Valeu boi, vaqueirama quartista! O 12º Derby & Congresso Brasileiro e 5ª Copa dos Campeões de Vaquejada do Quarto de Milha, realizados de 16 a 20 de março, no Parque Rufina Borba, em Bezerros (PE), bateram recorde de inscrições.
Segundo a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), as competições somaram 719 senhas, nos três campeonatos. Segundo o Departamento de Esportes da ABQM, o recorde anterior é de 2018.
Em comparação com a última edição, que ocorreu em 2020, os números representam um crescimento de 42%. Naquele ano, as provas receberam 507 inscrições.
Antecipadamente, quando analisados os números por categoria, a Profissional Light sai na frente, no Derby, com um aumento expressivo de 156% no número de inscritos. No Congresso, a Amador Light teve um incremento de 106% e a Profissional Light de 97%. A categoria Amador, ainda no Congresso, cresceu 82%.
Desde já, este ano, os conjuntos disputaram prêmios que totalizaram mais de R$ 500 mil, maior valor já pago nesses campeonatos da Associação.
“A inteligência, a docilidade, a versatilidade e a agilidade do Quarto de Milha, são características que fazem da raça a preferida nesse esporte. Somando isso ao fomento dado pela Associação à modalidade, atingimos a expansão do cavalo em um mercado cada vez mais pujante”, afirmou Pauluca Moura, vice-presidente da ABQM.
Quarto de Milha no Nordeste
Para Caco Auricchio, presidente da ABQM, esse recorde comprova a força e o crescimento da raça no Nordeste, razão pela qual a associação investe cada vez mais na modalidade. “A região tem mais de 94 mil animais registrados, 32 mil proprietários, 17 mil criadores e 11 mil associados”, destacou o presidente da ABQM.
Campeões no Derby
Contudo, Reinaldo Veloso de Andrade, de São Domingos do Araguaia (PA), levantou o troféu de campeão da categoria Aberta, no 12º Derby ABQM de Vaquejada.
O ‘valeu boi’, veio na sela de Holland Effot PDO (Holland Jeck x Eternal Effot), de criação de André Ricardo Santos e de propriedade de Ricardo Sabag Del Castilho.
Assim como a dupla foi formada com o pernambucano, de Taquaritinga do Norte, Luís Carlos Santos. O esteira montou Amuleto Dun It MV (Oklahoma Dun It x CR Ella). O cavalo alazão é de criação e propriedade do quartista Paulo Otávio Freire Macedo. Os conjuntos são de representação do Haras São Pedro, da cidade de Governador Edison Lobão, no Estado do Maranhão.
Já na categoria Profissional Light, a dupla formada por um sergipano e pernambucano, venceu a etapa.
Montando Generoso Jeck JK (Holland Jeck x Miss Diego Bet HJG), o puxador Jeferson Nunes da Silva, de Fazenda Nova (SE), fez o boi valer. Em suma, o castanho é de criação de José Arimateias de Lemos e de propriedade de Eliano Espedito de Lima.
Jeferson formou dupla com o esteira Jakson Nunes da Silva, de Santa Cruz do Capibaribe (PE), que conduziu o alazão Closed Cartel (Ketel Won x Streakin Firefly). O animal é de criação e de propriedade de José Nivaldo da Silva. Os cavalos são de representação do Haras Gatinho e da Camisaria Guinu.
A lista completa dos campeões do Derby de Vaquejada pode ser visualizada no link: https://2.seqm.com.br/resultados/categoria/18/evento/25824
Congresso ABQM
Na categoria Aberta Feminina, Alice Anunciada Cavalcante da Silva, montando Bullion RCG de propriedade de Pierre Bruno de Melo Silva foram os grandes campeões do 12º Congresso Brasileiro de Vaquejada.
José Anderson Cruz de Lima e Nadal Boy HS, de propriedade de Breno Costa de Azevedo Dias Junior, foram os esteira.
Já na categoria Aberta Livre, Dennilson Vitor Joventino da Silva, montando Omeniyx Eternaly, de propriedade de André José da Nóbrega Dantas foi o grande campeão.
A esteira ficou com Carlos Rodrigos de Lima e Miss Bryan Bar HNSF do mesmo proprietário.
A lista completa dos campeões do 12º Congresso Brasileiro de Vaquejada pode ser visualizada no link: https://2.seqm.com.br/resultados/categoria/18/evento/25821
Copa dos Campeões
Enfim, o primeiro troféu da 5ª Copa dos Campeões ABQM de Vaquejada foi para Exu, terra de Luiz Gonzaga, no Sertão de Pernambuco.
Na sela do castanho Double Zorrocash HWL (Double Zorrero NNF x Emma Cash JC), Antônio Marcos Gonçalves puxou o boi na faixa e garantiu o título de campeão, pela categoria Profissional Light. O animal é de criação e propriedade de Guilherme Sampaio Landim.
Na disputa Antônio conquistou o prêmio com Giovanni Martins Miranda Lucena, de Garanhuns (PE), cidade das flores. O esteira montou o tordilho Appeals Dash (Appeals King Special x Fiorucci Dash Ril).
O animal é de criação de Enaldo Manoel de Santana e de propriedade de Eudes Janu Alves Sobrinho. Os animais são de representação do Haras Welington Landim.
A lista completa dos campeões da 5ª Copa do Brasil de Vaquejada pode ser visualizada no link: https://2.seqm.com.br/resultados/categoria/18/evento/25787
Por: Assessoria ABQM
Fotos: Divulgação
Mais notícias no portal Cavalus