A temporada do CPV está sendo uma das mais concorridas dos últimos dez anos
Considerado o ‘Brasileirão’ das Vaquejadas, expressão alusiva ao campeonato brasileiro de futebol, o maior do País, o Campeonato Portal Vaquejada – CPV comemora o sucesso da temporada. O ano de 2019, segundo os organizadores, tem se mostrado um dos mais concorridos desde que as competições começaram há dez anos.
“Já são dez anos de pura adrenalina valorizando cavalos e agregando valor aos vaqueiros. Mas essa edição de 2019 tem marcado pelo alto nível técnico, tanto dos vaqueiros, quanto dos cavalos em todas as categorias. Os parques foram rigorosamente selecionados para receber as etapas do maior e mais respeitado campeonato de vaquejada do Brasil”, comenta a organização.

Estreia
No final de semana que passou, o CPV realizou sua primeira etapa no Parque Franskim Pedro, em Maranguape/CE. Terra, por exemplo, do grande Chico Anísio. Como não podia deixar de ser, disputas acirradas onde cada competidor buscou pontos importantes para iniciar o último trimestre do campeonato com força total.
Portanto, quem esteve por lá pode ver de perto vaqueiros e cavalos disputando ponto a ponto. “Eles mostraram ao público que os melhores estão fazendo parte daquele que se tornou a maior referência do esporte equestre brasileiro, praticado com mais frequência na região Nordeste”. E a premiação? R$ 600 mil, um total nunca praticado antes no Estado.

Complexo
O Franskim Pedro foi construído para oferecer conforto, segurança e mobilidade a todos. De 3 a 6 de outubro, os visitantes desfrutaram de toda a área do complexo, que foi duplicada para 200mil m². Destaque a ‘Cidade dos Vaqueiros’, um espaço equivalente a 20 campos de futebol, onde as equipes ficaram instaladas.
Outro cuidado que o organizador da prova Teógenes do Amanari implementou foi o aumento da área de banho dos animais atletas,que foi quadriplicada. Mesmo com a ampliação, a responsabilidade socioambiental continua sendo primordial com medidas que evitam o desperdício de água e disseminação de doenças.
Mais conteúdo sobre a modalidade você acessa no Portal Cavalus

Resultados
Celso Junior manteve seus 400 pontos no ranking dos Vaqueiros de Puxar na categoria Profissional. Ele não pontuou em Maranguape. O campeão foi Kakazinho Almeida, montando Don Rojo Eternaly, com Renato Moreira e Apollo Lee na esteira, sem racha. Kakazinho subiu para 11ª posição no ranking.
Valter Xavier (340 ptos), Renan Tobias (240 ptos), Adelanir Américo (240 pts) e Nilo Neto (205 ptos) pontuaram, mas as posições na classificação do campeonato não foram alteradas. O CPV, no entanto, destacou a participação de Adelanir nessa etapa do Franskim Pedro. Foi o que mais pontuou entre os ponteiros. T
Foi terceiro lugar com Diamond Fly Bar e empatado em quarto lugar com dois cavalos, Calendário Shady e Diamond Fly Bar. Na Aspirante o campeão foi Levi Feitosa esteirado por Geraldo Neto; Popó Porcino esteirado Por Kakazinho Almeida levou a Amador; E na Feminina deu ela, Jenniffer Emmanuellen, também sem racha, com Diego Eliziario na esteira.
Ranking atualizado no Portal Vaquejada

Próximas etapas
De Maranguape, o Campeonato Portal seguiu direto para o Rio Grande do Norte. Acaba hoje a etapa do tradicional Porcino Park Center, em Mossoró. A premiação é de R$ 200 mil. O CPV 2019 vai entrando em sua fase final, rumo ao Prêmio Melhores do Ano. O fechamento da temporada acontecerá dia 14 de dezembro, durante o Festival CPMF de Vaquejada.
Na ocasião, haverá a disputa do Campeão dos Campeões e abertura do CPV 2020. A modalidade se prepara ainda para o 17º Potro do Futuro e Campeonato Nacional ABQM de Vaquejada. Acontece de 20 a 24 de novembro, em Gravatá/PE. Inscrições abertas no site da ABQM.
Colaboração: Portal Vaquejada
Fotos: Renân Leôncio