Entidade é uma das responsáveis por regulamentar o esporte e chancelar eventos que cumpram as regras, especialmente as de bem-estar animal
A abertura do 5º Congresso Nacional de Profissionais de Vaquejada Padrão ABVAQ aconteceu em Fortaleza/CE no dia 8 de janeiro. A série de palestras e cursos tem no cronograma: Teresina/PI, 15 de janeiro; Campina Grande/PB, dia 22 de janeiro; Vitória da Conquista/BA, 29 de janeiro; Natal/RN, dia 12 de fevereiro; e Lagarto/SE, dia 26 de março.
A ideia é reunir todos que fazem parte da Vaquejada, todos os profissionais, abordando vários assuntos de extrema relevância para o desenvolvimento do esporte. Os temas estão sendo apresentados e debatidos por palestrantes que têm a oportunidade de passar seu conhecimento e trocar sugestões com os presentes. O objetivo é o aprimoramento de quem trabalha na Vaquejada e a busca por melhorias para o esporte.
Estão participando de cada encontro como facilitadores pessoas atuantes nas áreas que são de importância para a ABVAQ. A cada reunião, o atual presidente da ABVAQ Marcos Lima falar sobre a Associação e sua relevância e o trabalho desenvolvido pela entidade. Também atuam nos encontros pessoas das áreas jurídica e técnica. Essa última abordando bastante regras de bem-estar animal nos eventos.
Em sua fala em cada uma das cidades, Marcos Lima também destaca os próximos passos para 2019. Entres as novidades, a criação do Ranking Nacional ABVAQ, do Prêmio de Inovação, do Conselho Administrativo. E ainda sobre a Suspensão do 3º Recurso. “A ideia é continuar focado na defesa do esporte, acompanhando toda movimentação jurídica e as leis complementares à PEC, já aprovada e as preparações para eleição da nova diretoria no próximo mês de junho”, afirmou.
O presidente também ressalta que as reuniões também dão oportunidade para avaliar a temporada anterior e atualizar os profissionais de Vaquejada e tirar dúvidas. ”R$ 60 mil de premiação já estão garantidos para a premiação do novo Ranking ABVAQ no final do ano. Esperamos chancelar cerca de 400 Vaquejadas em 2019, sempre buscando cada vez mais a profissionalização do nosso esporte”.
Em Fortaleza compareceram cerca de 130 profissionais, 110 foi o número de Teresina e em Campina Grande o registro foi de 400 participantes. A expectativa é que de esse quórum se mantenha em todas as cidades por onde o Congresso passará.
Fonte: ABVAQ
Fotos: Divulgação