Com R$ 175 mil em prêmios, evento reuniu a nata do esporte e ainda contou com disputas emocionantes e muitas novidades
Tudo que uma pessoa que ama o esporte equestre que ver é um evento sendo realizado de forma perfeita. Boa premiação, competidores de renome, cavalos premiados, boiada segura, instalações de primeira, tudo bem organizado, setorizado, sinalizado com elegância. Agora adicione a isso amizade e confraternização. Pronto! A melhor receita para o sucesso. E tudo isso aconteceu no Parque Bemais, em São Miguel de Taipu/PB, durante a 1ª Vaquejada Nacional ABVAQ, de 6 a 10 de dezembro.
Com dez anos de existência, na luta pela regulamentação e cuidando dos bons tratos aos animais, chancelando vaquejadas em diversas cidades e estados, foi a primeira vez que a ABVAQ promoveu uma prova. “Esse foi um embrião para um projeto que a Associação tem de fazer todos os anos, no final da temporada, uma prova com os mais pontuados levando em conta todas as vaquejadas chanceladas, ainda em fase de estudos. A ideia é que os 20 mais pontuados em cada estado realizem uma disputa em seu estado e dessa disputa, os melhores possam concorrer a uma premiação especial na Vaquejada ABVAQ. Mas estamos muito felizes com a forma que montamos o evento, como tudo ficou e com o apoio de todos”, comentou Pauluca Moura, diretor de relações institucionais da ABVAQ.
Tenda CulturalEntre os destaques, horários cumpridos à risca, a boa receptividade de toda a diretoria, a integração entre amigos e ainda, o resgate da cultura vaqueira com a implantação da Tenda Cultural, onde aconteceram palestras, rodas de conversa, exposição de fotos, histórias de lendas do esporte, e muita emoção. Foram momentos que comemoraram vitórias conquistadas até agora e que também os presentes puderam planejar o futuro do esporte que mais cresce no Nordeste. Na programação também, os leilões ABVAQ e Estelas do Futuro, que faturaram um total superior a R$ 2.200.000,00 com a venda de animais, coberturas e barrigas, segundo a leiloeira Agreste Leilões.
Entrega do Melhores do AnoO Campeonato Portal Vaquejada, o mais importante do Brasil na modalidade, fez sua última prova de 2017 com a realização do Campeão dos Campeões nas categorias Profissional, Amador e Aspirante, e abriu a temporada 2018 com sua primeira etapa, com disputas na Profissional, Profissional Light, Amador, Aspirante, Jovem, Master e Feminina. Durante a Vaquejada ABVAQ aconteceu também a entrega do Prêmio Melhores do Ano, que contemplou os melhores da temporada, entre cavalos, vaqueiros, equipes e profissionais de trabalho.
Campeão dos Campeões Aspirante“Essa parceria com a ABVAQ veio para provar que a união nos faz crescer. Encerramos o ano com um saldo positivo e agora só nos resta agradecer a Deus e ao presidente da nossa entidade maior, Paulo Fernando Filho (Cuca), que realizou um grande evento e tem se destacado como um defensor incansável do nosso esporte ”, declarou Fábio Leal, diretor do Portal Vaquejada.
Foram realizadas cerca de 850 inscrições de vaqueiros e vaqueiras de diversos lugar do país. No Campeão dos Campeões, 80 duplas disputaram os títulos nas três categorias, em que a premiação era de dois carros ‘zero’ km e uma moto ‘zero’ km.
Adelanir Américo e Holand Easy Steel JRFoto: Alan Damasceno
O primeiro lugar na categoria Profissional foi do garanhão Holand Easy Steel JR, na sela de Adelanir Américo, ladeado por Amarílis Shady RCT, representando o Haras Tavares, Fortaleza/CE. Já na categoria Amador, o título de campeão ficou com o animal Dom Let WDB, na sela de Zé Barreto, esteirado por Flapper Storm HBM, montado por Sérgio Nunes, representando o Haras Zé Barreto, de Caruaru/PE. No Aspirante, o mais alto lugar do pódio foi para Nemo Dash, montado por Caio Almeida na esteira de Opash Bee Dee, com Kakazinho, representando o Haras Ribeiro Mendes de Gravatá/PE. Os demais resultados no site Portal Vaquejada.
Por Luciana Omena
Fotos: Renan Leoncio