Foi realizada a segunda etapa do I Campeonato Paraesportivo de Três Tambores da América Latina
A prova teve recorde de inscritos e aconteceu no dia 26 de novembro, na pista hípica do Clube de Campo da Cidade de São Paulo, na capital paulista. Os Paratletas dos Três Tambores brilharam durante a segunda etapa do Campeonato Paraesportivo da modalidade, o primeiro na América Latina. Sob a organização da Equoterapia Walking e colaboração dos Centros de Equoterapia Texas Ranch, Trote Mágico, Hípica Santa Terezinha, Projeto Liberdade, Centro Hípico Paineiras e Vila Hípica WS, o projeto de inclusão social para paratletas foi idealizado em conjunto com a NBHA Brazil.
Usar os cavalos e seus movimentos no tratamento ou reabilitação de pessoas com deficiência é uma atividade importante e que vem se fortalecendo a cada ano. Transportar esses pacientes para o ambiente de provas, convivendo com outras pessoas, recebendo o carinho do público, é algo que está sendo utilizado em outras partes do mundo, em outras modalidades também, como a Rédeas, por exemplo. E vem dando certo! Além de melhorar ainda mais o ânimo dos pacientes, auxiliando no tratamento, os campeonatos paraequestres promovem uma importante inclusão social.
Segundo Abelardo Peixoto, presidente NBHA Brazil e um dos grandes fomentadores do esporte equestre, a criação dessa nova categoria surgiu a partir da preocupação em desenvolver um trabalho dentro das modalidades – Três Tambores e Seis Balizas -, que permitisse que o esporte chegasse à todos e pudesse ser praticado por todos. “Hoje, o meu sonho é ver os Três Tambores tornando-se o esporte regional de cada cidade e estado desse país, mas para isso precisa abraçar a comunidade. E como abraçamos a comunidade? Fazendo a inclusão social, trazendo pessoas que antes jamais imaginariam praticá-lo ou ver seus filhos praticando algo que antes não imaginariam ser capazes e os fazendo se apaixonar pela modalidade”, comenta ele.
E é exatamente isso que a categoria paraesportiva de Três Tambores vem fazendo. “Ajudando de maneira que através do esporte todos os praticantes e seus familiares possam superar seus próprios limites ou os limites que acham que seus filhos possuem. E tudo isso graças a força e a sensibilidade que o cavalo têm em sua essência. Os paratletas e seus familiares estão aprendendo a ter independência e a confiar nos cuidados de outras pessoas. Isso é fomentar o esporte, esso é o objetivo NBHA Brasil.”
Com clima muito agradável de sol na medida certa e ar fresco à vontade, o desenrolar de todas as categorias nessa segunda etapa foi totalmente tranquilo e cheio de fortes emoções. A cada passada, foi possível notar a satisfação de trabalho bem feito das equipes dos Centros Hípicos envolvidos e o orgulho das famílias, que viam os limites sendo quebrados pelos seus filhos. O sentimento é de que não importava o vencedor, mas sim a felicidade de ver todos os paratletas cruzando a fotocélula e escrevendo uma nova história para a modalidade.
Abelardo Peixoto e Tiago Camargo (diretor de Esportes NBHA Brazil)
O campeonato ainda fará mais duas etapas, dias 25 de fevereiro, no Centro Hípico Paineiras, e dia 29 de abril, na Hípica Santa Terezinha, ambos em São Paulo. Mais informações com a NBHA Brazil.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Fazemos isso para melhorar a experiência de navegação e exibir anúncios personalizados. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.