Você conhece o Pentatlo Moderno?

Junto com o Hipismo, é um dos únicos esportes olímpicos envolvendo animais

A criação do Pentatlo Moderno tem o Barão Pierre de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, como responsável. Assim, a ideia dele se baseou no pentatlo disputado nos Jogos Olímpicos antigos, criado por volta de 708 a.C… Ou seja, na Grécia Antiga, o evento reunia provas que demonstram todas as aptidões físicas do competidor.

Naquela época, as provas iniciais eram corrida, salto em distância, arremesso de disco e salto em altura. Então, o vencedor ganhava não apenas o título, mas também prestígio na sociedade. Era aclamado quase como um semideus.

Por isso, em sua invenção da versão moderna, Coubertin inspirou-se nos soldados da cavalaria do Século 19. Eles tinham que montar um cavalo desconhecido, atirar, esgrimar, correr e nadar. Dessa forma, o Pentatlo Moderno estreou nos Jogos de 1912 em Estocolmo. Três suecos ficaram com o pódio. Em contrapartida, as mulheres só entraram na competição a partir dos Jogos de Sydney 2000.

Junto com o Hipismo, o Pentatlo Moderno é um dos únicos esportes olímpicos envolvendo animais; o Brasil tem medalha de bronze/Londres 2012
Imagem ilustrativa – arena de Pentatlo Moderno – Crédito: Esporte Interativo

Novo formato a partir de 2024

Apesar da longa tradição em Olimpíadas, o estatuto olímpico do Pentatlo Moderno está ‘em check’ nos últimos anos. Principalmente devido à fraca popularidade do desporto fora da Europa. No entanto, o Comitê Olímpico Internacional decidiu que esse esporte permanecerá no programa olímpico pelo menos até 2021.

Entretanto, há notícias de que a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) sugeriu ao Comitê Olímpico Internacional (COI) uma proposta para um novo formato da disputa da modalidade para os Jogos Olímpicos.

A ideia é reduzir drasticamente o tempo das provas, indo das atuais mais cinco horas para 1h30, no máximo. A sugestão é de implementar o novo modelo a partir de Paris 2024. Hoje, são três dias destinados ao Pentatlo Moderno na grade dos Jogos Olímpicos, com 36 pentatletas. Na mudança, então, só 12 concorrentes fazem a final, com tempo reduzido nas apresentações.

Além disso, a UIPM pediu a inclusão de mais um evento do Pentatlo Moderno em Olimpíadas, o revezamento misto. Atualmente, o esporte só conta com as disputas individuais masculina e feminina nos Jogos, ao passo que esse evento já é tradicional nos principais torneios da modalidade. 

Junto com o Hipismo, o Pentatlo Moderno é um dos únicos esportes olímpicos envolvendo animais; o Brasil tem medalha de bronze/Londres 2012
Yane Marques – Crédito da foto: Divulgação/Megatimes

Destaques

A Hungria, a Suécia e a Rússia são as nações mais vitoriosas dessa modalidade em Jogos Olímpicos. Até o momento, Brasil e Austrália são as duas únicas nações do Hemisfério Sul a ter uma medalha olímpica no Pentatlo Moderno. A brasileira Yane Marques conquistou a medalha de bronze em Londres 2012.

Compõe-se de cinco modalidades diferentes: hipismo, esgrima, natação, tiro esportivo e corrida. Ganha quem obtiver o melhor desempenho geral ao somar mais pontos. Por essa variedade de esportes, considera-se o vencedor do pentatlo o atleta mais completo. Na fase do Salto, o percurso tem de 350 a 450 metros, com 12 a 15 obstáculos. A organização da prova fornece os cavalos. Atribuídos por sorteio a cada atleta 20 minutos antes da competição.

Hoje, no primeiro dia acontece a esgrima tradicional, com todos os 36 pentatletas se enfrentando entre si. No segundo e terceiro dias, acontecem as provas finais, com a distribuição de medalhas. O dia decisivo começa pela natação (200 metros estilo livre), seguido da esgrima bônus. Em seguida vem o Hipismo e o laser-run (quatro séries de cinco acertos de tiro a laser, intercaladas com 800 metros de corrida).

Fonte: Wikipedia e Surto Olímpico
Crédito da foto de chamada: Divulgação/Surto Olímpico

Veja outras notícias no portal Cavalus