A 36ª Exposição Interestadual do Cavalo Árabe, realizada nos dias 11 e 12 de março, levou mais de 3 mil pessoas ao Parque da Água Branca, em São Paulo/SP. Nem mesmo a chuva que atingiu a capital paulista no fim de semana foi capaz de afastar o público, que lotou a arquibancada para prestigiar os cerca de 130 exemplares da raça, que exibiram toda a sua beleza e funcionalidade nas provas de Halter e Performance.
“Eu resumo esse evento com uma sensação de muita alegria, porque, depois de 23 anos, voltamos aqui para a nossa casa, que é o Parque da Água Branca”, disse Rodrigo Forte, presidente da ABCCA. “Lembrando que a sede da Associação está instalada no parque desde 1974, mas ficamos todos esses anos sem realizar um evento aqui por conta da administração anterior do parque. Estamos muito felizes, foi um enorme sucesso e isso se provou pela quantidade de pessoas nas arquibancadas”.
Ao todo, o evento – que marcou a retomada das exposições da raça no Parque da Água Branca após 23 anos – reuniu 31 expositores, de cinco estados brasileiros (São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná), além do Distrito Federal. A exposição – promovida pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA) – ainda contou com a presença de criadores do Chile e Qatar.
“Foi uma excelente participação dos criadores, com uma boa quantidade de animais para a primeira reedição dessa exposição. Foi realmente uma amostra do melhor da raça e esperamos que na próxima edição possamos trazer mais animais de Halter e Performance”, acrescenta Forte.
Campeões da 36ª Exposição Interestadual
No Halter, o título de Campeã Égua da 36ª Exposição Interestadual do Cavalo Árabe foi conquistado por RFI SAWARI (EXCALIBUR EA x RFI SOPHIE AL MAKTUB), do criador e expositor Rodrigo Foz Forte, da RFI Arabians, de Itapetininga/SP. Já o de Campeão Cavalo por EKS FAROUK (IBN FARID x SR AFHRODITE), do criador MR W BROWN e expositor Leandro de Aguiar, do Haras Cruzeiro, de Ibiá/MG.
As provas de Performance também foram um show à parte, onde a raça se apresenta montada e em movimento, em diferentes estilos. Mas o grande destaque foi a categoria Lead Line, organizada pela ABCCA para incentivar os cavaleiros iniciantes no Western Pleasure, como é o caso de Gabriel Espindola, do Haras das Cascatas, de Atibaia/SP, de apenas cinco anos de idade.
O julgamento ficou a cargo de três juízes: Bruce Mccrea, dos Estados Unidos, e os brasileiros Luiz Eduardo Moreira Caio e Mário Braga.
CLIQUE AQUI E CONFIRA TODOS OS RESULTADOS DO EVENTO
Marco para a equinocultura nacional
Os sócios- gestores do Grupo Reserva Parques – que assumiu a administração do Parque da Água Branca em 2022 -, Eduardo Rigotto e Rogério Dezembro, marcaram presença na cerimônia de abertura da 36ª Exposição Interestadual do Cavalo Árabe. Na ocasião, eles garantiram que estão à disposição da ABCCA para o que for preciso ser feito no parque visando receber com mais qualidade os eventos da raça no futuro. A ideia é resgatar e fortalecer o DNA Agro do Parque da Água Branca, que tem vocação e história no segmento.
Por fim, vale destacar que o evento contribuiu com o fomento da raça e também registrou uma movimentação superior a R$ 500 mil. “Tivemos grande presença da mídia no evento, que nos ajuda dentro do objetivo de democratização da raça, buscando novos associados e criadores. O evento foi, realmente, incrível”, finaliza Rodrigo Forte, presidente da ABCCA.
Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Crédito da foto: Divulgação/ABCCA
Por Agência Cavalus
Crédito da foto: Divulgação/ABCCA
Leia mais notícias aqui