Gaius Rach: herança de campeões brilha no Prêmio Aluísio da Rocha Leão

Todos os quatro primeiros colocados pertencem à criação do Rach Stud Agropecuária e são treinados por Lucas Quintana, que não escondeu o entusiasmo com o desempenho do pupilo

O potro castanho Gaius Rach, de apenas três anos, mostrou que o talento e a garra correm em suas veias. No sábado, 25 de outubro, no Hipódromo de Cidade Jardim, em São Paulo, ele conquistou uma vitória marcante no Prêmio Aluísio da Rocha Leão, disputado em 1.300 metros na grama para animais de três anos e mais até duas vitórias.

Filho da tetra vencedora Gaea Rach e do consagrado Mared Al Sahra, Gaius Rach confirmou o que já se esperava dele desde o início dos treinamentos: potência, equilíbrio e determinação. Em sua segunda apresentação nas pistas, o potro do Rach Stud Agropecuária mostrou a mesma fibra dos meios-irmãos VG Raj Al Mared e Clapton AJR, recordistas em Cidade Jardim.

Gaius Rach

Desde a largada, a disputa foi intensa. Sob a condução segura de Fernando Larroque, Gaius Rach travou um duelo empolgante com Ajax Rach (Mared Al Sahra x Adalaire Rach by Voltaire Rach), montado pela joqueta aprendiz Keylla Costa, enquanto Pomerol Rach (Mared Al Sahra x Patrizia Rach by *Eksport) e Van Gogh Rach (Mared Al Sahra x Vertente Rach by Vaillant Rach) vinham logo em seguida. Na entrada da reta final, o filho de Gaea Rach mostrou seu diferencial: arrancou firme, tomou a ponta e cruzou o disco com 3¼ corpos de vantagem sobre Pomerol Rach, o segundo colocado. Van Gogh Rach ficou em terceiro e Passamarie Rach, em quarto.

Todos os quatro primeiros colocados pertencem à criação do Rach Stud Agropecuária e são treinados por Lucas Quintana, que não escondeu o entusiasmo com o desempenho do pupilo:

“Quando estive no haras e vi os filhos do Mared Al Sahra, o Gaius Rach chamou minha atenção pela beleza e presença. Desde o início dos trabalhos no Jockey Club, ele demonstrou talento e força. Depois de um terceiro lugar na estreia, mostrou hoje todo o seu potencial. Nosso plantel promete muitas emoções”, destacou o treinador.

A vitória também emocionou Ricardo Jamil Saliba, representante da Família Saliba, proprietária do Stud Rach:

“Estamos muito felizes com a vitória do Gaius Rach. É nosso potro preferido desta geração, muito bem conformado e o primeiro filho da Gaea Rach, égua com quatro vitórias. Essa conquista reforça a excelência da genética do cavalo árabe de corrida”, afirmou.

Organizado pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), em parceria com o Jockey Club de São Paulo, o Prêmio Aluísio da Rocha Leão celebrou mais do que uma vitória: marcou a continuidade de uma linhagem campeã, que segue fazendo história nas pistas brasileiras.

PRÊMIO ALUÍSIO DA ROCHA LEÃO
1 GAIUS RACH (Mared Al Sahra x Gaea Rach by *Almir SWSB)
J: Fernando Larroque
T: Lucas Quintana
O/B: Rodrigo Storani Saliba / Rach Stud Agropecuária Ltda.

2 POMEROL RACH (Mared Al Sahra x Patrizia Rach by *Eksport)
J: Vanderlei Viana
T: Lucas Quintana
O/B: Renato Storani Saliba / Rach Stud Agropecuária Ltda.

3 VAN GOGH RACH (Mared Al Sahra x Vertente Rach by Vaillant Rach)
J: Jeffecleone Bispo
T: Lucas Quintana
O/B: Renato Storani Saliba / Rach Stud Agropecuária Ltda.

4 PASSAMARIE RACH (Mared Al Sahra X Passion Rach by Vaillant Rach)
J: Luís Henriques
T: Lucas Quintana
O/B: Ricardo Jamil Saliba / Rach Stud Agropecuária Ltda.

5 STUD BRASIL ITACARÉ (Stud Brasil Mondesir x *Manari by Dormane)
J: Valdir Souza
T: Thiago Haidar
O: Haras Platina
B: Fazenda e Haras Stud Brasil Agropecuária Ltda.

6 AJAX RACH (Mared Al Sahra x Adalaire Rach by Voltaire Rach)
J: Keylla Costa Ap3
T: Lucas Quintana
O/B: Ricardo Jamil Saliba / Rach Stud Agropecuária Ltda.

7 MAGO RACH (Asraa Min Albarq x Magic All Rach by Ulisses Rach)
J: Kauê Silva Ap4
T: Lucas Quintana
O/B: Agropecuária Ilha da Chapada Ltda. / Rach Stud Agropecuária Ltda.

Colaboração: Cidinha Franzão
Imagens: Divulgação/Porfirio Menezes

Veja outras notícias no portal Cavalus