Após período sem provas por conta da pandemia do novo coronavírus, etapa foi realizada no último fim de semana em Esteio/RS seguindo normas sanitárias
A 2ª etapa do Campeonato Domados do Pampa 2020 marcou a retomada de provas do calendário do cavalo Árabe após a quarentena. As disputas – promovidas pela Associação Gaúcha do Cavalo Árabe (AGCA) – foram realizadas nos 13 e 14 de junho, no Parque Assis Brasil, em Esteio/RS.
De acordo com a presidente da AGCA, Fernanda Camargo, a etapa ocorreu sem a presença do público devido a pandemia da Covid-19. Além disso, outras medidas sanitárias também foram adotadas.
Como, por exemplo, o uso obrigatório de máscara; realização de triagem na entrada com medição de temperatura e identificação através de pulseira; distanciamento social de 1,5 m e, ainda, disponibilidade de álcool em gel em vários pontos do parque.
Antes de mais nada vale ressaltar que o Campeonato Domados do Pampa inclui a prática das modalidades de Cross Country, Seis Balizas e Três Tambores. Assim, a etapa contou com 45 cavalos inscritos, divididos nas categorias Aberta, Amador, Cavalos Novos, Jovem (até 15 anos) e Master (a partir de 50 anos). Estes que disputaram uma premiação total de R$ 10 mil.
“A pista estava bem molhada devido as chuvas de sexta a noite e sábado na madrugada, porém os competidores conseguiram realizar lindas disputas e maravilhosos tempos”, garante a presidente da AGCA.
Portanto, em primeiro lugar na categoria Aberta ficou Mauri Fonseca, do Haras Shunkawakan. Já na categoria Amador Raquel Jacovas, do Haras Jacovas, foi a campeã. Depois, na categoria Cavalos Novos, o primeiro lugar ficou com Matheus Feoli, do MF Horse Centro de Treinamento.
Na sequência, na categoria Master o campeão foi Pedro Paulo, Haras Jacovas. E, para finalizar, na categoria Jovem Manuela Vargas, do Referencial Centro Equestre, foi a campeã.
Por fim, ainda de acordo com Fernanda Camargo, a próxima etapa do Campeonato Domados do Pampa 2020 está marcada para ser realizada nos dias 18 e 19 de julho.
Por Natália de Oliveira
Crédito da foto: Divulgação/Denise Fotos