Cinco publicações do ClinEq foram apresentadas por graduandos e pós-graduandos de veterinária 

Os estudos relacionados ao Cavalo Crioulo e o desenvolvimento de pesquisas aplicadas à realidade no campo têm sido grandes aliados no crescimento da raça em uma escala geral.

Afinal, sabe-se da importância social e econômica que a ciência carrega sobre o país. Por isso, que o Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Medicina de Equinos (ClinEq), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), atua há 21 anos com propriedade no assunto.

Dessa maneira, durante o mês de outubro, dois grandes eventos realizados por universidades de Pelotas/RS contaram com a apresentação de resultados de mais de 5 mil trabalhos científicos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Como resultado, 20 publicações do ClinEq foram apresentadas por graduandos e pós-graduandos do Curso de Veterinária da UFPel. Deste total, cinco foram especificamente relacionados à raça Crioula.

Sobre as pesquisas do ClinEq

Além disso, o ClinEq trabalha em interação com vários setores da UFPel, UFSM, UNESP Botucatu, USP, além de Universidades internacionais como University of Illinois e Ohio State University – ambas localizadas nos Estados Unidos.

Do mesmo modo, no âmbito das interações externas às instituições de ensino, conta com a parceria de Haras e Cabanhas de criação de equinos da Região Sul do Rio Grande do Sul para a realização de estudos e realização de experimentos.

Grupo ClinEq apresenta pesquisas científicas sobre a raça Crioula
Grupo ClinEq apresenta pesquisas científicas sobre a raça Crioula

Confira os temas das pesquisas

Laceração perineal de terceiro grau em égua da raça Crioula – Relato de Caso
Autores: Isadora P. O. dos Santos; Camila G. Wendt; Bruna S. S. Moraes; Anibal J. Torres; Bruna R. Curcio; Carlos E. W. Nogueira.

Influência da idade, método de cobertura e garanhão sobre a taxa de prenhez em éguas Crioulas
Autores: Natália B. de Freitas; Isadora P. O. dos Santos; Paloma B. J. Dallmann; Camila G. Wendt; Bruna S. Suñé Moraes; Carlos E. W. Nogueira.

Análise de gases sanguíneos e de lactato de neonato proveniente de gestação de risco
Autores: Mariana A. Mousquer; Vitória Müller; Bruna S. Suñé Moraes; Natália R. Pinto; Bruna da Rosa Curcio; Carlos Eduardo Wayne Nogueira.

Leia mais notícias sobre o cavalo Crioulo

Caracterização do escore de condição corporal e parâmetros biométricos na raça Crioula – Dados Preliminares
Autores: Bruna S. Suñé Moraes; Camila G. Wendt; Mariana A. Mousquer; Isadora P. O. dos Santos; Gabriela M. Raphaelli; Carlos Eduardo W. Nogueira

Métodos de contenção mecânica em equinos – Dados Preliminares
Autores:Henrique R. Noronha; Ruth Patten; Hortência C. Mazzo; Carlos Eduardo W. Nogueira

Fonte: ABCCC
Crédito da foto: Divulgação/ABCCC

Escreva um comentário