Cavalo Crioulo é destaque em Vaquejada inter-racial no Piauí

El Trapiche Festival foi o grande vencedor da prova “tropa de elite”, realizada em Campo Maior no fim de outubro

El Trapiche Festival foi o grande vencedor da prova “tropa de elite”, realizada em Campo Maior no fim de outubro

O cavalo Crioulo foi destaque em uma Vaquejada inter-racial realizada em Campo Maior, no estado do Piauí, a 70 quilômetros da capital Teresina. Sobretudo, a disputa – realizada no dia 31 de outubro – reuniu a nata da Vaquejada no Brasil.

Dessa forma, o cavalo Crioulo chileno El Trapiche Festival chamou para si os holofotes. Acima de tudo, por sua aptidão e resistência que o fizeram chegar ao topo do pódio.

Montado por Helder Monteiro e de propriedade de Alberto Alencar, o tostado oveiro foi o grande vencedor de um estilo de prova conhecido como “tropa de elite”. 

Ou seja, uma prova voltada somente a conjuntos acostumados a vencer. Já que põe à prova o desempenho de mais de 100 duplas, entre amadores e profissionais que correm juntos.

“[A competição] não é aberta para todos”, explica o proprietário Alberto Alencar sobre a triagem que é feita para o convite dos competidores. “Ela é feita basicamente por níveis, chamando pessoas que correm em cavalos de alto nível. Então, pode ser um amador, um profissional ou até mesmo um aspirante (proprietário)”, complementa.

El Trapiche Festival venceu na prova “tropa de elite”

El Trapiche Festival nos holofotes

Na pista, El Trapiche Festival ainda comprovou na prática o quão resistente é a raça Crioula. Uma característica, sem dúvidas, que a distingue das demais.

“Eu corri como proprietário, sou amador, e correu o domador Helder Monteiro [com o qual foi campeão]. Isso é até um ponto positivo para o animal. Enquanto todos os outros competidores estavam correndo com outros cavalos, o Trapiche corria duas vezes. Ele vinha mais cansado, porém sendo bem puxado, e isso é devido ao treinamento que tem”, salienta o proprietário do animal.

Para Alberto, que cria cavalos da raça Crioula há mais de 10 anos, o título de El Trapiche Festival se junta a outros conquistados nas últimas temporadas.

“Ele vem numa sequência de vitórias muito boas e raramente volta sem prêmio de uma vaquejada”, celebra. Além disso, pensando em um contexto de expansão do Cavalo Crioulo, a conquista mais uma vez dimensiona o seu potencial em outras provas e modalidades.

Fonte: ABCCC
Crédito das fotos:
Divulgação/ABCCC

Veja mais notícias do cavalo Crioulo no portal Cavalus

Deixe um comentário