Três Tambores & Seis Balizas

Vagner Simionato comemora 40 anos de carreira

Hoje o número 2 de todos os tempos em pontuação no ranking geral da ABQM, Vaguinho é um cavaleiro completo

Ele já se tornou uma lenda, sem dúvida, entre os competidores de todo Brasil. Onde quer que vá, todos o conhecem. Vagner Simionato, o Vaguinho, segundo cavaleiro mais pontuado de todos os tempos na raça Quarto de Milha, completa 40 anos de profissão em 2020. Com uma história pautada não só em títulos, mas também em técnica, carisma e talento, ele já disse um dia que quer competir até os 100 anos.

Acima de tudo, é um grande professor, tendo formado muitos profissionais que hoje estão no mercado. Nesses 40 anos, os números falam por si. De acordo com ele, já montou mais de quatro mil animais e tem mais de mil fivelas de campeão. Integrante do Hall da Fama ABQM, foi homenageado em 2016 em cerimônia de gala em São Paulo. São mais de sete mil provas em que pontuou somando mais de 7.444 pontos. Marca que ele jamais imaginava quando começou a carreira em julho de 1980.

Crédito da foto: Divulgação/Hugo Lemes

Vagner Simionato foi o primeiro cavaleiro na história da ABQM, contando todas as modalidades, a ultrapassar os sete mil pontos. Só em Três Tambores são mais de 5.480 pontos, em provas oficiais e oficializadas do Quarto de Milha. Os prêmios, para quem pensa que ele perdeu as contas, se engana. Ele é ganhador de quatro carros ‘zero’ km e 113 motos de premiação, tem mais de quatro mil troféus e 983 fivelas de campeão.  Conforme dados do SGP Sistema, soma mais de R$ 1 milhão em ganhos e mais de 30 tempos na casa dos 16 segundos.

Hoje o número 2 de todos os tempos em pontuação no ranking geral da ABQM, Vagner Simionato é um cavaleiro completo e um mestre
Crédito da foto: Divulgação

Vagner Simionato

Prestes a completar 57 anos, o ‘velhinho’ mais rápido do Brasil já competiu em quase todas as modalidades do cavalo Quarto de Milha. Seu Centro de Treinamento, o VS Treinamentos, fica em Piratininga/SP, na região de Bauru.  E ele não para um segundo, está sempre montando, treinando, apresentando cavalos em leilões, fazendo negócios e atendendo seus clientes. Sua história com os cavalos vem de família.

Vaguinho nasceu em Duartina/SP, na fazenda onde o pai era gerente. É formado em Técnico de Patologia Clínica, diploma que ele tirou apenas para agradar a família, pois já havia decidido que iria viver do cavalo. E tudo começou de fato em 1980, quando a fazenda em que trabalhava passou a criar Quarto de Milha. Logo depois de um curso, onde aprendeu sobre a doma racional, a ideia de ser treinador não saiu mais da sua cabeça.

Hoje o número 2 de todos os tempos em pontuação no ranking geral da ABQM, Vagner Simionato é um cavaleiro completo e um mestre
Silvia, Vaguinho e Juninho – Crédito da foto: Divulgação/Hugo Lemes

A carreira deslanchou mesmo dez anos depois, quando foi convidado para trabalhar em Rio Bonito/RJ. Com o intuito de ser conhecido nacionalmente, agarrou a oportunidade com ‘unhas e dentes’. Casado com Silvia e pai de Juninho, genro do saudoso Marcão Toledo, seguiu fielmente seu plano, de viver do cavalo. 40 anos depois toda a família do esporte equestre tem a sorte de poder conviver com ele até hoje!

Por Luciana Omena e Verônica Formigoni
Crédito da foto: Divulgação/Hugo Lemes

Veja mais notícias da modalidade Três Tambores no portal Cavalus

X