Encerrando a temporada – falta apenas o Campeão dos Campeões – os campeões brasileiros foram definidos

Logo após realizar rodada dupla nos parques Maria da Luz e Fernando Lucena em outubro, a sequência do Campeonato Portal Vaquejada teve um mês de novembro movimentado. Aconteceram as etapas do Parque Acauã, 4ª Vaquejada do Dom Roxão, em Garanhuns/PE, e do Parque Bemais, 8ª Grande Vaquejada do Bemais, em São Miguel de Taipú/PB.

De 13 a 17 de novembro com R$ 200 mil em prêmios a Vaquejada do Bemais foi a etapa final da temporada 2019 do Campeonato Portal Vaquejada. A saber, esse é o maior circuito brasileiro da modalidade realizado hoje no Brasil.

Dessa maneira, voltamos um pouco para algumas semanas atrás. Erlan Bezerra promoveu mais um evento em grande estilo, com as disputas do CPV e ainda o Leilão Haras Brejo das Flores, pela Agreste Leilões. Com os resultados, alguns campeões foram definidos de forma antecipada.

Silver Beaver, na sela de Carlinhos Santos, e Doc Silver Wild, com Nego Edson, consagraram-se em Garanhuns Campeão dos Campeões da categoria Derby Portal 2019. Da mesma forma, Celso Vitório Junior garantiu o título de Melhor Vaqueiro de Puxar do Brasil pelo CPV 2019 na categoria Profissional.

Novembro foi movimentado para o Campeonato Portal Vaquejada

Foi o primeiro dele, que liderou praticamente toda a temporada. Repetindo, de fato, o sucesso se deu pai, Celso Vitório, sete vezes campeão da mesma categoria. São 435 pontos conquistados em 26 etapas, com 16 vitórias e um aproveitamento de 61,54%.

Giovana Ferreira também não precisou dos resultados do Bemais para ser consagrada campeã do CPV 2019 na categoria Feminina. Para ela, foi a realização de um sonho!  Contudo, ela venceu na Paraíba a última etapa, rachando, para não deixar dúvidas de uma temporada praticamente impecável. Quase 200 pontos de diferença para a segunda colocada.

Última etapa

A casa do garanhão New Rojo AD recebeu a decisão do CPV 2019. A última etapa do campeonato no Bemais foi de emoção do começo ao fim. Certamente, para algumas categorias nem tudo estava definido. Além do ranking geral, valia chance de garantir vaga para a disputa do Campeão dos Campeões.

Feminina no Bemais

Na Jovem, Breno Terem ganhou a prova, mas o campeão brasileiro é Neto Santana, que ultrapassou Daniel de Buge na reta final da temporada. Pela Aspirante, a vitória no Bemais foi de Matheus Andrade, Netinho Alencar e Neguinho de Zezito. Ficando para Edgar Neto o título brasileiro de 2019 pelo CPV.

Ruan Shel e Renato Moreira racharam o primeiro lugar da categoria Amador na última etapa. Diego Eliziário lidera o ranking dessa categoria, mas ainda não houve a divulgação confirmando o título brasileiro para ele. Renan Tobias, que brigava pelo título da Profissional, venceu a última etapa.

O campeonato também premia os melhores cavalos. Arcanjo Toro LM confirmou favoritismo é o Melhor Cavalo de Puxar do CPV 2019. Da raça Quarto de Milha é de propriedade de Erlan Bezerra de Azevedo, do Haras Brejo das Flores. Em virtude de uma acelerada nos meses finais, pôde levantar a taça.

A égua Show Pantera LM, do Haras 3E, segue batendo recordes. Inegavelmente, além de ser tricampeã brasileira pelo CPV na categoria Amador,  é também o animal mais bem pontuado de dez anos do campeonato.

Show Pantera. Foto: Alan Damasceno

Em uma das mais bonitas campanhas dos dez anos de CPV, o cavalo Romarinho Show fez por merecer o título de campeão brasileiro na categoria Aspirante Cavalo de Puxar.

Próxima parada

Com o propósito de saber quem é o melhor entre os melhores, o CPV realiza o Campeão dos Campeões todos os anos. Disputam apenas os mais bem colocados do ranking final em cada uma das categorias.

Desse modo, o 1° Festival Haras CPMF sediará essa disputa final de 11 a 15 de dezembro no Parque Rufina Borba, em Bezerros/PE. Entretanto, será um final de semana recheado com R$ 400 mil em prêmios.

Na programação ainda a 1ª Grande Vaquejada do Haras CPMF, 2ª Copa Nordeste de Vaquejada, Entrega do Prêmio Melhores do Ano Portal Vaquejada, Etapa de abertura do Campeonato Portal Vaquejada 2020 e Derby Portal Vaquejada 2029. E ainda prova de Três Tambores.

Colaboração: Portal Vaquejada
Fotos: Renân Leôncio