Vaquejada

Giovana Ferreira domina o circuito brasileiro de Vaquejada

Atleta de categoria Feminina, Giovana lidera hoje o ranking do Campeonato Portal Vaquejada

Treinando com seus cavalos no Haras GF, Giovana Chagas Ferreira tem apenas 16 anos e domina o circuito brasileiro de Vaquejada na categoria Feminina. Em outras palavras, foram quatro etapas em que ela participou na temporada 2020 e quatro vitórias.

Giovana nasceu Caruaru/PR e hoje mora na comunidade do Algodão, em Taquaritinga do Norte/PE. Nunca praticou outra modalidade que não a Vaquejada. Além do CPV, a jovem prodígio do esporte equestre segue a Liga pernambucana e Campeonato PE-PB.

Conversamos com ela. Confira!

Giovana Ferreira domina o circuito brasileiro de Vaquejada
COm a família na premiação dos Melhores do Ano do Portal Vaquejada – Foto: CPV

O começo

“Desde que nasci sempre tive contato, pois meu pai tem fazenda e cavalos. Mas montar a cavalo sempre foi uma coisa mágica pra mim. Em 2014 comecei a competir depois de ir a uma corrida com meu pai. Em outras palavras, quando vi as meninas correndo pela primeira vez foi quando surgiu aquele sonho de correr Vaquejada. Esporte que tenho contato desde pequena, já que ia com minha mãe e meu pai para as corridas. Meu pai também é vaqueiro”.

ABVAQ finaliza ranking 2019 e premia os melhores da temporada
Giovana (esquerda) na premiação da ABVAQ da Feminina – Foto; ABVAQ

Vaquejada

“Dessa forma, já são muitos momentos marcantes. Na corrida do Parque Rufina Borba eu recebi dois grandes títulos, o de campeã do Portal Vaquejada 2019 e campeã Nacional do ranking ABVAQ também ano passado. Em seguida, ainda recebi uma homenagem. O troféu ‘Ariano Suassuna’ como vaqueira destaque.

Nessa mesma prova, entrei para a disputa final e terminei o evento como reservada campeã. Foi realmente inesquecível! Assim como outras diversas disputas que participei que foram especiais.

Eu ainda estudo estou terminando o Ensino Médio, me formo esse ano de 2020, mas estou sempre ao lado dos cavalos, sempre que posso, eu monto”.

Giovana Ferreira domina o circuito brasileiro de Vaquejada
Com Black Bingo – Foto: Junior Rodrigues

Futuro

“Encaro como uma realidade as mulheres estarem ‘com tudo’ dentro da Vaquejada. E a tendência, sem dúvida, é que isso se fortaleça cada vez mais. Assim, continuo fazendo meus planos para o futuro. Um sonho é competir de esquerda, terminar os estudos, fazer minha faculdade, entre outros. Mas todos eles estão entregues nas mãos de Deus.

O momento dentro do CPV é importante e eu dedico todas as vitórias ao meu cavalo, Black Bingo. Acima de tudo, sem ele nada disso estaria acontecendo. Além dele ainda monto em um irmão dele, filhos do garanhão El Rey Bingo,El Sheik Bingo HASP. Esse último uma nova aposta.

Por fim, não sei se consigo descrever bem o que me encanta na Vaquejada. Só sei que quando estou competindo sinto uma adrenalina que não é fácil de explicar”.

Giovana Ferreira domina o circuito brasileiro de Vaquejada
Com El Sheik Bingo HASP – Foto: Allan Damasceno

Fique por dentro: @giovanaferreirac_

Por Luciana Omena
Crédito da foto de chamada: Divulgação/CPV

Veja mais notícias da modalidade Vaquejada no portal Cavalus