O endurista brasileiro Pedro Stefani Marino venceu com tranquilidade o Internacional de Enduro CEI2* 120 km, que aconteceu no último sábado (19/11) nas trilhas de Arezzo, na Itália. Superando 18 concorrentes, o cavaleiro virou os quatro anéis na primeira posição, vencendo, assim, de ponta a ponta a prova com velocidade média de 19,698 km/h.
A conquista do endurista brasileiro foi obtida sob a sela do Puro Sangue Árabe CONAN D´JOK TRIO (D´JOK PY X RT CRYSTI, que é de criação de Renato Moraes Salvador Silva, do Haras Trio. Anteriormente, em 2021, o conjunto já tinha vencido o Campeonato Brasileiro e obteve, ainda, um 3º lugar na Copa Sul-americana, realizada no Uruguai.
“Sempre que eu subo num cavalo, eu entro para ganhar. Eu largo na ponta e vou até o fim. E é assim que eu tenho conseguido os meus resultados”, conta o experiente endurista, de 40 anos. “Eu tenho muita experiência, então sei como conseguir que o cavalo galope em velocidade e, ao mesmo tempo, esteja feliz. É uma sinergia muito interessante, que é até difícil de explicar”.
Montaria do endurista brasileiro
O endurista brasileiro ainda conta que o companheiro de prova, Conan D’Jok Trio, é um cavalo muito bom de condução e que tem muita vontade de andar. “A criação brasileira [do cavalo Árabe], como do Haras Trio, Haras Endurance, Rach Stud, Haras Bom Viver e do Arabian Horse SBV, são animais muito bons, resultado de décadas de criação e evolução. De só criar com pais e mães cada vez mais aprovados e corretos. Então, o resultado não poderia ser diferente”.
Agora, Pedro Stefani Marino segue na Europa visando sua preparação para o Mundial de Enduro de 2023, já que a Federação Equestre Internacional (FEI) resolveu cancelar o campeonato que ia ser realizado neste ano, em Verona, na Itália. Para a formação da equipe brasileira no Mundial – que será realizado entre os dias 20 e 26 de fevereiro, no Boudheib International Endurance Village (BIEV), em Abu Dhabi – , o endurista brasileiro já conta com outros dois animais Puro Sangue Árabe pré-selecionados, Quênia do Bom Viver e Al Saida larzac.
Por Natália de Oliveira . Agência Cavalos
Foto: Divulgação/Endurance – Online.it / Santiago Faux
Leia mais sobre o cavalo Árabe aqui.