A mudança de CT trouxe para ela novos desafios e para o treinador também, sendo a primeira paratleta que ele treina
Veri Real está em uma nova fase de sua carreira como competidora. Ela voou alto e foi em busca de mais conhecimento e técnica para fazer o que tanto ama, os Três Tambores. A paratleta tem um novo treinador, Bruno José Ribeiro, profissional experiente que está há 25 anos trabalhando com jovens e amadores.
“É uma experiência nova, estou buscando conselhos, dicas me informando. Tenho uma irmã pedagoga e onde estou buscando um apoio para dar mais suporte para Veri”, falou Bruno Ribeiro.
E nas primeiras aulas ele já se surpreendeu com Veri, por sua facilidade de aprendizado e entrosamento com os cavalos. “A Veri é realmente uma aluna especial, e ela me surpreendeu muito, tem qualidade de facilidade de aprendizado, de raciocínio, de percepção do movimento do cavalo, e me surpreendi”.
Ele conta que ela faz melhor do que alguns alunos que não tem dificuldades motoras. “A gente tem que ir no tempo dela e ela está me surpreendendo no ritmo da rotina de treino”, ressaltou o treinador.
E a rotina de treinos de Veri é bem regrada. São dois dias por semana, em média uma hora e meia por treino, trabalhando os cavalos com exercícios de flexionamentos e no percurso a parte técnica.
“Os treinos em velocidade prefiro evitar no dia a dia, a gente tem uma programação de provas agendadas para ela e estamos trabalhando a parte técnica dela, onde ela vai progredir gradativamente”, pontuou Bruno.
O treinador teve um novo olhar para seu trabalho com a chegada de Veri no CT, dando inspiração para seus alunos. “O desafio de treinar uma cavaleira paratleta é uma boa tarefa, porque ela é para frente, tem uma gana por melhorar e isso nos traz animo para continuar, é uma característica que ela tem muito forte. E o desfaio é poder ajudar uma pessoa que está tão empenhada”.
A primeira prova de Veri Real sob a orientação de Bruno teve bons resultados em pista. Foi durante a 1ª etapa da Copa Rancho Mariana. “Já é reflexo do uso de um pouco mais de técnica. Para a Copa dos Campeões estamos com outro desafio que é trabalhar ela com outro animal em pouco tempo de treino. Pelo empenho dela e força de vontade que tem, acredito que dará tudo certo”.
A ideia de Veri Real é começar a treinar Seis Balizas. “Isso já foi conversado com Bruno e será feito um programa de treinos para adequar o animal a mim para essa modalidade, que requer mais habilidade e técnica”, contou Veri.
Por Verônica Formigoni