Appaloosa

Thiago Ciumachevicz é destaque na Revista Appaloosa Journal

Criação do Haras Appaloosa, situado em Telêmaco Borba/PR, foi mencionado entre as páginas da revista mais importante do mundo da raça

Do interior do Paraná para o mundo. Recentemente, a criação administrada por Thiago Ciumachevicz, do Haras Appaloosa, localizado em Telêmaco Borba – há 244 km de Curitiba -, foi destaque da principal revista da raça, o Appaloosa Journal. Logo no primeiro parágrafo, a publicação se refere ao brasileiro como um entusiasta das modalidades Rédeas e Apartação que vem estabelecendo uma criação bem-sucedida da raça na América do Sul.

Em entrevista ao portal Cavalus, Thiago Ciumachevicz, de 37 anos, disse que ficou surpreso ao ver o seu criatório recebendo esse reconhecimento internacional. Ele conta que, por ser um estudioso incansável das linhagens de trabalho, havia entrado em contato com a Appaloosa Horse Club para pedir algumas fotos para o acervo dos arquivos do seu haras.

Na oportunidade, ele até chegou a contar um pouco sobre a sua história com o cavalo Appaloosa. No entanto, ele não imaginava que acabaria se tornando personagem de reportagem da Appaloosa Journal.

“Alguns dias depois [da conversa com a associação da raça dos Estados Unidos] recebemos a revista com uma matéria exclusiva sobre a criação do haras. O que, além de uma surpresa extremamente agradável, também foi um marco para o criatório ter esse reconhecimento internacional”, cita.

Portanto, diante da repercussão do criatório brasileiro pelo mundo afora, o portal Cavalus também foi buscar saber a história por trás de Thiago Ciumachevicz e do Haras Appaloosa. Dessa forma, abaixo você confere a entrevista completa. Confira!

Criação administrada por Thiago Ciumachevicz é destaque da principal revista da raça Appaloosa no mundo – Foto: Reprodução/Appaloosa Journal

Primeiro contato com cavalos

“Meu primeiro contato com o mundo do cavalo foi muito cedo, pois com 2 anos meu pai comprou meu primeiro cavalo, uma “eguinha” alazã e branca. Nesta época, já tive também o primeiro contato com a raça Quarto de Milha.

Depois, o meu primeiro cavalo com a raça Appaloosa foi com 14 anos, quando tive a oportunidade de adquirir um exemplar da raça, foi uma experiência e tanto. A raça me atraiu por sua beleza ímpar, sua docilidade e o que mais admiro, sua versatilidade.

Assim, por ser apaixonado pelo mundo dos cavalos desde cedo, minha família pediu para que eu ajudasse a administrar o Haras, o que faço por pura paixão.”

Treinador Gildo Antônio Vendrame e Freckles Frida LMC – Foto: Divulgação/Foto Perigo

Início Haras Appaloosa

“Minha família iniciou oficialmente na criação de Appaloosas em 2009, quando importou uma égua filha do H Tech Cowboy. A princípio, tínhamos o foco na Conformação, porém logo o foco mudou para Apartação.

O Haras fica localizado na cidade de Telêmaco Borba, no interior do Paraná, e possui aproximadamente 10 exemplares da raça. Uma vez que o foco é a extrema qualidade e não quantidade.

A estrutura do Haras é composta por um barracão com cinco baias, um lavador para cavalos, uma sala de ração e selas, uma farmácia, e também possui um paddock coberto e uma pista medindo 100×40 metros. A propriedade de 2 alqueires contém 5 piquetes de Jiggs para a melhor nutrição dos animais.

O Haras conta com um funcionário em tempo integral, o Renato Mendes de Oliveira, que fornece todos os cuidados necessários no dia a dia dos animais. Além de um casqueador/ferrageador, o Elias Soriano dos Santos, que nos faz visitas todos os meses cuidando dos cascos desde o nascimento até enquanto adultos.

Também temos uma equipe de veterinários sempre atentos caso ocorra algum acidente ou ocasião inesperada. A filosofia de criação do haras é visar sempre a melhor qualidade, utilizando as melhores linhagens disponíveis.”

Treinador Marcelo Almeida e Rocking Chair – Foto: Divulgação/Thiago Ciumachevicz

Animais de destaque

“Alguns animais de destaque do haras são: Freckles Frida LMC, Campeã Potro do Futuro de Apartação 2017 da raça cat. Aberta e Roking Chairand, Campeão de Rédeas 2014 da raça cat. Aberta e Amador.”

Sem dúvida, o cavalo Appaloosa representa para mim o alivio do dia a dia, sonhos e paz para o criatório. Para o futuro, eu desejo criar animais superiores e competitivos, podendo talvez ganhar o potro do Futuro de associações Abertas, como ANCA e ABTCA.”

Por Natália de Oliveira
Crédito da foto: Arquivo pessoal/Thiago Ciumachevicz

Veja mais notícias sobre o cavalo Appaloosa no portal Cavalus