A Associação Nacional do Cavalo Árabe Funcional (ANCAF), com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), tem buscado, cada vez mais, inserir a raça nos melhores campeonatos de Três Tambores do país. Recentemente, as associações deram um importante passo, visando dar mais visibilidade à funcionalidade do cavalo Árabe: a raça, uma das maiores do Brasil, estreou em uma das principais pistas nacionais de velocidade.
Trata-se do Haras NSG, situado em São Pedro (SP), local referência na realização de eventos equestres e que é conhecido por promover a Copa Wrangler de Três Tambores. No último fim de semana, 17 e 18 de setembro, foram realizadas as disputas da Final da edição de 2022 do campeonato. Paralelamente, também entraram em pista os conjuntos formados por animais da raça Árabe, válido pela 8ª etapa da Copa ABCCA/ANCAF de Três Tambores.
Brunno Zanotta, presidente da ANCAF, comemorou a parceria com o Haras NSG. “A nova parceria do Árabe com o Haras NSG vem agregar muito à raça, que visa estar presente nos melhores campeonatos do país, trazendo mais visibilidade ao nosso cavalo”, frisou Zanotta. Vale lembrar que, tradicionalmente, já são realizadas etapas da copa, paralelamente, durante o Regional Oeste, no Complexo do Haras Raphaela, em Tietê (SP).
Ainda de acordo com o presidente da ANCAF, a 8ª etapa da Copa ABCCA/ANCAF contou com 60 inscrições, em oito categorias diferentes. “Durante a prova, os animais apresentaram um bom desempenho em pista, com tempos muito satisfatórios. A expectativa é que o número de inscritos aumente significativamente nos próximos eventos. Também vale destacar que o cavalo Árabe vem crescendo na prática de Seis Balizas”, finaliza Zanotta.
Campeões 8ª etapa da Copa ABCCA/ANCAF de Três Tambores
Confira abaixo os campeões de cada categoria da 8ª etapa da Copa ABCCA/ANCAF de Três Tambores:
Cavalo Iniciante: Luís Fernando de Oliveira/Vince Rach – 19.094
Aberta Sr: Miguel Dias Neto/Providdencia Rach – 18.915
Aberta Jr: Miguel Dias Neto/Tazziana Rach – 18.974
Cruza Árabe: Luís Fernando de Oliveira/Comtrol Chamber Rach – 17.974
Feminino: Juliana Mirim Gonzalez/Fahris HVP – 19.152
Amador: Juliana Couto/Mig Davon – 19.671
Cruza Árabe Amador: Juliana Couto/Money Maker AA Rach – 19.302
Paratambor: Victor Eduardo de Oliveira/Mig Davon – 24.271
Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Crédito da foto em destaque: Divulgação/Ricardo Pasqualini
Leia mais sobre o cavalo Árabe aqui.