O cavaleiro brasileiro Franco Bertolani foi reservado campeão – Aberta – Nível 4 – do National Reining Horse Association (NRHA) Futurity, montando Inferno Sixty Six. O evento ocorreu de 26 de novembro a 5 de dezembro, no State Fair Park, em Oklahoma City, Oklahoma/EUA. 500 animais disputaram o prêmio de mais de meio milhão de dólares.
Franco liderou até quase o final da prova
A final aconteceu no sábado (5/12) encerrando a programação e determinando os campeões 2015 NRHA Open Futurity. O brasileiro Franco Bertolani marcou 224 pontos. Ele liderava a competição. Até que Casey L. Deary, que apresentou Shesouttayourleague, o último a entrar em pista, marcou a mesma nota.
Título sai no desempate
Decidiram voltar para a pista e realizar o desempate, mantendo a multidão que lotava as arquibancadas do Coliseum muito ansiosa. O brasileiro entrou primeiro, marcando 223,5. Deary queria o título e conseguiu marcar 224,5. Casey Deary tornou-se campeão 2015 NRHA Lucas Oil Open Nível 4 Futurity. E ficou para Franco o segundo lugar. Mas não foi um vice-campeonato com gosto de derrota. Esse posto jamais foi alcançado por um brasileiro antes. Como prêmio, ele e Inferno 66, de propriedade de Slide Or Die LLC, levaram cerca de US$ 120.000,00.
Kiki também é reservada pelo Non Pro
A mulher brasileira também mostrou seu talento. Pela Non Pro, categoria para competidores amadores, Ana Cristina Benevides apresentou Smart Gun N Chic, que ela tinha comprado com auxílio do Deleu Ranch, e estava nos Estados Unidos à sua espera. Fazendo uma boa classificatória, o conjunto competia pelo Nível 1, foi classificada para a final. Voltou para o Brasil como reservada campeã NRHA Non Pro Futurity Nível 1, ao marcar 216,5 na final, a quarta melhor nota no geral.