Renan Tobias é de família tradicional na Vaquejada

Bicampeão como vaqueiro de puxar do Campeonato Portal Vaquejada, o vaqueiro é destaque do circuito nacional da modalidade

Nascido no Rio Grande do Norte, de família paraibana e cearense. Renan Rodrigues Dantas da Silva, o Renan Tobias, 26 anos, tem seus cavalos hoje em Caucaia/CE, no Haras Mastruz com Leite. Lá, junto do irmão, também vaqueiro, Renato Tobias, e da família, segue a tradição nordestina das vaquejadas e títulos.

O mais recente foi o de campeão do Campeonato Portal Vaquejada 2020. Aliás, bicampeão. Renan Tobias foi o mais pontuado do circuito nas temporadas 2018 e 2020. De quebra marcou um recorde: é o vaqueiro mais novo a conquistar dois títulos nacionais.

Ano passado somou 210 pontos na categoria Profissional como melhor vaqueiro de puxar na sela de Holand Easy Steel Jr. Ao mesmo tempo, melhor cavalo CPV 2020 da categoria Profissional – cavalo de puxar. Antes de mais nada, o cavalo também sagrou-se bicampeão, já que em 2017 também chegou ao topo do pódio, só que na sela de Adelanir Américo.

“Agradecer a Deus pela temporada passada. Graças a ele foi um ano em que deu tudo certo. Coroando com os prêmios no final do campeonato, que incluiu também o de melhor equipe. Esse um orgulho muito grande pra mim”, conta.

Bicampeão como vaqueiro de puxar do Campeonato Portal Vaquejada, Renan Tobias é destaque do circuito nacional da modalidade
Renato e Renan

Família, o esteio de Renan Tobias

Sem dúvida, 2020 de muitos desafios, especialmente por conta da pandemia da Covid-19. “Por isso só temos que agradecer a todos e batalhar para seguir em frente cada vez mais”. Títulos comemorados também pela mãe, dona Dinalva Dantas: “a emoção foi muito forte. Fiquei em casa e orei muito por eles. Sempre ligando pra Renan e torcendo”.

Renan Tobias lembra ainda que tudo começou com o pai, Seu Tetê, que já não está mais entre eles. E que agora a mãe e o irmão são o alicerce principal da família. Aliás, Renato já corria a mais tempo quando Renan dava seus primeiros passos. E hoje um apoia o outro e fazem de tudo para que evoluam dentro do esporte que amam.

“Coroar as lutas com um título desse é uma alegria, pois vemos tudo que a gente batalhou até aqui”, reforça Renato. Hoje os dois trabalham para patrões diferentes, mas nunca deixam de estar juntos dentro e fora das pistas. Renan aproveita para deixar um recado, principalmente aos que estão começando: “O seu maior adversário é o boi, nunca torça contra nenhum outro vaqueiro.”

Por Equipe Cavalus
Colaboração:
Programa Abre a Porteira
Crédito das fotos: Cedidas

Veja mais notícias da modalidade Vaquejada no portal Cavalus