Através de um estudo realizado por pesquisadores dos Estados unidos foi possível identificar o gene LP ou Leopardo. Ou seja, o gene que é responsável por imprimir o padrão de pelagem branca que reconhecemos no Appaloosa. Como resultado, animais homozigotos, portadores do gene LP, obrigatoriamente terão características de Appaloosa.
Demonstrando, portanto, nem que seja uma indicação mínima de sua presença como despigmentação nas genitálias ou esclerótica branca. Resumidamente, um animal homozigoto terá 100% de seus filhos pintados e/ou com as acima citadas indicações mínimas. Independente da cor da égua ou garanhão que seja acasalado.
O teste de homozigose é uma ferramenta que auxilia nos cruzamentos. Obviamente que não há mais importante. Porém, desde que aliadas a outras como qualidade genética e performance.
Os dois primeiros animais da raça a serem testados pelo laboratório Animal Genetics Inc, de Talahasse, na Florida, nos Estados Unidos, foram: Hopefisher WLMj (Haras Criola) e Mr. Special Dream (Haras São Raphael).
Os testes foram realizados em meados de 2012. E de lá pra cá, já foram testados diversos animais, tanto machos como fêmeas. Sendo assim, o plantel brasileiro, atualmente, conta com diversos exemplares homozigotos comprovados em laboratório.
Títulos dos homozigotos Appaloosas
Os homozigotos vem se destacando não só pela pelagem, mas também pela produção e resultados em competições. Na Conformação, Mr Special Dream foi ganhador da sua geração com mais de 10 títulos. Com destaque, aliás, para o Campeão Potro do Futuro e Grande Campeão Nacional da Raça.
Além disso, Treze Darkness Cowboy (Haras Mata do Algodão), único descendente do Hi Tech Cowboy no Brasil, também começa a se destacar com suas primeiras produções.
Hopefisher WLMJ foi tricampeão nacional e bicampeão do Congresso da raça. Ademais, em suas primeiras gerações já produziu uma campeã do Futurity e do congresso chamada Omega Hopebetter Dream, também testada homozigota. Hope também produziu a potra HC Olympea Campeã Futurity e Campeã Nacional.
Nas linhagens de trabalho a raça também está servida de homozigotos. Como, por exemplo, Bill Jack Pot (Haras Miguel Gonzaga), Don Colors Jack PJP (Omega Ranch), Wood Cash PJP (Eduardo Sacaro) e Freckles Caipora (Haras Appaloosa). Sendo que este último já produziu em suas primeiras gerações animais pontuados na apartação.
Por fim, vale mencionar que a raça demonstra que está caminhando. Selecionando animais de função e com linhagens consagradas. Contudo, sem esquecer da característica mais marcante e comercial que são as pintas.
Por Guilherme Freitas Areia, gerente agropecuário e apaixonado pelo cavalo Appaloosa. Desde 2010, mantém um grupo no Facebook intitulado Appaloosa Brasil para falar sobre a raça. Atualmente, também migrou para o Instagram: @appaloosaoficial
Legenda da foto em estaque: Santa Fé Magical Fire
Crédito da foto em destaque: Divulgação
Veja mais notícias sobre o cavalo Appaloosa no portal Cavalus