CPV define os campeões brasileiros de 2020

O Campeonato Portal Vaquejada é considerado o ‘brasileirão’ da modalidade, realizado a mais de dez anos, reunindo equipes de diversos estados do País

A última etapa do Campeonato Portal Vaquejada aconteceu no Parque Bemais, em São Miguel do Taipu/PB. Com a presença de mais de 1500 inscrições, os organizadores do CPV separaram uma boiada selecionada a dedo para as disputas.

A transmissão do evento pela TV Vaquejada contou com mais de 1,2 milhões de visualizações. Especialmente em meio a pandemia, os apaixonados pela modalidade não perdem um só momento das transmissões online.

O CPV 2020, assim como outros campeonatos de várias modalidades e raças pelo País, sofreu com a pandemia do novo coronavírus cancelamentos de diversas etapas. Mas, com a união de todos para retornar com base nos protocolos de segurança, retomou o campeonato e finalizou com sucesso.

Entre os destaques dos mais pontuados do ranking, Renan Tobias. A saber, conquistou o título de campeão brasileiro Profissional (puxador) pela segunda vez em sua carreira. De acordo com o CPV, de quebra Renan marcou um recorde: é o vaqueiro mais novo a conquistar dois títulos nacionais.

Renan comemorou também o título do Holand Easy Steel Jr como melhor cavalo de Puxar da categoria Profissional. Antes de mais nada, o cavalo também sagrou-se bicampeão, já que em 2017 também chegou ao topo do pódio, só que na sela de Adelanir Américo.

Quem também está rindo a toa é a jovem Giovana Ferreira. Pela categoria Feminina, a vaqueira levou para casa o bicampeonato.

O Campeonato Portal Vaquejada  CPV é considerado o ‘brasileirão’ da modalidade, realizado a mais de dez anos, reunindo diversas equipes

Os campeões do ranking 2020 do CPV foram:

Joe Blond (foto)– categoria Aspirante – cavalo de puxar – 195 pts

For Cash Roxo AD – categoria Amador – cavalo de puxar – 100 pts

Zorrero Intac HVO – categoria Amador Avançado – cavalo de puxar – 235 pts

Holand Easy Steel Jr – categoria Profissional – cavalo de puxar – 210 pts

Nabila Darlin – categoria Derby – cavalo de puxar – 120 pts

Neguinho Zezito – categoria Aspirante – vaqueiro de puxar – 125 pts

Diego Militão – categoria Amador – vaqueiro de puxar – 85 pts

Ruan Shel – categoria Amador Avançado – vaqueiro de puxar – 180 pts

Renan Tobias – categoria Profissional – vaqueiro de puxar – 210 pts

Giovana Ferreira – categoria Feminina – vaqueira de puxar – 250 pts

Informações, portanto, extraídas do site oficial do campeonato. Assim como os demais resultados, como dos cavalos e vaqueiros de esteira e equipes.

O Campeonato Portal Vaquejada  CPV é considerado o ‘brasileirão’ da modalidade, realizado a mais de dez anos, reunindo diversas equipes
Igor Moiá

Campeão dos Campeões

Todos os anos, o CPV promove a disputa do Campeão dos Campeões. Assim sendo, em 2020, logo após encerrar a temporada regular, o Campeão dos Campeões aconteceu durante o 2º Festival CPMF de Vaquejada, dia 9 de dezembro, no Parque Rufina Borba, em Bezerros/PE. Habilitados os dez mais pontuados da categoria Derby; 15 da categoria Amador Avançado, Aspirante, Amador; e ainda os 20 mais pontuados da categoria Profissional.

Entre os destaques, antes de mais nada, Igor Moiá protagonizou uma disputa eletrizante contra o hexacampeão brasileiro Celso Vitório. Em sete rodadas, Igor desbancou nomes como Renan Tobias, Raulzinho, Adjailson Paiva, entre outros. De tal forma que no momento decisivo restou ninguém menos que Celso Vitório. O alagoano, colecionar de título e o maior ganhador do CPV, tinha como meta quebrar a marca de ser o primeiro vaqueiro a conquistar o Campeão dos Campeões pela segunda vez.

Ademais, considerada a prova mais difícil do ano, o Campeão dos Campeões premiou o vencedor da profissional com um carro ‘zero’ km. Na sétima rodada, o boi de Igor e Verdinho Silva saiu do brete e cruzou a pista, em posição oposta da sua puxada. Em seguida, a dupla conseguiu alinhar o boi e deu tudo certo. Na sua vez, o hexacampeão saiu atrás do boi e ainda acionou a puxada de esquerda, mas não obteve sucesso.

No Derby, Nabila Darlin e Zé Barreto foram os campeões. Pandora Dash, pela Aspirante, na sela de João Farias, sagrou-se campeã. Do mesmo modo que Poker Moon HJS, na sela de Iraildo Lucena, campeões do Amador Avançado.

Foto: Aninha Clark

Copa ABVAQ 2020

A segunda edição da Copa ABVAQ também aconteceu no Rufina Borba, só que nos dias 10 e 11 de dezembro. Mais de R$ 100 mil foi a premiação para os vaqueiros que participaram do Ranking Nacional em provas com chancela ABVAQ. Desse modo, provas do segundo final de semana de dezembro de 2019 ao último final de semana de novembro de 2020.

Em resumo, habilitados apenas o competidor filiado até dia 30 de outubro de 2020. Aliás, os filiados tiveram suas pontuações dobradas. Clique aqui e confira os critérios, bem como o formato de disputa e classificação. Campeões da Copa ABVAQ 2020: Jenniffer Emmanuellen – Feminina; Rodrigo Amorim – Master; Cleiton Freitas – Aspirante; Beny Saldanha – Amador; Gustavo Cordeiro – Intermediário; Raul Maia Filho – Profissional.

Victor Hunka, Dr Joao Neto, Pauluca Moura, Valter Papel

Colaboração: Portal Vaquejada e ABVAQ
Crédito das fotos: Divulgação

Veja mais notícias da modalidade Vaquejada no portal Cavalus