41ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe registra aumento de 20% no número de inscritos nas provas funcionais

Crescimento na Nacional do Cavalo Árabe é resultado dos esforços da ABCCA para promover a versatilidade da raça em todo o país

O Estado de São Paulo, sedia um dos principais eventos equestres do Brasil. Começou, nesta quarta-feira (06/07), a 41ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe. A edição deste ano registrou aumento no número de inscritos nas provas funcionais, que distribuirão mais de R$ 140 mil em prêmios. A competição, realizada pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), vai até o dia 12 de julho, no Helvetia Riding Center, em Indaiatuba (SP).

De acordo com Brunno Zanotta, presidente da Associação Nacional do Cavalo Árabe Funcional (ANCAF), as provas de Seis Balizas, Três Tambores e Maneabilidade e Velocidade, válidas pela 41ª Nacional do Cavalo Árabe, tiveram um aumento de, aproximadamente, 20% na comparação com a edição do ano passado. “Registramos 243 inscrições nas três modalidades (só fala de duas). Sendo assim, teremos 486 passadas, ao todo”, explica o presidente.

Já segundo a Associação Brasileira dos Cavaleiros de Hipismo Rural (ABHIR), as provas de Salto também tiveram um aumento de 15%, no número de inscritos. Ao todo, foram registradas 30 inscrições no Salto e 30 no Hipismo Rural. Esse aumento é resultado dos esforços da ABCCA, em promover a versatilidade da raça. Tanto que esse crescimento vem sendo registrado também nos campeonatos das próprias entidades das modalidades, como a ABHIR e ANCAF.

“Os animais da raça Árabe estão apresentando grande evolução nas provas. Tem sido uma surpresa tanto em pista reduzida quanto em pista oficial, com tempos parelhos [em todas as categorias], o que mostra que a adaptação do cavalo Árabe está acontecendo conforme o esperado. E com a entrada de novos treinadores, a tendência é que aconteçam mais disputas, o que trará mais benefícios e impulsionará o desenvolvimento da raça no país”, reforça Zanotta.

Grande Prêmio 41ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe

Outra modalidade que evidencia a versatilidade do Cavalo Árabe e que tem apresentando crescimento significativo no número de proprietários é a Corrida. E no sábado (9) o Jockey Club de São Paulo irá sediar dois Grandes Prêmios da raça, exclusivo para as fêmeas e válidos pela 41ª Exposição Nacional.

No GP Mared Al Sahra, na distância de 1.500 m, na pista de grama, seis fêmeas estarão na disputa: GWAN AJR, HOLLY POL RACH, MARLIZE RACH, OSIRIS RACH, REVELATION RACH e RG KODAK. Já no GP Gazwan – que será realizado nos 1.200m, na pista de grama – oito fêmeas disputarão o páreo: FLICKA AJR, NAIZZA RACH, ODESSA RACH, PETRUSKA RACH, RG KALIFA, TÁBITA RACH, GLUCK AKJ e NORTHENA JR.

“A premiação será de R$ 20.000,00 para cada páreo”, frisa Almir Ribeiro, Diretor de Corrida da ABCCA. “Além disso, a fêmea vencedora de cada corrida ganhará uma cobertura dos garanhões chefes do Al Shahania Stud, do Qatar, que dão o nome dos GPs, ou seja, Mared Al Sahra e Gazwan”.

Confira toda a programação no site da ABCCA.

Serviço

41ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe

Data: 06 a 12 de julho de 2022

Local: Helvetia Riding Center, localizado na Estrada do Sapezal, 1800 – Indaiatuba (SP)

Por: Grupo Cavalus Comunicação

Fotos: Guto Paladini / Machado Fotos/ Divulgação

Mais notícias no portal Cavalus