RG Kalif e RG Karat vencem corridas no Jockey Club de São Paulo

Animais do criador Cláudio Roberto Guimarães Ribas vencem as últimas corridas do calendário do cavalo árabe

O hipódromo de Cidade Jardim, do Jockey Club de São Paulo, sediou no último fim de semana o Prêmio Especial Sheikh Sultan Bin Zayed Al Nahyan e a sexta edição do Grande Prêmio Câmara Árabe de Comércio. Os páreos foram realizados como parte da celebração dos 48 anos dos Emirados Árabes Unidos.

Desta forma, as corridas reuniram cavalos da raça puro-sangue árabe, nascidos e criados no Brasil, nos estados como Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Mato Grosso. Sobretudo, animais que já venceram provas este ano e, alguns estreantes.

Esta foi a 87ª edição de corridas de cavalo árabe em São Paulo e as 12ª e 13ª corridas de 2019. O diretor Willian Atui marcou presença no evento representando a diretoria da Câmara Árabe de Comércio, juntamente com o cônsul dos Emirados Árabes, Sr. Ibrahim Salem Alalawi.

RG Karat vence 

No primeiro páreo do dia foi disputado o Prêmio Especial Sheikh Sultan Bin Zayed Al Nahyan. Em 1.000 metros na grama, nove produtos de 3 e mais anos sem vitória participaram da prova.

RG Karat venceu o Prêmio Especial Sheikh Sultan Bin Zayed Al Nahyan

Contudo, a corrida foi bem disputada com os nove animais lutando por uma boa colocação até a metade dos 1.000 metros. A partir daí, AF Saci começa a avançar por fora enquanto RG Karat luta por dentro e começa a abrir vantagem sobre o segundo colocado.

Leia mais notícias sobre o cavalo Árabe

Dessa forma, RG Karat (Cáceres CSM X Caldas CSM por Pavel Rach) cruzou o disco final com dois corpos de vantagem. O animal foi treinado por E. Petrochinski e montado por M. Silva, garantindo vitória para o Stud J. C. R. e seu criador Cláudio Roberto Guimarães Ribas.

Depois, RG Kalif vence

A sexta edição do Grande Prêmio Câmara Árabe de Comércio foi a segunda corrida do sábado. A prova foi promovida pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira.

RG Kalif vence o Grande Prêmio Câmara Árabe de Comércio

Em 1.300 metros na grama para produtos de 3 e mais anos, oito animais participaram da prova. Logo na largada, RG Kalif (Pamir X Campanha CSM por Eksport) montado por Robson Nunes, abriu vantagem, mas foi atacado fortemente por fora por Mahatma Rach e Oneida Rach.

Assim, os três abriram vários corpos de vantagem dos demais participantes. Contudo, nos 50 metros finais, RG Kalif atacou por fora e iniciou sua batalha sobre Mahatma Rach.

Dessa forma, RG Kalig conseguiu abrir dois corpos de vantagem ao cruzar em primeiro lugar e vencer o GP Câmara Árabe de Comércio. Treinado Thiago Haidar, RG Kalif é de propriedade de Susana de L. S. Stefani Marino e criação de Cláudio Roberto Guimarães Ribas.

Fonte: Cidinha Franzão/Arabian Horse International
Crédito das fotos: Porfírio Menezes