Criada a Associação Nacional de Western Pleasure

A modalidade preza harmonia no andamento e foi criada no Velho Oeste, período em que se percorriam grandes distâncias a cavalo

Fundada em Maio de 2020, a Associação Nacional do Cavalo de Western Pleasure – ANWP tem sede em Itapira/SP. Kiki Benevides é a Diretora Presidente. Por um período de dois anos, até maio de 2022, a primeira diretoria terá ainda Diego Ramos, Mônica Carvalho, José Pinfildi Neto, Regina Célia Rocha, Heloisa Chiattone, Gilson Vendrame e Leticia Farina Candido de Oliveira.

“O crescimento expressivo de participantes de Western Pleasure nas provas oficiais da ABQM nos últimos anos nos levou a pensar na união. Juntar em uma associação tantas pessoas que gostam da modalidade. E que, acima de tudo, podem se beneficiar dessa congregação de ideais”, conta Kiki Benevides.

Antes de mais nada, a entrada dela na para a Comissão de Western Pleasure, Conformação e Performance Halter  da ABQM fortaleceu a possibilidade de expandir a modalidade. “A cada foto que postávamos em redes sociais, recebíamos solicitações de orientações e sugestões. Mais do que em tempo e, principalmente, visando incentivar e seguir esse crescimento, pensamos na criação da Associação”.

A modalidade preza harmonia no andamento e foi criada no Velho Oeste, período em que se percorriam grandes distâncias a cavalo

Metas para a Associação de Western Pleasure

Além do objetivo maior de incrementar o número de participantes e animais competitivos, a Associação tem como missão promover a modalidade Western Pleasure em todo o território brasileiro. De acordo com Kiki, é meta ainda incentivar o número de provas oficiais e oficializadas. Bem como realizar intercâmbio com entidades congêneres que visem o mesmo objetivo.

A fim de manter-se no propósito de expansão, a ANWP tem intenção de manter relações e entendimentos para colaborar com todas as associações de criadores relacionadas aos animais. “Em especial, com a Associação Brasileira do Cavalo Quarto de Milha. Assim, queremos também criar um canal de comunicação com todos que gostam da modalidade, mas não tinham um espaço para essa troca de ideias”, relata a competidora e criadora.

A modalidade preza harmonia no andamento e foi criada no Velho Oeste, período em que se percorriam grandes distâncias a cavalo

Incentivos e a importância dos Núcleos

Atualmente, o Western Pleasure acontece em todas as provas oficiais do cavalo Quarto de Milha, pela ABQM. Do mesmo modo que a modalidade é ativa em provas oficializadas, que acontecem junto às provas de rédeas no Núcleo Anhanguera do Cavalo de Rédeas e no Núcleo Castelo do Cavalo de Rédeas.

“Foi através dos Núcleos que passamos a receber incentivo de premiações. Dessa forma, voltamos, naturalmente, o olhar dos participantes para o esporte. Nós sabemos que uma modalidade só poderá crescer se tiver organização, objetivos em comum, boa premiação, suporte das Associações de raça e divulgação”, pondera a presidente da ANWP.

Com efeito, se todos os pontos acima forem seguidos, o conhecimento e o interesse serão, então, disseminados. “Muitos tem cavalos voltados especificamente à modalidade e também muitos tem bons animais que competem em outras provas. Esses, habilidosos, fazem boas provas no Western Pleasure também”.

Por outro lado, a criação da ANWP levou antigos competidores a reviver os tempos áureos do Western Pleasure no Brasil. “Quando partimos para a organização da Associação, recebemos muitas mensagens. Inclusive de antigos competidores que relembraram as provas que contavam com muitos participantes”.

Futuro

A ANWP segue com um grupo unido, com a finalidade de fortalecer e incrementar todos os ideais já citados. Em resumo, seguem firmes no incremento de provas, bem como participam ativamente no Comitê de Western Pleasure da ABQM. Inclusive, muito se discutiu durante o Campeonato Nacional e Potro do Futuro 2020 em Araçatuba/SP.

Como todos sabem, o distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19 dificultou a realização de novos projetos. Contudo, a Associação já tem o planejamento três provas oficializadas em parceria com os Núcleos de Rédeas para 2021. Também há o projeto para a realização de clinicas da modalidade, que objetivam fortalecer e instrumentalizar o conhecimento técnico a novos participantes.

“É fundamental destacar ainda que a Associação nasce bastante forte com apoio da Rações Vale, Sioux de Luxe, Fazenda Pantaleão, NeutralCare, Anglo Itapira e Mogi, Jequitibá Comunicação, VZE, FNSL, Carneiro Freios, Cândido’sRanch”, finaliza Kiki. Fique ligado: @western_pleasure_.

Por Luciana Omena
Crédito das fotos: Cedidas/ABQM

Veja mais notícias da modalidade Western Pleasure no portal Cavalus