Passaporte em Campo Grande revela novos classificados para a Morfologia do Cavalo Crioulo

Evento realizado durante a 84ª Expogrande teve como destaque égua de criatório sul matogrossense como Melhor Exemplar da Raça

Chegando a quase uma década de realização e sucesso concretizado, o Passaporte de Outono de Campo Grande é uma referência em eventos realizados fora da região sul. Promovido pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Mato Grosso do Sul, representando bem a Área de Expansão do Cavalo Crioulo, entre os dias 5 e 6 de abril, 66 animais marcados, mais 17 incentivos, estiveram na pista do Parque de Exposições Laucídio Coelho em busca de garantir uma vaga na seletiva morfológica rumo à Final Morfológica na Expointer 2024, que acontecerá em agosto na Arena do Cavalo Crioulo, em Esteio (RS).

O Cavalo Crioulo foi o maior em exemplares e também diferentes cidades com animais expostos, atraindo expositores do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Goiás e também da região, durante a 84ª Expogrande, tradicional feira agropecuária realizada no Centro-Oeste brasileiro, no Estado sul matogrossense. “Sonho e união essa é a receita do sucesso o nosso Núcleo”, destaca Roberto Araujo Diedrich, presidente do NCCC do Mato Grosso do Sul, que completa afirmando a “união do núcleo, trabalho em equipe realizado a muitos anos, projetos de qualificação de mão de obra, conscientização de criadores de trazer os animais para as seletivas morfológicas, da mesma maneira que é o sonho particular de cada um ter um animal em pista na final da Morfologia Expointer, e chegar lá e fazer bonito”, destacou.

O criador de Cavalos Crioulos e atual presidente da feira, Guilherme Bumlai, também falou sobre a participação da raça no evento. “Agradeço a participação expressiva na quantidade de animais durante a Expogrande. Animais de excelente qualidade, nível técnico de altíssimo e que possamos no ano que vem estar ainda maiores e melhores levando a raça durante essa grande feira em âmbito nacional”, salientou.

Morfologia Cavalo Crioulo

Encarregada de avaliar os exemplares e assim ordenar as filas, a experiente inspetora técnica e jurada da raça, Christina Freitas, que pela primeira vez teve oportunidade de julgar uma seletiva na Região 8 (como se denomina a região de expansão do Cavalo Crioulo fora dos Estados do Sul), enfatizou durante seus comentários, a forte qualidade dos animais encontrados. “É um prazer enorme estar aqui em pista, uma região com sucesso concretizado, com tanta qualidade de animais, os que se consagraram campeões foi no detalhe”, ressaltou a jurada.

Integrando a lista de animais aptos a disputar a Final da Morfologia Expointer 2024, Jóia Rara da GAP São Pedro–TE, conquistou o Grande Campeonato entre as Fêmeas e Melhor Exemplar da Raça do Passaporte de Campo Grande, arrancando elogios da jurada, “A Grande Campeã hoje foi excepcional. Uma égua que enfrentou muito bem a pista, caminhando muito bem, movimentação excelente, muito bem aprumada, tem uma excelente estrutura”, explicou Christina.

Já entre os Machos, quem puxou a fila foi o jovem potranco Historiador de Santa Larissa, que também foi elogiado: “Uma qualidade extrema, um esqueleto bem formado, encarou muito bem a pista, equilibrado, muito correto, de um temperamento excelente e isso representa muito nossa raça”, reforçou a jurada.

O resultado completo com os nomes dos classificados podem ser conferidos através do site da ABCCC.

Por Divulgação/Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação/Kauê Cariolato

Leia mais notícias aqui.