Organizada pela Associação Gaúcha do Cavalo Árabe (AGCA), a Copa Serra Gaúcha marcou o encerramento do ciclo de provas funcionais da raça no Sul do país em 2022. A prova foi realizada nos dias 26 e 27 de novembro na pista do Jockey Clube Pérola das Colônia, em Caxias do Sul/RS.
Ao todo, 30 conjuntos participaram da prova, que promoveu disputas em três modalidades diferentes – Três Tambores, Seis Balizas e Cross Country. Assim, o Cavalo Árabe pode exibir em pista toda a sua funcionalidade, além da beleza e elegância típica dos exemplares da raça.
“O evento foi único”, cita Fernanda Camargo Prates, presidente da AGCA. “A estrutura criada pelo Jockey Clube foi incrível, pista perfeita, piso preparado, baias e piquetes disponíveis para receber a AGCA. Foi uma oportunidade de apresentar o cavalo árabe e toda a sua funcionalidade”.
Fernanda ainda conta que a Copa Serra Gaúcha foi realizada a partir de um convite do próprio Jockey Clube de Caxias do Sul para exibir, em seu recinto, as provas funcionais do Cavalo Árabe. “Isso demonstra a importância da nossa Associação e o interesse constante em fomentar a funcionalidade e vigor esportivo da raça”.
Para ela, o ponto alto do evento foi, certamente, a presença do público acompanhando as disputas. “Esse interesse demonstrado no evento aponta o aquecimento do mercado do cavalo Árabe, que é resultado de um trabalho sério, competente e de muita perseverança de todos que contribuem para a nossa Associação”, pontua.
Associação Gaúcha do Cavalo Árabe se prepara para 2023
Para 2023, a AGCA se prepara para o início do ciclo de provas oficiais, que será retomado com a 1ª etapa de seu tradicional campeonato. “Sempre na direção do cavalo árabe funcional, a AGCA tem o início do Domados da pampa em março de 2023. Um dos mais importantes campeonatos do Sul do país, vem com novo regulamento e novos projetos para fomentar ainda mais a raça árabe e demonstrar toda a sua versatilidade”, finaliza Fernanda Camargo Prates.
Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Crédito da foto: Divulgação/AGCA
Leia mais notícias sobre o cavalo Árabe aqui.