A Associação vem apostando na divulgação e expansão do cavalo Árabe em provas de Três Tambores
A Associação Nacional do Cavalo Árabe Funcional se uniu à Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe para promover ativamente ações com o intuito de atrair novos proprietários de cavalos da raça montados. A ideia é de também incentivar criadores a trazerem seus animais para os Três Tambores, como uma alternativa ao Halter.
Entre os principais objetivos, está o de aumentar o índice de campeonatos de Três Tambores nas exposições do cavalo Árabe, além da maior participação da raça em grandes competições. O presidente da ANCAF, Brunno Zanotta, acredita que esse aumento na notoriedade da raça Árabe funcional deve inclusive resultar em mais registros no Studbook da ABCCA.
Treinadores especializados em Três Tambores estão oferecendo planos promocionais para que criadores arabistas passem a investir na modalidade. O treinamento, que geralmente custa em torno de R$ 1500 por mês, está agora com mensalidade no valor de R$ 800, sendo 50% da premiação (caso o cavalo ganhe uma competição) destinado ao treinador.
O Árabe é historicamente conhecido não apenas pela sua beleza, mas também pelas suas habilidades em relação à velocidade, inteligência, força, resistência e destreza, o que o torna altamente versátil. Como provas funcionais, além dos Três Tambores, a raça é apta a realizar provas de Enduro, Seis Balizas, Cross Country, Maleabilidade, Corridas, Apartação, Hipismo Clássico, Hipismo Rural e provas específicas da raça como Western Pleasure, Trail Horse, English Pleasure e Pleasure Driving.
Para disseminar essas modalidades e torná-las mais acessíveis, a ANCAF e ABCCA estão também investindo na veiculação de conteúdos nas redes sociais, explicando principalmente as regras das provas de Três Tambores, além da divulgação de vídeos e imagens de provas.
De modo geral, como sabemos, os Três Tambores é o esporte equestre que mais cresce em público e adeptos no Brasil. A iniciativa da ANCAF chamou a atenção inclusive da NBHA Brazil, que também propôs uma parceria para a disseminação do cavalo Árabe no esporte.
O trabalho está sendo intensificado para atrair mais competidores com a raça Árabe para participar do Circuito Barrel Race, Copa Avaré de Três Tambores e Super Semana do Tambor, todas realizadas pela NBHA Brazil, cujas categorias já são oficializadas pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Quarto de Milha e agora também serão oficializadas pela ANCAF.
A próxima competição do Circuito ANCAF de Três Tambores acontece no dia 7 de abril, durante o Festival do Cavalo de Vinhedo, no interior de São Paulo. As inscrições já estão abertas e sendo feitas diretamente com a ABCCA, pelo e-mail claudiexpo@aabcca.com.br .
Etapas programadas:
Colaboração: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação