O cavalo Árabe foi o grande destaque da 1ª etapa da temporada 2023 do Campeonato Paranaense de Enduro Equestre. No sábado (15/04) foi realizada a prova na Cabanha São Rafael, em Balsa Nova (PR), e os conjuntos formados com cavalos árabes conquistaram 10 das 14 categorias competitivas disputadas.
De acordo com a organização, a prova contabilizou um total de 118 conjuntos inscritos, sendo 20 conjuntos para o Endurinho e os demais nas categorias competitivas. As categorias disputadas nessa etapa foram as de 10 km, 20 km, 40 km, 80 km, 100 km e 120 km.
O clima estava muito bom para a prática de enduro no último sábado. Além disso, o tempo molhado aumentou o grau de dificuldade das trilhas. Ou seja, os enduristas tiveram que tomar mais cuidado para guiar seus cavalos.
Nas categorias de alto rendimento, a prova contou com a participação de conjuntos vindos de São Paulo, Minas Gerais e do Distrito Federal. Entre eles, Rodrigo Storani Saliba, do Ranch Stud, de Campo do Meio (MG), que venceu a categoria CEIYR2* 120 com Blues Master Rach (PSA), e Jose Caio Frisoni Vaz Guimarães, do Haras Bluegrass, de Sorocaba/SP, que venceu a categoria CEI2* 120 com Sazira Bv.
“O final de semana para o Haras Bluegrass não poderia ter sido mais satisfatório, ganhamos dos 1.500 metros aos 120km. Eu e Sazira BV, que é de propriedade de Gastão Mesquisa Filho, largávamos em busca do primeiro lugar e do carimbo no passaporte para o PanAmericano no Chile, com todo o apoio da Equipe do Haras Bluegrass. A prova foi um sucesso e chegamos em primeiro lugar a mais de 1h10min do segundo colocado, além de ganharmos o Best Condition”, comemorou Guimarães.
Cabanha São Rafael já recebeu provas de enduro
Esta foi a segunda vez que a Cabanha São Rafael recebeu uma prova de enduro equestre. A propriedade possui uma ótima infraestrutura e um potencial muito grande para realização de provas de enduro, pois as trilhas são todas feitas dentro dos limites da Cabanha, diante de sua enorme extensão.
“O sentimento que ficou para todos foi um sentimento de quero mais. De que é possível fazer melhor. De que tem potencial para muito mais”, disse Marcelo Ulsenheimer, Diretor de Enduro Equestre, da Confederação Brasileira de Hipismo. “Quero agradecer a Cabanha São Rafael e seu proprietário, Mariano Lemanski, por ter aberto as portas. O ambiente familiar e esportivo permeou toda a competição”, completou Marcelo.
A próxima etapa de enduro com apoio da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA) é a II Etapa do Campeonato Paulista 2023, que será realizada de 29 a 30 de abril, no Haras Endurance, em Bragança Paulista (SP). Já a próxima etapa do Campeonato Paranaense de Enduro acontece no dia 15 de julho, em Pontal do Paraná (PR).
Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Cabanha São Rafael
Leia mais notícias aqui.