Com 1.171 pontos obtidos em provas de Enduro, o cavaleiro brasileiro Rodrigo Storari Saliba fechou a temporada 2022 na primeira posição do FEI Endurance Young Riders World Ranking, segundo o Ranking Mundial da Federação Equestre Internacional (FEI). O ranking é definido de acordo com a somatória de pontos obtidos pelos cavaleiros durante todo o ano em provas chanceladas pela entidade.
No decorrer do ano de 2022, Saliba utilizou cinco animais da raça Árabe nas provas de Enduro, sendo três diferentes nas provas realizadas no Brasil, além de dois no exterior, com destaque para o Loukario Desverrières – animal arrendado na França. Ao todo, o cavaleiro concluiu oito provas em que esteve durante a temporada, sem nenhuma penalidade, se beneficiando, assim, de pontos de bonificação válidos no FEI Endurance Young Riders World Ranking.
Além disso, ele terminou na primeira colocação em cinco provas disputadas: CEIYJ2* 120, em Palmeira/PR; CEIYJ2* 120, em Boa Esperança/MG; CEIYJ2* 120, em Jaguariúna/SP; CEIYJ2* 120, em Castelsagrat, na França; e, por fim, CEIYJ2* 120, em Bragança Paulista/SP.
Como atleta de Enduro, Saliba já tem um currículo extenso de títulos. São três campeonatos brasileiros, quatro paulistas, três campeonatos de ranking da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e cinco Troféus Eficiência da Federação Hípica do Estado de São Paulo (FPH).
“Tenho 36 provas FEIs completadas com 15 vitórias, sendo 11 em provas de 120 km. Esse ano, pelo que sabemos fui o Young Riders com mais vitórias no mundo na categoria 120, o que me ajudou a ficar em 1º lugar no ranking mundial. Minha vitória no Try Out do Mundial, em Castelsagrat, sem dúvida, foi a mais importante da minha vida”.
Agora, em 2023, o jovem cavaleiro segue nas preparações para importantes realizações. “Para o Mundial do Young Riders temos a opção de dois cavalos, o Loukario Desverrières e o Marei Rach, mas temos nove meses pela frente. E temos o Pan também em novembro de 2023. Então agora o importante é ter os cavalos saudáveis para que alcancem o pico na hora certa”, finaliza.
Por Natália de Oliveira . Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Ricardo Saliba
Leia mais sobre Enduro aqui.