A regulamentação da Vaquejada como esporte e cultura foi um dos motivos da reabertura dessa pista em Vitorino Freire
Havia três aos, desde 2014, que não acontecia a grande festa de gado no Haras Parque Luanna, em Vitorino Freire/MA. Mas com a regulamentação do esporte, aconteceu esse mês a XVI Festa de Gado, com R$ 71.000,00 de premiação, o que levou vaqueiros de diversos lugares do Brasil. O local pertente ao deputado Federal Juscelino Filho, promotor do evento e um dos grandes batalhadores pela aprovação da PEC 304.
Junior LatercioSegundo o Portal da Vaquejada, foram três dias de muita festa, 22 a 24 de setembro, com destaque para o papa-títulos, o líder do Campeonato Portal Vaquejada 2017, Júnior Latércio. Na categoria Profissional ele levou nada menos que quatro prêmios: 1º, 3º, 5º e 11º. Voltou para o Piauí com a mala lotada de troféus. Realmente, este é o ano desse vaqueiro.
O público circulante chegou a 30 mil pessoas, fãs da vaquejada de qualidade e que também se divertiram ao som de forró e sertanejo. É importante falar, que além do esporte e do entretenimento, o evento promoveu geração de empregos, renda e relevante aumento do fluxo cambial do município. Com esse número de pessoas circulando, o comercio ficou bastante aquecido.
“Eu sempre gostei de cavalos, fazenda e quando tive o primeiro contato com a Vaquejada, aos oito anos de idade, me apaixonei. Meu pai comprou um cavalo de Vaquejada e resolvemos construir o Parque Luanna em 1999. Hoje somos referência no Estado do Maranhão como umas das melhores pistas e infraestrutra para receber vaqueiros e o público,” disse o deputado, agradecendo a presença de todos.
Por Luciana Omena
Fonte: Portal da Vaquejada
Foto: Dom Barbosa