Liberação de atividades seguirá um rígido protocolo sanitário elaborado com autoridades em saúde, segundo a entidade
A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) divulgou que recebeu oficialmente a autorização do Governo do Estado do Rio Grande do Sul para a retomada do ciclo da raça Crioula. No entanto, a medida se restringe as atividades de seleção morfológicas e funcionais.
Antes de mais nada vale ressaltar que a autorização só foi dada para a retomada do ciclo após a formulação de um protocolo de controle sanitário e social. Este visando seguir as medidas adotadas no enfrentamento à pandemia de Coronavírus (Covid-19),
Portanto, a autorização ocorre após a realização das campanhas de distanciamento social em território gaúcho. Além da implementação do programa de distanciamento controlado no Rio Grande do Sul.
A ABCCC já havia recebido a liberação da Prefeitura de Esteio, no dia 14 deste mesmo mês. Agora obteve a autorização do governo do Estado para realizar o ciclo da raça com as seleções do Freio de Ouro e Morfologia no Parque de Exposições Assis Brasil. Ou seja, visando definir os animais aptos às finais da Expointer.
No momento, a entidade, sensível ao grave momento sanitário do nosso país, prioriza inicialmente o retorno das atividades das três modalidades de seleção da raça. São elas: Freio de Ouro, Morfologia e Marcha de Resistência. Da mesma forma, as confirmações de machos também serão autorizadas.
Etapas credenciadoras
Com isso, a partir de agora, os núcleos de criadores ficam autorizados a marcar junto à ABCCC etapas credenciadoras ao Freio e confirmações de machos. Ademais, devem obter autorização das autoridades municipais e estaduais competentes para a realização das atividades.
Além disso, buscando viabilizar um número mínimo de credenciadoras ainda nessa temporada, a associação previamente autorizou algumas provas para núcleos que já estavam em contato com a entidade.
Rígido protocolo sanitário
Por fim, ainda através de comunicado, a ABCCC salienta que todas as atividades devem obedecer às determinações das autoridades sanitárias municipais e estaduais. Sendo assim, seguindo um rígido protocolo sanitário, que inclui a participação apenas de trabalhadores e proprietários diretamente envolvidos, sem participação de familiares, convidados e público em geral.
Em conclusão, deverá ser respeito às medidas de distanciamento social, controle de entrada de pessoas, uso de equipamentos de proteção e disponibilização de locais para correta higiene pessoal, além de outras medidas que serão divulgadas pela ABCCC. Estas ações buscam proteger os participantes e prevenir qualquer risco de disseminação do vírus.
No calendário, o Bocal de Ouro está previsto para ocorrer entre 18 a 21 de junho em Esteio/RS e as demais classificatórias ao longo do mês de julho e agosto também no Parque Assis Brasil.
Também foram agendadas as seleções morfológicas e a Marcha de Resistência em Jaguarão/RS. Outras modalidades terão suas finais definidas a partir de agosto, como a Paleteada, e entre o final de outubro e o mês de dezembro, como Campereada Team Penning, Ranch Sorting, Doma de Ouro, Freio Jovem, Freio do Proprietário, Inclusão de Ouro e Rédeas de Ouro.
A agenda completa está no site da ABCCC (www.abccc.com.br).
Fonte: AgroEffective
Crédito da foto: Fagner Almeida/ABCCC/Divulgação