Esportes

Você sabe a importância do peso no ferrageamento do Mangalarga Marchador?

Ferradores parceiros da Mustad explicam sobre a importância do peso para a performance do cavalo

Quando o assunto é o ferrageamento de cavalos da raça Mangalarga Marchador o peso – em todos os sentidos – deve ter atenção especial. Sabendo desta importância, a Mustad conversou com ferradores parceiros a fim de explicar a importância deste assunto especial focado no ferrageamento. 

O ferrador João Curvelo, de Minas Gerais, explica que existe uma relevância no peso, podendo ocorrer, assim, a variação de animal para animal. Porém que ao colocar uma ferradura leve, o cavalo apresenta um melhor desenvolvimento.

“Na raça Mangalarga Marchador, o importante é a qualidade do movimento e, por isso, às vezes, o cavalo precisa equilibrar o peso para melhorar o andamento”, explica o ferrador frisando que isso depende do trabalho que o cavalo vai apresentar.

Diferença de peso no ferrageamento

Ainda nesse sentido, o ferrador Rico ressalta que existe uma diferença de peso entre as ferraduras de aço e alumínio. Mas, neste caso, não só o peso que importa ao cavalo Mangalarga Marchador.

“Por exemplo, a largura é algo muito importante, pois com mais apoio ele ganha amplitude de movimento. Existem muitas mudanças que são feitas nas ferraduras, independente do modelo, mas a modificação é essencial”.

O ferrador Alemão explica que trabalha da mesma forma durante os treinamentos e durante as provas, com ferraduras que trazem leveza ao movimento do animal. Portanto, nos cavalos Mangalarga Marchador o peso faz muita diferença. “Então, quanto mais leve, mais rápido fica o movimento e, ao mesmo tempo, mais natural”, frisa Alemão.

Por fim, o ferrador Gustavo Perobelli contextualiza: “É importante ter um ponto de apoio grande e ao mesmo tempo leve. O peso e apoio são palavras essenciais e muito importantes para o Mangalarga Marchador”.

Ferradura Super Leve – Foto: Reprodução/TV UC

Conheça a nova ferradura Super Leve

Visando auxiliar na melhor performance dos cavalos de marcha, como da raça Mangalarga Marchador, a Mustad lançou a ferradura JK Super Leve. Acima de tudo, ela é mais fina e, ao mesmo tempo, mais larga.

Assim, a ferradura proporciona maior apoio para os cascos e oferece mais conforto para o animal. Consequentemente, o uso do produto irá ocasionar numa melhor performance dos cavalos de marcha durante as provas.

Se ficou interessado, saiba que a ferradura já está disponível para venda na nova plataforma de e-commerce da Mustad e também nos melhores pontos de venda.

Facebook: Mustad Brasil Instagram: @mustadbrasil

INFORME PUBLICITÁRIO
Crédito da foto em destaque: Divulgação/Júlio Oliveira

Veja mais notícias da Mustad no portal Cavalus

 
X