Prova foi realizada nos dias 13 e 14 de março, no Haras Trio, em Confins/MG
A Copa Trio de Enduro foi realizada nos dias 13 e 14 de março, no Haras Trio, localizado na Fazenda Confins, em Minas Gerais. Conforme o que foi divulgado, o evento contou com uma excelente infraestrutura, com trilhas técnicas e trechos de maior dificuldade, mas também trilhas planas com alívio moderado.
Na Copa do Trio, foi realizado o primeiro evento CEI1 * / CEIYJ1 * 100 km, de acordo com os novos regulamentos da Federação Internacional de Equitação (FEI). Estes, que foram divididos em três etapas, além dos CEN1 * 80 km, CEN 63 km, 40 km e 20 km.
“Por mais de 10 anos, organizamos eventos no Haras Trio e já organizamos dois em um ano. Com a mudança nas regras da FEI para uma corrida estrela, fizemos a corrida CEI1 * 100 km como outra opção para os competidores prepararem seus cavalos para a corrida de 120 km”, afirmou Renato Salvador, proprietário do Haras Trio e organizador da Copa do Trio.
Ainda de de acordo com os organizadores, o evento contou com a participação de 77 concorrentes dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Brasília.
Renato Lana, diretor de resistência da Federação Equestre de Minas Gerais, elogiou o evento. “A corrida foi excelente e superou as expectativas dos participantes, mesmo de outros estados e agradeço à família de Salvador pelo carinho e recepção”.
CEI1 * 100 km
Ao todo, 11 competidores participaram da categoria CEI1 * 100 km (divididos em três etapas). Dessa forma, Renata Pantel Vianna montando o Platô do Bom Viver e Mônica Pinto Lima Graziano com El Turco Trio terminaram em primeiro e segundo.
Antes de mais nada vale ressaltar que Renata e Mônica cruzaram a linha de chegada de mãos dadas. Elas completaram a corrida em 06:37 e com uma velocidade média de 15,11 km/h. Além disso, El Turco Trio ganhou o prêmio de Best Condition.
Aguinaldo dos Santos Pinto com Voltaire HEB dominou a corrida até o meio da terceira etapa, abrindo 35 minutos do segundo lugar. No entanto, ele errou duas vezes no percurso e foi ultrapassado por Renata e Mônica. Depois, Voltaire HEB foi eliminado no último check vet. Assim, em terceiro lugar ficou Aude Beurdouche Machado com Nave CRH (07:47:00 e 12,85 km/h).
CEIYJ 1 * 100 km
Depois, três competidores participaram da categoria CEIYJ 1 * 100 km. Conforme os organizadores, eles praticamente fizeram a corrida juntos, até o meio da última etapa, quando o HSK Ornella se cansou, forçando Artur Leonel Machado Ulsenheimer a desacelerar.
Assim, João Pedro Bornia Antocheski com Macanhis Endurance foi o primeiro classificado e completou o curso às 08:01:40 com uma velocidade média de 12,46 km/h, além de vencer a Best Condition. João Victor Ferreira da Silva ficou em segundo lugar com o Esperança Endurance (08:01:45 e 12,45 km/h).
CEN1 * 80 km
Na categoria CEN1 * 80 km participaram 13 competidores, também divididos em três etapas. Telmo José de Sousa Gois, que pilotou Hanna Del RET, liderou a corrida desde a primeira etapa e terminou em primeiro com o tempo de 04:57:59 e uma velocidade média de 16,11 km/h.
Pedro Stefani Marino com a Boa Vida BV (05:07:41 e 15,60 km/h) ficou em segundo lugar desde o início e Tiago Manetta B de Lana com o Lyon D’Jok Trio (05:07:57 e 15,59 km/h) terminou em terceiro lugar.
CEN 63 km
Por fim, participaram 13 competidores na categoria CEN 63 km. A corrida também foi dividida em três etapas e foi muito bem disputada entre a apresentadora de televisão Christina Rocha montando Fibra Endurance e Ederson Fernandes da Costa, que pilotou Berenis De Piboul.
Nos últimos metros, os dois competiram pela primeira posição de sprint e Rocha cruzou em primeiro lugar. O terceiro lugar foi para Josenilson Fernandes da Silva com Bim Abar.
Demais corridas
Na corrida de 43 km de velocidade controlada, Flavio Dacache conquistou o primeiro lugar com o Costa Azul Endurance, seguido por José Ubiraci Soares Batista montando Giselli da São José e Carolina Cardoso Duarte montando Giorgio Mor Gazek .
Na corrida de 20 km, o primeiro lugar foi para Rômulo Marcos Resende Barros e Doca Trio. Otávio Marques de Paiva Neto, que voltou aos testes de resistência depois de alguns anos, ficou em segundo no OM Noha e terceiro em Antonio Ferreira Dinis Neto no Eterno do Mavelino.
Fonte: Arabian Horse Internacional
Crédito das fotos: Cidinha Franzão/Arabian Horse Internacional