equipe que conheça seu cavalo, que trabalhe em conjunto, que vista a camisa, um veterinário bom que entenda o cavalo e o que a gente quer. Tem que respeitar o que o profissional fala e ter respeito também com o animal. Acho que isso facilita um pouquinho,” destaca Monzinho a importância de uma boa equipe.

Um exemplo deste trabalho são os animais montados pelo treinador que hoje não estão mais em pista. “Eu tenho cavalo para vários anos, não quero um animal de dois anos. Tenho para 14 a 16 anos. Eles param por opção e não por lesão e sempre pararam no auge.”

Uma opinião de Marcos Monzinho e compartilhada por muitos treinadores é que a culpa dos erros cometidos boa parte dos casos é por causa do competidor.“ Posso dizer que  90% dos erros cometidos é do competidor, porque puxa na hora errada, entra errado e 10% do cavalo. Um cavalo bom, vai muito bem na mão de uma criança, porque ela atrapalha pouco. A gente quer ajudar um pouco a mais é onde erra.”

Para finalizar Monzinho dá uma dica para se ter sucesso nas pistas. “Primeiro ter um cavalo bem treinado, segundo um competidor também bem treinado, sabendo o que tem que fazer, equilibrado na sela. Se o competidor tiver atrasado atrapalha o cavalo, o conjunto tem que estar em sintonia para obter resultados.”

 Texto e Fotos: Verônica Formigoni

Três Tambores & Seis Balizas

Há 23 anos CT Victory Ranch vem contribuindo para o fortalecimento dos Três Tambores no estado de São Paulo

CT surgiu de um sonho, que logo depois deu origem ao Campeonato Victory Ranch, uma competição que dá oportunidades aos iniciantes nos Três Tambores

Publicado

⠀em

Há 23 anos CT Victory Ranch vem contribuindo para o fortalecimento dos Três Tambores no estado de São Paulo

Há 23 anos nascia um sonho para Samara Yoshikawa. Ela, que sempre sonhou em ter o seu Centro de Treinamento, viu isso tomar forma quando seus pais, Takae e Cleuza compraram uma propriedade em Jarinu (SP). Ela relembra que tudo foi construído do zero, como sempre sonhou.

“Batizei o Victory Ranch com esse nome porque para mim era uma vitória realizar esse sonho. Sempre quis o meu próprio CT, já que não venho de uma família que mexe com cavalos. O intuito era que fosse somente um CT particular, mas devido a procura se transformou aberto ao público”, relembra Samara.

A treinadora conta que durante esses 23 anos, administrou, deu aula, treinou cavalos, domou, atuou 20 anos sozinha como treinadora e proprietária. Atualmente, o CT Victory Ranch é composto por dois treinadores, sendo a Samara Yoshikawa (treinadora e proprietária) e Adeilton Alves, que é também o seu marido.

Falando estruturalmente, a propriedade conta com 27 baias de alvenaria, uma pista reduzida coberta e uma pista oficial descoberta, 40 piquetes individuais, lanchonete, suítes para clientes. “Oferecemos os serviços de doma, treinamento de Três Tambores, Seis Balizas, aulas de Equitação, aula lúdica, aula de Três Tambores e aulas de Seis Balizas, além de hospedarmos cavalos de todas as raças”.

Samara ainda destaca que o CT é aberto de terça a domingo e lá, os animais ficam soltos o dia todo, sendo recolhidos para as baias no fim de tarde, dessa forma, eles podem ter contatos entre eles mesmo estando em piquetes individuais. “Hoje esse é o meu sonho realizado, vendo os animais, clientes e alunos, que já são 53”.

Campeonato Victory Ranch

Após alguns anos de fundação do CT Victory Ranch, surgiu a ideia de um campeonato, que no início era apenas treinos pagos para convidados. Samara relembra que há 7 anos, no terceiro treino, houve cerca de 80 inscrições, o que ela achou um máximo e anunciou a criação do campeonato com uma moto de prêmio.

“As provas seguiram, por dois anos, sendo realizada aos domingos, acabando às 3h da manhã. Decidi mudar para o sábado, com mais duas motos em campeonatos”, relembra.

Sanara explica que nos últimos dois anos, o campeonato foi realizado com três etapa em cada edição, com uma média de 600 inscrições, com regulamento oficial da ABQM, prêmios em dinheiro, fivelas, além de brindes.

Para 2024, a competição mudará de formato, passando de campeonato para prova individual com três disputas no ano com datas já marcadas: 27 de abril, 20 de julho e 24 agosto. Vale lembrar que as provas já contam com o apoio de algumas marcas, como Casa do Interior (loja country em Jarinu), Ração All Nova, 30x, RPA Vet e Bragvet.

“Minha intenção este ano é diminuir a quantidade de categorias e caprichar na premiação. Pois, para cada ano tento evoluir e melhorar a estrutura e organização do evento pensando sempre no melhor para os competidores e animais”, explica.

Por fim, Samara destaca que quando iniciou com as provas, a região não tinha esse tipo de competição, mas hoje, são várias sendo realizadas e caindo no gosto do povo. “Eu gosto da competição porque trouxe de volta esses tipos de prova, mesmo o nível de competição aqui sendo bem acirrado”.

Por Heloisa Alves/Revista Tambor & Baliza
Fotos: Arquivo Pessoal

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Três Tambores & Seis Balizas

Campeões de Seis Balizas são premiados por programas de incentivo da ACBT durante o 33° Congresso ABQM

Em mais um evento a entidade distribuiu prêmios em dinheiro para os filhos dos garanhões inscritos nos projetos

Publicado

⠀em

Campeões de Seis Balizas são premiados por programas de incentivo da ACBT durante o 33° Congresso ABQM

A Associação de Cavalo de Baliza e Tambor (ACBT) criou dois programas de incentivo, conhecidos como ‘Future Cash Stallions’ e ‘Superstakes’, com objetivo de premiar os potros, filhos dos garanhões registrados na Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) e inscritos nos programas.

As premiações são distribuídas dentro dos eventos oficiais ABQM, sendo eles: Congresso Brasileiro, Campeonato Nacional e Potro do Futuro. De acordo com a ACBT os programas de incentivo são meios para fomentar e incentivar as modalidades Seis Balizas e Três Tambores.

Premiações Seis Balizas no Congresso Brasileiro do Cavalo Quarto de Milha

A campeã Seis Balizas do Future Cash Stallions na categoria aberta juvenil, foi REDGRAY JTUX RZT montada por Edson Francisco com tempo de 23s887. A égua é filha de JOCKER TUX B2B X DESIGNER ROSE. O campeão conquistou o prêmio de R$ 2 mil.

A reservada campeã Seis Balizas do Future Cash Stallion na categoria aberta juvenil, foi CONNIE ZORRERO montada por Claudinei Ribeiro com tempo de 25s151. A égua é filha de EL SHADY ZORRERO X PETUNIA FAILAS.

O campeão Seis Balizas do Superstakes na categoria GP ABQM, foi STONES ZORRERO montado por Claudinei Ribeiro com tempo de 20s567. O cavalo é filho de EL SHADY ZORRERO X EVELYN CRUSHER. O campeão conquistou o prêmio de R$ 1.500 mil.

O reservando campeão Seis Balizas do Superstakes na categoria GP ABQM, foi CROSS FIRE FAST montado por Vagner Simionato com tempo de 20s630. O cavalo é filho de FIREWATER FAST X SPOOKEY CREEK.

Em terceiro lugar Seis Balizas do Superstakes na categoria GP ABQM, foi GRACEFUL ZORRERO montada por Claudinei Ribeiro com tempo de 25s038. A égua é filha de EL SHADY ZORRERO X NEVADA WP.

Para saber mais sobre os programas de incentivo ACBT acesse o site: www.acbt.com.br

Por Giovanna Catanho/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Hugo Lemes

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Três Tambores & Seis Balizas

Inscrições abertas para os Programas de Incentivo da Associação do Cavalo de Baliza e Tambor (ACBT) no 33° Congresso ABQM

Apenas os filhos dos garanhões participantes do programa podem se inscrever no ‘Future Cash Stallions’ e ‘Super Stakes’ e concorrer a R$ 60 mil em premiações

Publicado

⠀em

Inscrições abertas para os Programas de Incentivo da Associação do Cavalo de Baliza e Tambor (ACBT) no 33° Congresso ABQM.

Para os criadores e proprietários de animais Quarto de Milha dos Três Tambores e Seis Balizas, a participação em programas de incentivo, como o ‘Super Stakes’ e ‘Future Cast Stallions’ criados pela Associação do Cavalo de Baliza e Tambor (ACBT), proporcionam a oportunidade de se destacar ainda mais no mundo equino com premiações extras.

Saiba como participar dos programas de incentivo da ACBT

Para o ‘Future Cash Stallions’, os interessados devem fazer a inscrição padrão pelo SEQM (Sistema de Esportes ABQM). Depois, entrar em contato através do telefone (11) 98791-6415 para inscrever o potro no programa. A taxa de inscrição é paga diretamente para a ACBT, que então habilita a inscrição no SEQM, sem custos adicionais.

No caso do ‘Super Stakes’, basta acessar o SEQM e realizar a inscrição do animal na categoria desejada. Nas categorias válidas para o programa, uma opção específica estará disponível para participação. Ao selecionar essa opção, o participante deverá pagar a taxa de inscrição da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) juntamente com a taxa equivalente ao ‘Super Stakes’, que é o mesmo valor da inscrição padrão da ABQM.

Em situações em que o animal não esteja habilitado ou ocorram problemas no sistema, é importante entrar em contato com a ACBT para solucionar.

Premiações exclusivas nos eventos oficiais da ABQM

As premiações dos programas de incentivo são concedidas exclusivamente durante os eventos oficiais da ABQM, incluindo o Congresso Brasileiro, Campeonato Nacional e Potro do Futuro, elevando ainda mais o prestígio e a competitividade do programa.

Para o Congresso Brasileiro, que acontece nos dias 10 a 21/04, a premiação é de R$ 60 mil e é válida para filhos dos garanhões inscritos na ACBT. Os interessados em participar no Congresso do ‘Super Stakes’ e ‘Future Cash Stallions’ devem se inscrever até o dia 01/04 pelo SEQM.

Acesse www.acbt.com.br e confira o regulamento completo e os benefícios oferecidos pela entidade. Já para se inscrever no Congresso Brasileiro e participar dos programas, acesse www.seqm.com.br.

Por Giovanna Catanho/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Batata Bueno

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Três Tambores & Seis Balizas

‘Future Cash Stallions’ é o programa de incentivo pioneiro nos Três Tambores e Seis Balizas

Com mais de R$ 1.170.000,00 distribuídos em premiações o programa da ACBT se destaca como uma força impulsionadora no cenário nacional

Publicado

⠀em

‘Future Cash Stallions’ é o programa de incentivo pioneiro nos Três Tambores e Seis Balizas

A Associação do Cavalo de Baliza e Tambor (ACBT) está na vanguarda da indústria equina brasileira, com o seu pioneiro programa de incentivo, denominado ‘Future Cash Stallions’. São mais de R$ 1.170.000,00 distribuídos em prêmios e cerca de 150 potros premiados.

Future Cash Stallions

O ‘Future Cash Stallions’, foi lançado em 2017 com base nos modelos bem-sucedidos realizados nos Estados Unidos. O programa tem como propósito premiar em dinheiro os potros participantes, filhos dos garanhões registrados na Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) e inscritos no programa, nas modalidades de Seis Balizas e Três Tambores.

As premiações são concedidas exclusivamente durante os eventos oficiais da ABQM, incluindo o Congresso Brasileiro, Campeonato Nacional e Potro do Futuro, elevando ainda mais o prestígio e a competitividade do programa.

“Nosso compromisso é com a promoção dos produtos nacionais, valorizando os filhos dos Garanhões inscritos no programa e ainda incentivar o futuro e crescimento das modalidades de Seis Balizas e Três Tambores no Brasil”, destaca Filipe Fedozzi.

Acesse o site (www.acbt.com.br) e confira o regulamento dos projetos da entidade, também aproveite para conhecer os Garanhões inscritos no ‘Future Cash’. Caso tenha um filho dos reprodutores entre em contato e se inscreva.

Por Giovanna Catanho/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/ACBT

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Três Tambores & Seis Balizas

Wesley Safadão e Xand Avião marcam presença no 15º Grand Prix Haras Raphaela

Considerada uma das maiores competições de Três Tambores da América Latina, 15º Grand Prix, que começou no dia 02, segue até o domingo (10), prometendo fortes emoções em pista

Publicado

⠀em

Wesley Safadão e Xandy Avião marcam presença no 15º Grand Prix Haras Raphaela

A 15ª edição do Grand Prix Haras Raphaela segue agitada em Tietê (SP). A competição que começou no último sábado (02) e segue até o domingo (10), é considerada uma das maiores dos Três Tambores na América Latina, neste ano, distribuindo mais de R$ 1 milhão em prêmios.

Além dos grandes nomes dos Três Tambores em pista, na quarta-feira (06), o evento contou com a presença dos cantores Wesley Safadão e Xand Avião. Vale destacar que desde fevereiro deste ano, o proprietário do Haras WS e Xand Avião, se tornaram sócios na propriedade de Love Of Fling IMP‎, uma‎ filha‎ direta‎ do‎‎ Streak‎ Of‎ Fling‎ na‎ Perhaps‎ Love‎ (‎Holland‎ Ease‎),‎ Campeã‎ e‎ produtora‎ em‎ Vaquejada.

Wesley Safadão no Haras Raphaela

“Quando entrei no mundo do cavalo, mesmo morando no Nordeste, já havia conhecido o Haras Raphaela, sempre muito bem recebido pelo Dirley Rugolo. Agora morando mais perto, fiz questão de vir prestigiar essa prova, hoje com um pouco mais de tempo, acompanhado a prova e sentindo a adrenalina”, destacou Wesley Safadão.

Para o cantor, o cavalo conecta pessoas e família, independente da modalidade. No último ano, o cantor fechou uma parceria com a Betvip, uma casa de apostas, que vem contribuindo para o fomento na Vaquejada, e que, recentemente, adentrou o universo dos Três Tambores, que buscando competidores de destaque no mundo da modalidade, fechando parceria com Sidney Junior, Thaisa Ribeiro, Vinicius Morais e Carol Rugolo, atleta do Haras Raphaela.

Por fim, vale lembrar que que o evento, que acontece no Complexo Haras Raphaela, em Tietê (SP), é aberto ao público e conta também com transmissão ao vivo através do YouTube no canal do Haras Raphaela.

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus
Fotos: Divulgação/Dodô

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Três Tambores & Seis Balizas

Circuito RAM ANTT realiza Etapa na 48ª Festa do Peão de Colorado

O Circuito RAM ANTT deve contar com cerca de 20 etapas nesta temporada, marcando presença nas maiores Festas do Peão e Provas Equestres do país

Publicado

⠀em

Circuito Ram ANTT realiza Etapa na 48ª Festa do Peão de Colorado

O Circuito RAM ANTT marca presença na 48ª Festa do Peão de Colorado onde realiza a terceira etapa da Temporada 2024 entre os dias 21 e 24 de março. A etapa é a mais tradicional do calendário da Associação Nacional dos Três Tambores e todos os anos bate recorde de participação.

Esta será a 19ª vez em toda a sua história que a ANTT realiza uma etapa no evento, que é considerado o Maior Rodeio do Sul do Brasil. Organizado pela Sociedade Rural de Colorado o evento sediou a histórica primeira etapa da ANTT em 2004 e desde então recebeu as Estrelas da ANTT em todos os anos em que foi realizado, exceto nos dois anos de pandemia.

“Colorado é um marco na história da ANTT e é sempre um privilégio para nós estarmos nesta arena tão especial. A cada ano superamos a marca do ano anterior e este ano novamente temos grandes expectativas, pois sabemos que será mais uma edição que vai fazer história. Agradecemos ao presidente José Américo Sichieri, ao Diretor de Rodeio Marcelo Sichieri e toda a sua diretoria pela confiança e por esta parceria tão importante,” declarou Graziella Agnes, presidente da ANTT.

Na edição deste ano as provas se iniciam na quinta-feira (21/03) com o Test Horse. As competições válidas pelo ranking do Circuito RAM ANTT nas categorias Feminino e Mirim tem início na sexta-feira (22/03). Também serão realizadas as categorias GP ABQM na sexta-feira e Jovem – 13 a 18 anos no sábado (23/03).

As inscrições já estão disponíveis através do www.sgpsistema.com e podem ser feitas com desconto até um dia antes da competição, voltando ao valor normal durante o evento. Também já estão disponíveis através do SGP Sistema a reserva de baias que pode ser feita até o dia 15/03 e custam R$ 320,00 cada uma.

É importante ressaltar que as competidoras filiadas a ANTT tem desconto nas inscrições Feminino e Mirim, porém a prova é aberta a todas as competidoras e não é necessário estar filiada a ANTT para competir na etapa, sendo permitido também a participação de qualquer raça equina.

O valor das inscrições antecipadas na Categoria Feminino é de R$ 350,00 (pacote para filiadas), R$ 450,00 (pacote para não filiadas) e R$ 250,00 (cavalo extra). Para a Categoria Mirim, exclusiva para competidoras de até 11 anos, as inscrições custam R$ 300,00 (pacote para filiadas), R$ 350,00 (pacote para não filiadas) e R$ 200,00 (cavalo extra). Em ambas as categorias haverá acréscimo no valor das inscrições a partir de 20/03. O pagamento das inscrições deve ser feito por transferência bancária ou pix e o comprovante enviado através dos contatos da diretoria da ANTT.

A etapa na Festa do Peão de Colorado seguirá o padrão previsto no regulamento para as competições em Rodeios, contando com classificatórias e semifinais na sexta-feira e sábado, e a Final na noite de domingo. Na Categoria Feminino todas as inscritas correm uma classificatória na sexta-feira pela manhã e os 15 melhores tempos fazem a semifinal à noite, de onde saem as cinco primeiras finalistas baseadas na somatória de tempos.

No sábado acontece mais uma classificatória e as 15 melhores se classificam para a semifinal à noite, com as cinco melhores na somatória garantem as vagas restantes na Final. As 10 finalistas disputam o título na noite de domingo durante o Rodeio. A categoria tem uma premiação total garantida de R$ 20 mil caso tenha mais de 40 competidoras e R$ 16 mil com 40 competidoras ou menos, ambas divididas proporcionalmente entre as 10 melhores.

Pela Categoria Mirim acontece uma classificatória na sexta-feira e as cinco melhores fazem a semifinal a noite, com as três melhores na somatória indo direto para a Final. No sábado acontece a segunda classificatória, as cinco melhores fazem a semifinal a noite e as duas melhores na somatória garantem as vagas restantes na Final, que acontece na noite de domingo. A premiação total da categoria será o rateio de 80% das inscrições.

Na Categoria GP ABQM que ocorre na sexta-feira de manhã logo antes das classificatórias da etapa, as inscrições custam R$ 100,00 e a premiação será o rateio de 50% do total arrecadado (25% – 15% – 10%). Pela Categoria Jovem podem se inscrever competidores de 13 a 18 anos e as inscrições custam R$ 200,00. A prova será realizada na manhã de sábado e a premiação será o rateio de 70% das inscrições, pagando de 1° ao 3° até 15 inscritos e de 1° ao 5° lugar com mais de 15 inscritos.

PROGRAMAÇÃO GERAL

Quinta-feira – a partir das 13h

Test Horse

Sexta-feira – a partir das 9h

Test Horse

GP ABQM

Classificatória Mirim

Classificatória Feminino

Semifinais Mirim e Feminino (Rodeio a noite)

Sábado – a partir das 9h

Test Horse

Classificatória Mirim

Classificatória Feminino

Jovem 13 a 18 anos

Semifinais Mirim e Feminino (Rodeio a noite)

Domingo – horário a confirmar

Finais Mirim e Feminino

Entrada no Camping: a partir de quarta-feira – 20/03

Horário de Entrada: Quarta – 13h as 18h – Quinta em diante 07h as 18h

Próximas Etapas Circuito RAM ANTT

Ainda no mês de março o Circuito RAM ANTT realiza uma Etapa Bônus no GRAND PRIX HARAS RAPHAELA (03 a 10 de março). As inscrições já estão disponíveis e para participar da Etapa Bônus é necessário assinalar a opção “PONTUAR PELA ANTT” na Categoria Feminino ou Mirim, que incluí todas as categorias Jovens até 11 anos. Em abril a ANTT realiza uma Etapa Especial durante o 33° Congresso Brasileiro ABQM, e as inscrições e maiores informações estarão disponíveis em breve nas redes sociais da ANTT ou através dos contatos.

Por Divulgação/Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Rodolfo Lesse

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Três Tambores & Seis Balizas

Foi dada a largada para o 15º Grand Prix Haras Rapahela

Considerada uma das maiores competições dos Três Tambores, evento começou no último sábado (02) e segue até domingo (10)

Publicado

⠀em

Foi dada a largada para o 15º Grand Prix Haras Rapahela

Começou, no último sábado (02), a 15ª edição do Grand Prix Haras Raphaela, um dos eventos mais aguardados e prestigiados do cenário equestre nacional. O evento, que é considerado um dos maiores dos Três Tambores na América Latina, irá distribuir mais de R$ 1 milhão em prêmios.

O segundo dia do evento, domingo (03), foi marcado pela abertura oficial do evento. Estiveram presentes nomes de peso do meio do cavalo, como a presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha – ABQM, Mônica Ribeiro e o vice-presidente Loly, além do presidente do Jockey Club de Sorocaba, Jonatas Dantas. Dentre as autoridades civis locais, o evento contou com a presença do prefeito municipal Vlamir Sandei e o presidente Câmara dos Vereadores, Adriano Aronchi.

Programação Grand Prix Haras Raphaela

Além das disputas em pista, o Grand Prix contará ainda com o 12º Leilão Haras Raphaela Show de Estrelas & Convidados, onde serão oferecidos animais de altíssima qualidade para venda. E também como parte da programação do evento, ocorrerá a entrega da premiação na Calçada da Fama Vetnil, momento onde os vencedores serão eternizados no prestigioso hall de campeões do Grand Prix Haras Raphaela.

Com disputas em 23 categorias, nesta terça-feira (05), começam as categorias oficiais do 15º Grand Prix do Haras Raphaela. Vale destacar que o evento, que acontece no Complexo Haras Raphaela, em Tietê (SP), é aberto ao público e conta também com transmissão ao vivo através do YouTube no canal do Haras Raphaela.

Por Heloísa Alves/Portal Cavalus
Fotos: Divulgação/Batata Bueno

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Três Tambores & Seis Balizas

Inicia neste sábado (02/03) a 15ª edição do Grand Prix Haras Raphaela, com a maior premiação da história

Evento de Três Tambores promete agitar o cenário equestre nacional com mais de R$ 1 milhão em prêmios e a presença de mais de 1.500 animais competindo

Publicado

⠀em

Inicia neste sábado (0203) a 15ª edição do Grand Prix Haras Raphaela, com a maior premiação da história

Começa neste sábado (02), a 15ª edição do Grand Prix Haras Raphaela, um dos eventos mais aguardados e prestigiados do cenário equestre nacional. Promovido no Complexo Haras Raphaela, em Tietê (SP), este torneio de Três Tambores é considerado um dos maiores da América Latina e atrai competidores de todo o Brasil, além de participantes internacionais.

Grand Prix Haras Raphaela

A grande novidade deste ano é a histórica premiação de R$1.150.000,00, que será distribuída entre os destaques de 23 categorias distintas. Entre as premiações especiais, destacam-se o Tira Teima, com R$ 230 mil em 15 divisões, e a Premiação de 15 anos do Grand Prix Haras Raphaela, que contemplará os vencedores com R$ 28.500 em sorteios exclusivos, além de um carro para o campeão da melhor média Vetnil e outro para o campeão Star HR.

Durante os nove dias de competição – que se encerra no dia 10 de março -, mais de 1.500 animais estarão disputando os prêmios e a glória nas pistas do Haras Raphaela.

Para aqueles que não puderem comparecer pessoalmente, as emoções do Grand Prix serão transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube do Haras Raphaela, garantindo que os fãs do esporte possam acompanhar cada volta no tambor e cada vitória de onde estiverem.

Infraestrutura completa e programação diversificada

Além das competições, o Complexo Haras Raphaela oferece uma infraestrutura completa para o conforto e entretenimento do público. Com uma área totalmente coberta, praça de alimentação variada, restaurante Raphaela’s Gourmet, café HR, food trucks e stands com diversos produtos, o evento promete uma experiência única para os presentes.

E como uma cereja no topo do bolo, o Grand Prix contará ainda com o 12º Leilão Haras Raphaela Show de Estrelas & Convidados, onde serão oferecidos animais de altíssima qualidade para venda.

Ainda como parte da programação do evento, ocorrerá a entrega da premiação na Calçada da Fama Vetnil, momento onde os vencedores serão eternizados no prestigioso hall de campeões do Grand Prix Haras Raphaela. Este é um evento imperdível para os apaixonados por cavalos e competições equestres, que promete reunir o que há de melhor no mundo do Três Tambores.

Fique ligado nas redes sociais do @harasraphaela para acompanhar todos os detalhes deste grande evento.

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Foto de chamada: Divulgação/Haras Raphaela

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Três Tambores & Seis Balizas

15º Grand Prix Haras Raphaela promete agitar o cenário equestre nacional com premiação milionária

Competição, que acontece de 02 a 07 de março em Tietê (SP), distribuirá mais de R$ 1 milhão em prêmios entre os destaques de 23 categorias diferentes

Publicado

⠀em

15º Grand Prix Haras Raphaela promete agitar o cenário equestre nacional com premiação milionária

O Complexo do Haras Raphaela, localizado em Tietê (SP), será palco da 15ª edição do Grand Prix Haras Raphaela, um dos eventos mais aguardados pelos amantes dos Três Tambores. Com uma premiação total de R$1.150.000,00, distribuídos entre os destaques de 23 categorias distintas, a competição promete movimentar o cenário equestre nacional.

Segundo Rose e Dirley Rugolo, proprietários do Haras Raphaela, o Grand Prix já se consolidou como um marco no calendário esportivo do país. Nas 14 edições anteriores, foram contabilizadas cerca de 45 mil inscrições e distribuídos mais de R$ 8.826 milhões em premiações. “Se já contarmos com a 15ª, o valor chega a quase R$ 10 milhões”.

Ainda segundo o casal, desde que se consolidou no mercado, a competição trouxe muitas novidades ao setor, sendo o pontapé inicial oficial da temporada. “O Grand Prix Haras Raphaela é mais do que uma competição, é um evento que reúne apaixonados pelo mundo equestre de todas as regiões do Brasil. É o pontapé inicial oficial da temporada das grandes provas de Três tambores, e muitas vezes define o rumo do esporte para o ano”, destacam Rose e Dirley Rugolo.

Divulgação/Batata Bueno

História do Grand Prix

O evento tem suas raízes na paixão da família Rugolo pelos cavalos. Desde as cavalgadas com as filhas Carol e Louise, até a descoberta da modalidade dos três tambores, o amor pelos equinos sempre esteve presente na vida de Rose e Dirley Rugolo. Em 2007, buscando um local adequado para criar e treinar seus animais, a família adquiriu o Haras Raphaela, batizado em homenagem à primogênita do casal, que faleceu precocemente.

Como parte da inauguração do Haras, surgiu o Grand Prix Haras Raphaela, que se tornou uma referência no esporte de Três Tambores no Brasil. Com premiações atrativas e uma estrutura impecável, o evento não apenas atende aos competidores, mas também preza pelo bem-estar dos cavalos, uma prioridade para a família Rugolo.

“Para esta edição, estamos preparando uma estrutura ainda melhor, com praça de alimentação completa, premiações especiais e ampliação das instalações. Teremos também um leilão especial com o que há de melhor em nosso criatório”, finaliza o casal de proprietários do Haras Raphaela.

Inscrições ainda estão abertas

Os interessados em participar, ainda podem se inscrever pelo site www.sgpsistema.com. A prova, homologada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), também receberá uma etapa do Circuito ANCAF do Cavalo Árabe, proporcionando uma experiência completa aos amantes do Três Tambores.

Para mais informações, basta entrar em contato com: Flávia Cajé pelo telefone (15) 99696-8822 ou demais informações sobre evento com Roberto Ulhoa no (15) 998448822.

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Foto de chamada: Divulgação/Haras Raphaela

Leia mais notícias aqui.

Continue lendo

Três Tambores & Seis Balizas

Analu de Geus e Helena Zerbinato vencem Etapa Bônus da ANTT na Prova ZD&EK

Em setembro de 2023 a ANTT deu início a sua 21ª temporada consecutiva, um marco nas arenas e pistas brasileiras, sendo o campeonato mais antigo em atividade e mais duradouro da história dos Rodeios no Brasil

Publicado

⠀em

Analu de Geus e Helena Zerbinato vencem Etapa Bônus da ANTT na Prova ZD&EK

No último fim de semana a ANTT – Associação Nacional dos Três Tambores, mais uma vez marcou presença no Show de Três Tambores ZD & EK onde realizou uma Etapa Bônus do Circuito RAM ANTT. A prova que foi realizada na Pista Coberta do Parque Ney Braga em Londrina (PR) é uma das maiores e mais tradicionais do calendário equestre nacional.

Este foi o quarto ano consecutivo em que a ANTT realizou uma Etapa Bônus no evento, marcando mais um capítulo desta parceria de sucesso. Comemorando sua 16ª edição com grande sucesso, a prova é a união de duas das marcas mais famosas do mercado equestre nacional, a ZD de Marília (SP) e a EK de Umuarama (PR).

“Por mais um ano estivemos presentes no Show de Três Tambores ZD & EK, o que é sempre motivo de muita honra para a ANTT. Em nome da nossa diretoria quero agradecer a todas as competidoras que fizeram parte da Etapa Bônus, seus treinadores e familiares, e um agradecimento especial também ao Sr. Paulo Dedemo, ao Eduardo Kucinski, toda a equipe do ZD e do EK, e a Letícia do Valle pela parceria e confiança em receber a ANTT mais uma vez no evento,” disse a presidente da ANTT, Graziella Agnes.

A Etapa Bônus foi mais uma oportunidade das competidoras pontuarem no Circuito RAM ANTT nas categorias Feminino e Mirim e devido ao nível geral das competições do evento a etapa mais uma vez superou as expectativas, reunindo os principais conjuntos da atualidade em ambas as categorias, o que resultou em uma disputa acirrada do início ao fim.

Pela Categoria Feminino o título da Etapa Bônus foi de Analu de Geus, que conquistou sua primeira vitória pela ANTT. Em conjunto com Trinity Gray a competidora concluiu a prova em 17,189 segundos para assegurar o primeiro lugar e escrever seu nome na galeria de campeãs do Circuito RAM ANTT.

O segundo lugar ficou com Leila Marisa de Oliveira, que fez conjunto com Queen N Dash HSJR para marcar o tempo de 17,276 segundos. Ela foi seguida por Rafaela Slaviero que garantiu a terceira colocação com Django Red Agae e Kelly Caroline que foi a quarta colocada montando Shes Famous Bug KLF, enquanto Simone Zamora Cunha completou o pódio da Categoria Feminino na quinta colocação com Luna Easy Fame.

Na Categoria Mirim, a pequena estrela Helena Zerbinato venceu pela segunda semana consecutiva, depois de também ter conquistado o título no ANTT Barrel Show dias antes. Marcando o tempo de 17,701 segundos em conjunto com MJS Blonde Ta Fame, a jovem estrela da ANTT conquistou sua terceira fivela na temporada e se mantém como uma das principais candidatas ao título nacional da categoria.

A segunda colocada da categoria exclusiva para competidoras de até 11 anos foi Luísa Gonçalves que fez conjunto com Poco More e concluiu a prova em 17,957 segundos. Completaram o pódio da Categoria Mirim, Alice Cruz Camargo com Vivi Zorrero, em terceiro lugar, Bianca Tessi com Calana Líder ID na quarta colocação e Maria Luiza Blásio com Sheza Olena Question que terminou na quinta colocação.

Circuito RAM ANTT – Etapa Bônus Prova ZD&EK

Classificação Final – Categoria Feminino

1 – Analu de Geus – Trinity Gray – 17s189

2 – Leila Marisa de Oliveira – Queen N Dash HSJR – 17s276

3 – Rafaela Slaviero – Django Red Agae – 17s293

4 – Kelly Caroline – Shes Famous Bug KLF – 17s373

5 – Simone Zamora Cunha – Luna Easy Fame – 17s396

6 – Ana Vitória Benis – Chick Bullion Bryan – 17s440

7 – Bárbara Menezes Moura – Frenchmans Cartel – 17s452

8 – Mayana Muniz – Ivis Ta Fame HR – 17s624

9 – Letícia do Valle – Memes Fame EK – 17s875

10 – Livia Alves – Hot N Victory – 18s267

 

Circuito RAM ANTT – Etapa Bônus Prova ZD&EK

Classificação Final – Categoria Mirim

1 – Helena Zerbinato – MJS Blonde Ta Fame – 17s701

2 – Luísa Gonçalves – Poco More – 17s957

3 – Alice Cruz Camargo – Vivi Zorrero – 18s201

4 – Bianca Tessi – Calana Líder ID – 18s331

5 – Maria Luiza Blásio – Sheza Olena Question – 18s412

PRÓXIMAS ETAPAS

Dando continuidade a Temporada 2024 o Circuito RAM ANTT realiza mais uma Etapa Bônus no BAURU TAMBOR FEST em Bauru (SP), que acontece de 22 a 24 de fevereiro. As inscrições e reservas de baias já estão disponíveis no SGP Sistema, e todas as informações estão no site oficial e nas redes sociais da ANTT. Em seguida serão realizadas etapas no GRAND PRIX HARAS RAPHAELA (Etapa Bônus) de 03 a 10 de março e na FESTA DO PEÃO DE COLORADO em Colorado (PR) de 22 a 24 de março. As informações de todas as etapas estão disponíveis nas redes sociais da ANTT ou através dos contatos.

Por Divulgação/Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Hugo Lemes

Leia mais notícias aqui.

 

Continue lendo
WordPress Ads
WordPress Ads